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Professora acusa segurança de racismo e tira as roupas em mercado como protesto

Compartilhamos relato do Blog do Fausto Macedo sobre situação vivida pela professora Isabel Oliveira que tirou as roupas dentro de um mercado da rede Atacadão, em Parolin, Curitiba, em repúdio a um episódio de racismo que ela alega ter sofrido horas antes dentro do próprio estabelecimento. No seu corpo, ela escreveu os dizeres: ‘sou uma ameaça?’ O ocorrido aconteceu episódio aconteceu na última Sexta-Feira Santa, 7.


Horas antes, ela foi ao mesmo mercado comprar uma lata de leite em pó para sua filha, mas teria sido seguida por um segurança. Em nota, o Atacadão afirma que checou as imagens das câmeras de segurança e ‘não identificou indícios de abordagem indevida’, mas prestou acolhimento para a cliente. Bastante abalada, a professora gravou um vídeo relatando detalhes do episódio.Isabel diz que ligou em uma delegacia para registrar ocorrência, mas foi questionada pelo atendente, que teria lhe dito que o segurança do Atacadão apenas desempenhava suas funções.”O papel dele deve ser seguir uma pessoa preta dentro do mercado. E hoje fui eu a bola da vez. Não dá para ser tratada como se fosse sempre uma ameaça”, desabafou aos prantos.

Horas mais tarde, Isabel voltou ao mesmo estabelecimento e tirou as roupas dentro do mercado.Quando chega ao caixa, para pagar sua compra, a professora disse para a atendente: ‘quando eu vim vestida, havia um segurança atrás de mim. Eu voltei, agora nua, para levar a latinha de leite para a minha bebê e mostrar que não estou roubando nada’

O que diz o Atacadão:

Questionada sobre o episódio envolvendo a professora Isabel Oliveira, a rede Atacadão enviou Nota á Imprensa;

A empresa informa que apurou o caso, ouvindo os funcionários e analisando as imagens de câmeras de segurança, e não identificou indícios de abordagem indevida. Desde as primeiras manifestações da cliente no local, a supervisão e a gerência da loja se colocaram à disposição para ouvi-la e oferecer o devido acolhimento. Lamentamos que a cliente tenha se sentido da maneira relatada, o que, evidentemente, vai totalmente contra nossos objetivos. A empresa possui uma política de tolerância zero contra qualquer tipo de comportamento discriminatório ou abordagem inadequada. Realiza treinamentos rotineiros para que isso não ocorra e possui um canal de denúncias disponível, dando total transparência ao processo. Ressaltamos, ainda, que nosso modelo de prevenção tem como foco o acolhimento aos clientes, com diretrizes de inclusão e respeito que também são repassadas aos nossos colaboradores por meio de treinamentos intensos e frequentes.

Redação com veículos (Jornal o Estado de São Paulo, Blog do Fausto Macedo ).Foto/Divulgação

E-mail redacao@blogdellas.com.br

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