Clube Atlântico de Olinda recebe encontro de sanfoneiros

 

Uma agenda oportuna para o período junino: Hoje, primeira sexta-feira (02) de junho tem programação especial no Clube Atlântico de Olinda, no Carmo: ”O 4º Encontro de Sanfoneiros – Sanfona, Paixões Nordestinas”, a partir das 18h. A festa marca a abertura dos festejos juninos na Região Metropolitana. O Encontro homenageará o sanfoneiro Gilmar Leite, o Trio As Januárias e o artista infanto-juvenil Ângelo Gabriel, considerado revelação do momento. A apresentação do evento será de Ton Oliveira, do programa “Causos e Versos”. Vale conferir!

 


Shows de forró e clima junino tomam conta do Shopping Recife

 

 

– Cristina Amaral, Irah Caldeira, Josildo Sá e Geraldinho Lins presentes em shows gratuitas no centro de compras –

O Shopping Recife entra no clima dos festejos juninos com um mall decorado com elementos desse universo rico em imagens que compõem o São João. E claro, com forró pra dançar a dois não que contará com espaços para shows no Jardim Gastrô e também na Praça de Eventos, trazendo artistas de peso. Na programação que começa dia 10, a cantora Irah Caldeira, importantes voz feminina do forró nordestino. Dia 11/6, véspera de Dia dos Namorados tem show de Geraldinho Lins- “Forró dos Namorados”. O cantor trará romantismo e forró , por meio de sucessos como “Amor de sertão” e “Xote conquistador”. No dia 17/6, quem põe o público pra dançar é a banda Fim de Feira, que tem à frente o cantor Bruno Lins. No domingo, 18/6 éa vez de Josildo Sá com seu arsenal de hits juninos. Por fim, no dia de São João (24), a cantora Cristina Amaral fecha as apresentações. Todos os shows são gratuitos e começam sempre às 16h.

Quem não aguenta mais esperar pela mistura ao vivo do som do triângulo, sanfona e zabumba, o forró já toma conta do palco do Jardim Gastrô desde ontem, 1º de junho. Entre as atrações estão trios de forró pé-de-serra, o Forró da Criançada, com show de Mari Bigio (11/6). Também o “Forró das Antigas”, trazendo clássicos do gênero que encanta , na voz de Flávia Reis (3/6), Rafa Cout (10/6) e Kelly Oliveira (25/6). Também: Cascabulho (15/6), Banda Sanfona Fiada (17/6), Forró dos Caetés (22/6), As Januárias (29/6), Regente Joaquim (30/6), entre outros.Em funcionamento desde 2021, o espaço conta com nomes como Oficina do Sabor, do chef César Santos, e espaços de bebidas como o Wine Bar e o Beer Station Heineken. Este mês, o ciclo de operações foi atualizado, recebendo o chef italiano Paolo Salvadori, American Dog, Porchetta e Tapa Burguers & Steaks, a charcutaria, comandada pelo chef Raphael Diniz, San Paolo, cerveja artesanal, da Babylon, e novos drinks, pela Caipifrutas. O funcionamento do Jardim Gastrô é das 16h às 22h (quinta a sábado) e das 16h às 21h (domingos).”O São João é uma das festas que mais se entrelaça com as raízes do povo pernambucano, do Sertão à Capital, e trazendo o nome dela no nome, o Shopping Recife exalta as nossas tradições à altura do que elas representam, conectando memórias e momentos inesquecíveis para os nossos clientes. Preparamos uma agenda especial, tanto no Jardim Gastrô quanto na nossa Praça de Eventos, ”, pontua a gerente de Marketing do Shopping Recife, Fabíola Azevedo. Mais informações na página do shopping.

 


Antônio Moraes lança biografia em cerimônia concorrida na Alepe

 

Foi muito prestigiado a cerimônia de lançamento da biografia do deputado estadual Antônio Moraes, na quarta (31). Amigos e familiares, políticos e empresários , compareceram à Assembleia Legislativa para prestigiar o parlamentar mais antigo da Casa e conhecer a sua trajetória, narrada pelo jornalista Sérgio Montenegro no livro “Histórias de Polícia e Política”. São relatos leves e bem humorados sobre fatos que marcaram a juventude de Moraes e suas carreiras como delegado de polícia e político. A noite contou com a presença da governadora Raquel Lyra, do presidente da Alepe, Álvaro Porto, s deputados, secretários estaduais, prefeitos, ex-prefeitos e vereadores. Também dos familiares de Antônio Moraes – incluindo sua mãe, Julita, que comemorou aniversário durante a festa – além de filhos e netos do parlamentar.

