Em Pauta

Coluna desta quarta-feira

O sono em tempos de home office

 

A empresária da área de saúde, Paula Meira, à frente da empresa Interne onde fica o Instituto Pernambucano do Sono, aproveita a Semana Mundial do Sono para alertar sobre a relação do home office e da qualidade dos benefícios de uma noite bem dormida. “Ter uma rotina em que os ambientes de lazer e trabalho estão interligados é uma grande mudança e segundo mostrou pesquisa do Instituto do Sono Nacional, 55,1% dos entrevistados alegaram que o home office piorou a rotina de sono uma vez que passam mais tempo em frente às telas, seja do computador ou smartphone “, alerta Meira.

 

Dormir bem é indicativo de saúde e qualidade de vida. Os distúrbios do sono mais comuns são a insônia, a apneia obstrutiva e a síndrome das pernas inquietas, além de sono insuficiente e atrasos de sono. A apneia obstrutiva é um distúrbio grave, definido como a interrupção da respiração por dez segundos ou mais durante a noite. Os sinais mais comuns da apneia do sono são o ronco alto, cansaço diurno e pressão arterial elevada. Estima-se que mais de 936 milhões de pessoas no mundo sofrem de apneia obstrutiva do sono, com muitos casos não diagnosticados. Sem o tratamento adequado, a condição pode levar aos males da hipertensão, doenças cardíacas, diabetes e depressão. Os especialistas do Sono recomendam mudanças de comportamento. Interessados em melhorar podem buscar informações no Instituto do Sono-Interne, na Ilha do Leite: 81| 2123.0440.

 

ALÔ HBO

 

E o Canal HBO em suas inúmeras variedades, HBOMax; HBO Brasil, etc, hein? Muda horários , dias de exibição de série e filmes programados e anunciados com antecedência num piscar de olhos. Por lá “quebrar a grade”, retirar, excluir , incluir… sem aviso prévio é tudo normal. Faz assim não gente. Com tanta coisa boa.Mantenham o respeito aos assinantes. A gente agradece.

 

TSE cria Ouvidoria da Mulher para combater violência política

 

Uma oportuna iniciativa: O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou a Ouvidoria da Mulher, órgão permanente pra receber denúncias de violência política contra candidatas. A ouvidoria terá a missão de prevenir e combater casos de assédio, discriminação e outras formas de abusos cometidos contra a mulher. Na avaliação do presidente do TSE, ministro Edson Fachin, a participação feminina nas esferas de poder enfrenta resistência institucional, no entanto, o Judiciário está avançando em relação à igualdade de gênero. “Esse tribunal tem se empenhado para possibilitar e ampliar a participação e o exercício da cidade de grupos ainda sub-representados no processo eleitoral”, ressalta Fachin.

 

De olho nos partidos políticos

 

Especialistas políticos criticam a proposta de emenda à Constituição que trata de candidaturas femininas. A PEC 18/21 aprovada pelo Senado, está sendo analisada por uma comissão especial da Câmara e prevê anistia aos partidos que não tiverem cumprido a cota mínima de 30% de candidaturas femininas ou que não destinaram os valores correspondentes a essas candidaturas nas últimas eleições. O parecer da relatora, Margarete Coelho (PP-PI), prevê punição para as legendas que não cumprirem a cota de 30% de candidaturas femininas, mas mantém a anistia para a não aplicação dos recursos nessas candidaturas (30%) e dos recursos para programas de incentivo às mulheres (5%).“A violência política é um dos fatores de afastamento das mulheres dos espaços de poder. Algumas saem devastadas, traumatizadas do processo eleitoral, em decorrência da violência política”, lembra Margareth Coelho.

 

Escola Eleva promove maior aproximação com pais dos alunos

 

O psicólogo clínico, professor universitário e escolar nas áreas de psicologia e pedagogia, Tiago Tamborini o convidado da Escola Eleva, em Boa Viagem, para falar sobre “Educar no Século XXI: Decifrando uma Nova Geração” para as famílias recifenses com filhos alí matriculados. O encontro será segunda, dia 28, às 19h, dando continuidade a agenda de conversas educativas que o espaço promove, aproximando cada vez mais pais e mães do ambiente – sala de aula. Será de forma presencial, com a escola seguindo as normas necessárias devido a pandemia. Tamborini é um craque em comportamento , tendo escrito o livro “Como Educar no Século XXI- Um Guia Antipânico para Pais e Mães”.

 

Mulheres – Celebração

 

Ainda em comemoração ao Mês da Mulher, o colunista social Marivaldo Matias vai promover a 6ª edição do Prêmio Mulher Nota 10, com destaque para Anabela Alencar, que é sócia-fundadora do Grupo Odontocape e está à frente do marketing e do administrativo da empresa consolidada como uma das maiores deste setor em nosso estado. O evento será nesta quinta (24), às 19h, no Hotel Transamérica Prestige, em Boa Viagem.

 

“BBB” 22

 

A moçada fala que não assiste , diz que o programa é de “quinta”. Bobagem. Mesmo com uma edição criticada desde o começo, um elenco pouco interessante, o programa da TV Globo vem mantendo seus índices de audiência e patrocinadores fortes como Americanas, Avon . E mesmo com deslizes considerados “micos”, como o dessa semana , quando em festa animada da MC Donald e com todo mundo empanturrado , ainda teve participante com direito a falar mal da comida oferecida pelo patrocinador. Assim sendo não podemos afirmar que “ isso a Globo não mostra”.

 

Cenoura cara

 

Podemos dizer que a cenoura está se tornando a vilã da temporada na subida dos preços das verduras e que já começa a ser indesejável na alimentação?

 

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

 

Foto: Google Imagem

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *