Por 28 a 14 votos oposição sofre primeira derrota na Alepe e projeto de Raquel para o piso vai a plenário dia 26
Em sessão tumultuada, pela presença maciça de professores nas galerias, a Assembleia Legislativa aprovou esta quarta-feira requerimento do líder do Governo, deputado Izaías Regis, solicitando que seja submetido ao plenário o projeto da governadora Raquel Lyra que garante o piso salarial dos professores mas não prevê aumento geral para a categoria como defendia o Sintepe e a bancada de oposição na casa.
O projeto estava impedido de ir a plenário porque duas comissões , de Finanças e Educação, haviam reprovado sua tramitação. O resultado de hoje não só garante a votação em plenário como deu novo ânimo à bancada governista pelos 2/3 dos votos assegurados, considerando que 42 parlamentares estavam presentes na sessão.
Além disso, como havia antecipado e este blog registrou, a liderança do Governo provou no voto que deste segunda-feira já tinha adesão suficiente para isso, só não tendo tido sucesso porque, em manobra regimental, os oposicionistas obstruíram os trabalhos.
O resultado da votação é uma vitória parcial da governadora mas abriu caminho para que, na próxima semana, quando o projeto em si for levado a plenário saia vencedor
Deputados do PSB, como Jarbas Filho, Franz Hacher e Simone Santana; do PV, como João de Nadeji e Joaquim Lira; do Solidariedade, como Lula Cabral e Gustavo Gouveia; do União Brasil, como Romero Sales e Chaparral, do Republicanos, como Mário Ricardo e William Brigido votaram com a proposta governista. Do PL , votaram Renato Antunes, Joel da Harpa e Nino de Enoque. Alberto Feitosa votou contra.
Um dos maiores destaques foi a presença nos corredores da casa e no plenário do primeiro secretário Gustavo Gouveia que articulou junto com o líder Izaías Regis e o vice-líder Joãozinho Tenorio o convencimento dos deputados.
O PP votou com o Governo. Da oposição votaram pela rejeição da matéria parte do PSB, PT , o líder do Solidariedade, Luciano Duque e Romero Albuquerque do União Brasil.
Redação blogdellas – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br