O livro segue uma narrativa cronológica, a partir da infância e juventude do deputado em Macaparana, na Mata Norte de Pernambuco, sua cidade natal. Ele narra a influência da avó, Anita Moraes, sobre sua formação. Ela que foi vereadora de Macaparana por vários mandatos e se tornou a primeira mulher a ocupar uma prefeitura no Estado. Moraes relata ainda sua mudança para o Recife e seu ingresso na faculdade de Direito, com diversas passagens curiosas que viveu.“O livro conta a história de um jovem que saiu aos 15 anos de Macaparana, uma pequena cidade da Mata Norte de Pernambuco, para morar na capital. Retrata minha trajetória de trabalho ao longo desses anos no Recife como delegado e como político. Tenho certeza de que muitos jovens vão se identificar e se inspirar”, disse Moraes.

Delegado de carreira, ele conta histórias da época em que atuou na Polícia Civil e como secretário estadual de Segurança Pública, cargo que ocupou durante o terceiro governo de Miguel Arraes. Em seguida, relembra diversos episódios que testemunhou ao longo dos seus sete mandatos como deputado estadual, inclusive nos bastidores do Legislativo e da política partidária pernambucana. O epílogo, intitulado Pinga Fogo, traz pequenas histórias narradas pelo próprios Moraes, no tom bem-humorado característico da sua personalidade.


Segundo o autor, Sérgio Montenegro, a intenção do livro é contar uma história leve sobre o parlamentar mais antigo da Assembleia, com sete mandatos. “Mas o leitor vai encontrar um pouco de tudo. Da atuação por 22 anos como delegado de polícia, da gestão de Moraes na Secretaria de Segurança Pública do governo Miguel Arraes e muitas histórias de bastidores da política vividas por ele nessas últimas duas décadas”, explica. A obra também será lançada em Macaparana, em data a ser marcada. Todo o montante arrecadado com as vendas durante os lançamentos está sendo revertido para o Lar de Idosos Cândida da Cunha Pedrosa, em Macaparana.

 


Saúde: Boa alimentação ajuda a fortalecer imunidade



Com as baixas temperaturas se aproximando, é comum o aumento de síndromes respiratórias causadas pela disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe, resfriado e a própria covid-19. Por isso, além de cuidados para evitar a disseminação dessas doenças, especialistas recomendam uma alimentação para fortalecer o sistema imunológico. De acordo com a nutricionista da São Gabriel, Tatiana Nunes, a nutrição atua tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças. “O nosso corpo necessita de nutrientes, vitaminas e minerais para que haja produção de energia adequada e um bom funcionamento dos nossos órgãos. Por isso, o consumo de alimentos ricos em vitamina C vão fortalecer o organismo e dificultar o contágio de doenças”, explica . Uma alimentação rica em vitamina C e antioxidantes e a hidratação do organismo são fundamentais para manter o sistema imunológico fortalecido. “Frutas como caju, goiaba, laranja, limão, abacaxi, acerola, e temperos como alho e cebola são excelentes, pois contém vitamina C e possuem ação antioxidante. O uso de própolis também é um aliado, já que possui ação antibacteriana. E tudo isso deve ser associado com uma boa hidratação”, afirma a nutricionista.

 


Olinda: Prefeitura amplia vagas em creche e inaugura núcleo para vítimas da violência

 


O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, entregou mais 30 vagas de creche para a população de bairros que utilizam o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Norma Coelho. A unidade é em Peixinhos mas recebe famílias de São Benedito e Vila Popular com crianças de dois a cinco anos .São duas salas entregues que ampliam o serviço para 152 alunos na creche. As salas são climatizadas. O prefeito lembrou da importância da educação como mola propulsora para uma sociedade mais justa. “É uma honra entregar essas salas. Falo como gestor e educador. Para um país, município ou estado crescer é necessário investir em educação”, pontuou.A secretária de Educação lembrou que o momento é de celebração, mas de gratidão por pessoas envolvidas na educação de Olinda. “Temos um gestor que sabe a importância da educação para as crianças. Agradeço a toda equipe da secretaria , pois ninguém faz nada sozinho”, ressaltou. Walquíria Lima, mãe de um aluno, fez questão de destacar o trabalho que é feito no CMEI Norma Coelho. Segundo ela, um espaço com estrutura e profissionais capacitados para dar o melhor às crianças. “Agradeço ao prefeito por tudo que está fazendo por Olinda e também pelas nossas creches. Aqui temos um lugar com segurança e estrutura. Sabemos que nossos filhos estão bem cuidados”, comentou.A gestora da Norma Coelho, Suely Mendonça disse que “essa ampliação faz a diferença . Nossa equipe tem feito um trabalho com excelência aqui, contribuído para que isso fosse feito”. A Norma Coelho faz parte de um complexo educacional que inclui a Escola Norma Coelho, que atende 160 alunos do Fundamental I.

