Notícias

Paulista registra o nascimento de 97 tartarugas -de-pente

O município de Paulista registrou essa semana o nascimento de 97 tartarugas-de-pente (Erethmochelys imbricata). O ninho que eclodiu na praia de enseadinha no Janga fica próximo à Rua Arcoverde e foi identificado pelo Projeto de Monitoramento e Conservação de Tartarugas Marinhas em Paulista. A equipe acompanhou todo o processo , desde a desova da fêmea adulta até o nascimento dos filhotes.

A caminhada das tartarugas até o mar foi presenciada por moradores da região e frequentadores da praia, que aprenderam sobre a espécie e a conservação da vida marinha.O ninho apresentou peculiaridades diferentes que foram explicadas pela bióloga coordenadora do projeto, analista ambiental da Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Paulista (SEMA), Geanne Santos. “Precisamos fazer a transferência dos ovos para um local mais apropriado e garantir o desenvolvimento dos filhotes. O processo é chamado de translocação e só pode ser feito por pesquisadores do projeto quando há risco de perda de ninho. O procedimento é realizado seguindo os protocolos do Projeto Tamar”, disse a servidora.

Para o caso da população notar a presença de animais silvestres ou marinhos precisando de resgate ou encontrados mortos, tartarugas marinhas desovando na costa do litoral do município ou nascimento de filhotes da espécie marinha, o procedimento é entrar em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente pelo /WhatsApp: (81) 99836-9947, ou pelos canais oficiais da Prefeitura ( Site www.paulista.pe.gov.br), no Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços : @sema_paulista, @sedurtma. A população também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.

Redação com assessoria- Fotos: Divulgação

E-mail redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *