Coluna política desta quinta-feira
Ao lado de Bolsonaro, Anderson fala em segundo turno
Com cerca de 16% das intenção de votos em Pernambuco, segundo as últimas pesquisas, o presidente Jair Bolsonaro fez questão de manter a seu lado, em visita ontem ao estado, o seu candidato a governador, o prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira, do PL. E foi além: convidou o prefeito a acompanhá-lo no avião presidencial na viagem de Brasília a Recife onde lançou, na presença de comandantes militares, ministros e do próprio Anderson, a pedra fundamental da Escola de Sargentos do Exército que será construída no Grande Recife.
Embora no estado Lula tenha mais e 60% das intenções de voto, Anderson traçou um quadro animador para o presidente na vinda de avião para o Recife, onde até gravaram videos. Disse que os evangélicos são 30% do eleitorado de Pernambuco, ele próprio é prefeito aprovado no segundo maior município do estado, esteve ao lado do presidente na defesa da família no Congresso em 2010 e levantará a bandeira do Bolsonarismo na campanha.
Afirmou que o presidente vai crescer na campanha em Pernambuco, elevando os índices que tem agora. Tudo isso e mais o fato de a oposição ter três candidatos a governador já declarados aumentam muito, no seu entender, suas chances de ir ao segundo turno. Nas contas do prefeito, de todos os grupos oposicionistas o mais coeso é o ligado a Bolsonaro “em Pernambuco – falou – o candidato a presidente dos bolsonaristas é Bolsonaro e o governador é o candidato de Bolsonaro Anderson Ferreira. Não tem como ser diferente”.
Movimento paralelo
Anderson, que é bom em matemática eleitoral, acha que o PL elegerá de 8 a 10 deputados estaduais – no momento tem cinco – e 4 a 5 federais. Ontem mesmo, porém, ele foi surpreendido por um movimento paralelo do PP comandado pelo deputado federal Eduardo da Fonte. No meio da tarde, logo após Bolsonaro deixar o Recife, Eduardo promoveu um ato no partido – que apoia Bolsonaro a nível nacional mas Lula a nível estadual – no qual filiou os bolsonaristas e pastores deputada estadual Clarissa Tércio e seu marido Junior Tércio, candidato a federal.
Frente bolsonarista
Sabendo das dificuldades de Clarissa e Junior Tércio de irem para o PL por conta da disputa municipal de Jaboatão e dos demais evangélicos do PP de votar em Lula, Eduardo articulou o que batizou de Frente Pró-Bolsonaro do Progressistas de Pernambuco e deu seu comando à própria Clarissa. Fez questão, porém, de comprometer com a mesma os deputados estaduais evangélicos do PP Cleiton Collins, Delegado Erick Lessa e Adalto Santos. A frente recebeu documento do partido liberando os seus participantes a votar em quem desejarem para presidente e governador. Um golpe em Lula e outro em Anderson. Quem levará a melhor, só o tempo dirá.
André ainda cotado para o senado
Depois das idas e vindas do PT, o deputado federal André de Paula ainda tem chances de ser o candidato a senador pela Frente Popular. Uma força tarefa vem trabalhando a plenos pulmões para convencer o PT a liberar o senado para André,, garantindo o apoio do centro democrático ao palanque de Danilo Cabral, e concordar com o nome da deputada Tereza Leitão para vice de Danilo Cabral. Segundo uma fonte que tem participado desta articulação, Kassab, presidente nacional do PSD, partido de André, Kassab e o ex-presidente Lula podem vir a ser acionados para bater o martelo.
Marília lança irmã para federal
Pré-candidata a governadora pelo Solidariedade e decidida a formar uma bancada federal do partido – como prometeu ao presidente nacional Paulinho da Força – Marília Arraes resolveu lançar a irmã Maria Arraes, de 27 anos, como candidata a federal. Até o dia 31, quando termina a janela partidária, ela pretende convencer deputados de outros partidos a mudar para o Solidariedade. Pelas suas contas a irmã, que também tem o sobrenome Arraes, terá votos suficientes para se eleger e ajudar a formar uma bancada. Com a saída do deputado Augusto Coutinho, que se filiou ao Republicanos, o Solidariedade está sem federais no estado.
E-mail:terezinhanunescosta@gmail.com
Foto-Divulgação