E a semana terminou com a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria Executiva da Mulher e Direitos Humanos, entregando também o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência de Olinda (NAVVO). Os profissionais atendem demandas espontâneas da população, quanto denúncias. A princípio, o espaço funcionará dentro do expediente da Secretaria, de 8h às 15h. A proposta é que, no futuro, esse horário se expanda de acordo com os atendimentos. O espaço está localizado dentro da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, na Avenida Getúlio Vargas, 536 – Bairro Novo.Este espaço seguro e acolhedor foi criado especialmente para receber denúncias de violações dos direitos humanos relacionadas aos grupos vulneráveis. Assistentes Sociais e Psicólogos estão prontos para apoiar, ouvir e dar todo suporte necessário. A Secretaria irá acompanhar cada caso de perto e dar os encaminhamentos adequados.

 


Paulista: Regularização fundiária e servidores com descontos em cursos

 


A Secretaria de Projetos Especiais da Prefeitura do Paulista apresentou um balanço da evolução da regularização fundiária na cidade. O público-alvo foi formado por lideranças comunitárias do Fragoso, Nobre, Vale da Paz, Beira Mar e Cidade Jardim (Vila Invadida). Os resultados do trabalho de selagem, cadastro social, quantidade de famílias beneficiadas e metas fizeram parte do conteúdo. Até o momento, 313 escrituras públicas registradas foram entregues no Loteamento Nossa Senhora de Fátima, em Maranguape I. Outras 232 já estão em processo cartorial para contemplar famílias do Conjunto Beira Mar, no Janga. O cronograma segue, com atendimentos para o cadastro social de segunda a quinta, no Vale da Paz, terça, no Nobre, quarta, na Cidade Jardim, e quinta, no Fragoso. Segundo os coordenadores Geral e Social de Regularização Fundiária da Secretaria de Projetos Especiais, Luiz Neto, e Ana Paula da Silva, esse trabalho vai trazer benefícios de serviços à população das localidades.

“Com o reconhecimento legal dos imóveis, ou seja, o Registro Geral de Imóveis , a Prefeitura pode realizar intervenções nas áreas legalizadas e levar a infraestrutura essencial, como: ruas calçadas, iluminação, limpeza urbana, entre outros”, disse Luiz Cosme.”A regularização das comunidades também permite a aplicação de políticas públicas para colocação de postos de saúde, creches, e escolas e construção de espaços de lazer e de convivência para as pessoas”, frisou Ana Paula da Silva.A líder comunitária do Vale da Paz, Audirene Barbosa, ressaltou que o trabalho elaborado pela Prefeitura tem sido fundamental para atender as necessidades primordiais. “É um marco histórico para nós a regularização de nossa comunidade, pois vivemos por muito tempo na insegurança de não possuir nosso registro de imóveis. Hoje, realmente, acreditamos que isso está acontecendo e que temos o apoio da gestão do prefeito Yves Ribeiro. Teremos o calçamento da via principal de nossa comunidade, escola e posto de saúde”, destacou a moradora. Balanço até 30/05:Beira Mar com 232 selagens de imóveis, 172 cadastros sociais realizados, e expectativa de entregar 232 escrituras de Registro Geral de Imóveis (RGI). Vale da Paz com 1.407 selagens de imóveis, 786 cadastros sociais realizados, e expectativa de entregar 1.407 escrituras públicas de Registro Geral de Imóveis (RGI). Nobre com 1.850 selagens de imóveis, 824 cadastros sociais realizados, e expectativa de entregar 2.500 escrituras públicas de Registro Geral de Imóveis (RGI). Cidade Jardim 2.189 selagens de imóveis, 613 cadastros sociais, e expectativa 2.189 escrituras públicas de Registro Geral de Imóveis (RGI). Fragoso 1.715 selagens de imóveis, 237 cadastros sociais , e expectativa de entregar 3.380 escrituras públicas de Registro Geral de Imóveis (RGI). Para a regularização fundiária os interessados podem acessar o site: www.paulista.pe.gov.br. Mais informações: WhatsApp: (81) 99784-0596.

Cursos da Fasup: Os servidores efetivos e cargos comissionados e seus dependentes podem fazer cursos de nível superior, pós-graduação e técnicos na Faculdade FASUP com valores reduzidos. Os descontos variam de 40% a 75%. Os interessados podem acessar o Instagram: @faculdadefasup ou ligar para o fone: (81) 9.9835.4800.A instituição de ensino oferta na graduação os cursos de Optometria, Administração, Pedagogia e Enfermagem. A pós-graduação atua nas áreas de Saúde e Negócios. Há também oportunidades de cursos técnicos em Óptica e Enfermagem. A Faculdade FASUP funciona na Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 3.580, no Janga.

 


Boticário movimenta o Dia dos Namorados com novas opções para presentes

 

 

Pelo segundo ano consecutivo, o Boticário comemorará o Dia do Amor em 12 de junho com o intuito de ressignificar o tradicional Dia dos Namorados e ampliar a data para celebrar o amor em todas as suas formas. A marca preparou uma seleção especial de composições inéditas para presentes com vista a data. São 13 kits . Quem busca opções conta com mais uma surpresa, a partir da plataforma Mais Presente Boticário, a pessoa pode resgatar ofertas.O presenteado terá acesso a um QR Code exclusivo para entrar na plataforma Mais Presente Boticário. Após adicionar as informações, poderá escolher entre experiências ou descontos em parceiros, nas categorias: cuidados pessoais com desconto em produtos selecionados no e-commerce; recordações especiais com produtos personalizados, como canecas, impressões e álbuns de fotos; serviços de beleza, como massagem, corte de cabelo e manicure; cursos de gastronomia e idiomas e consultoria de estilo e turismo com descontos exclusivos. A disponibilidade depende da região e pode ser verificada a partir do cadastro.

Os kits presenteáveis, edição limitada, têm valores entre R$ 89,90 e R$318,90, e incluem opções de produtos de Perfumaria Masculina e Feminina e Cuidados com o Corpo. O destaque em Perfumaria Feminina fica para o Kit Presente Dia dos Namorados Lily, com fragrância floral e creme hidratante desodorante para o corpo e para as mãos, trazendo toda a delicadeza e feminilidade clássicas da marca. Já em Perfumaria Masculina, o Kit Presente Dia dos Namorados Malbec contempla duas fragrâncias imperdíveis da marca, além do shower gel que cuida do corpo e do cabelo de forma rápida, o presente ideal para quem tem a essência da conquista em tudo o que faz.A gama de presentes do Boticário está disponível nos canais, lojas físicas, e-commerce e com as revendedoras oficiais . Além disso, as possibilidades são muitas, como parcelamento sem juros em até 10x, a depender do valor de investimento, PIX, WhatsApp Pay, além de outras que atendem a diferentes necessidades e bolsos.

 

Como a escola pode criar espaços para diálogos francos

 

 

Com a pandemia, em que foi necessário o ensino remoto, e a facilidade das crianças e jovens com a tecnologia, as escolas enfrentam mais desafios em estabelecer diálogo com os estudantes. A jornalista e autora do Fora da Caixa do Sistema GGE de Ensino, Sílvia Bessa, destaca que é preciso lidar com um novo perfil de aluno. “As instituições de ensino têm estudantes cada dia mais críticos, o que é ótimo, mas naturalmente a criticidade traz divergências de opiniões, conflitos e resolução de problemas. Então, um grande desafio das escolas é o desenvolvimento de capacidades socioemocionais para administrar um estudante mais observador e crítico e apoiar a qualificação da comunicação entre escola e alunos”.A especialista ressalta que os projetos socioemocionais são fundamentais no contexto de construção da comunicação aberta e da facilitação do diálogo. “Eles abrem portas, mostram possibilidades de aprendizados e desenvolvem habilidades comunicacionais. E, quando esses projetos são desenvolvidos com formatos novos e atrativos de apresentação, estudo e interação, eles se tornam ainda mais eficientes para um bom resultado e, como consequência, promovem uma maior fluidez para o diálogo no espaço escolar”, diz Bessa.

À medida que o diálogo é constantemente estimulado, diversos pontos positivos são percebidos nas escolas, a exemplo da participação ativa dos alunos e da percepção de um ambiente acolhedor, onde haja empatia, tolerância, respeito mútuo e inclusão. Todos esses aspectos ajudam na mediação de conflitos, na formação de valores, na escuta ativa e no feedback construtivo, além do desenvolvimento socioemocional para lidar com as situações de cada etapa da vida. Sílvia Bessa aponta as melhores estratégias para facilitar esse diálogo. “É preciso criar novos canais de expressão para alunos, professores e coordenação; fortalecer vínculos entre instituição e alunado; e criar instrumentos criativos para ajudar nesse diálogo e na aprendizagem. E, nesse quesito, o Sistema GGE tem avançado muito, pensando sempre em construir ferramentas que estimulam o pensamento reflexivo, em ideias originais e na disseminação de valores sociais de respeito, tolerância e escuta do divergente”, avalia.

Redação com veículos e assessorias – Imagens: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar