Obesidade pode estar relacionada com Alzheimer

 

A obesidade está relacionada com alterações identificadas com a doença de Alzheimer (DA), como danos cerebrovasculares. É o que falam os pesquisadores da Universidade de Montreal. Eles partem do princípio de que o excesso de peso na idade adulta leva a complicações como diabetes, hipertensão ou dislipidemia. A pesquisa mostra que a obesidade pode estar relacionada a atrofia cerebral e declínio cognitivo. A metodologia foi comparar padrões de atrofia cerebral e acúmulo de proteína amiloide na obesidade e na doença de Alzheimer usando amostra de 1.300 indivíduos de 4 grupos: pacientes com DA, controles saudáveis, ​​obesos e magros. Idade e sexo foram considerados. O que os estudiosos chamaram de ‘mapas de obesidade’ foram correlacionados com mapas do Alzheimer. “Gerenciamento de peso pode levar a bons resultados de saúde, retardar o declínio cognitivo no envelhecimento e diminuir risco de Alzheimer”. “São necessários mais estudos para delinear os mecanismos específicos pelos quais a obesidade aumenta os risco da doença , estamos fornecendo evidências de que atrofia da substância cinzenta cortical pode ser um fator de risco que leva à demência em indivíduos obesos”, defende o grupo de pesquisadores.

Um estudo anterior, na Revista Jama, mostrou que obesidade na meia-idade, sedentarismo e baixa escolaridade podem estar relacionados com o Alzheimer, doença degenerativa responsável pela deterioração cognitiva e da memória. Estimativas anteriores sugeriram que 1 em cada 3 casos da doença e demência relacionada nos EUAs estão associados a fatores de risco modificáveis, sendo os mais proeminentes a falta de atividade física, a depressão e o tabagismo. No entanto, essas estimativas não levam em conta as mudanças na prevalência de fatores de risco para além da genética. O Ministério da Saúde confirma dois fatores de risco comprovados para a doença: a idade e o histórico familiar. Para evitar riscos, atividades são indicadas , como: Fazer exercícios de aritmética; Estudo/ leitura para manter a mente sempre ativa;-Jogos de lógica; Atividades em grupo; Não fumar; Alimentação saudável e regrada; Atividades físicas regulares.

 

 

Bazar em prol do povo Yanomami

 

 

O Centro Universitário UniFBV Wyden promove, entre os dias 8 e 10 de fevereiro, um bazar beneficente em prol do povo Yanomami, que enfrenta uma séria crise sanitária e alimentar. O bazar será aberto ao público externo e toda a renda será revertida em donativos a serem enviados para Roraima.As peças que estarão à venda durante o evento foram doadas por alunos e professores da instituição de ensino superior. São roupas e sapatos masculinos e femininos, além de objetos de decoração novos ou usados em bom estado de conservação, com valores que vão de R$2,00 a R$40,00. O bazar funcionará das 9h às 15h, no andar térreo do UniFBV Wyden, localizado na Rua Jean Emile Favre, nº 422, na Imbiribeira.

 

 

Ano letivo em Olinda começa com capacitação dos professores e gestores

 

 

A abertura do ano letivo 2023 de Olinda aconteceu no Centro de Convenções. Participaram professores, coordenadores , secretários, estagiários, técnicos educacionais e gestores escolares. Este ano, a Secretaria de Educação traz como tema para as práticas pedagógicas: “Olinda, consolidando aprendizagens com a afetividade”. Nada mais oportuno. O propósito é assegurar práticas mais humanizadas e inclusivas, promovendo a integração. “É a educação que muda o cidadão e esse cidadão é que muda o mundo. E por acreditar nisso estamos o tempo todo com esse olhar de escuta, de melhorarmos os espaços escolares para desenvolver uma aprendizagem significativa”, pontua a secretária de Educação Edilene Soares.“A nossa luta sempre será coletiva. Ou a gente está junto ou não está. O Professor Lupércio tem sempre dialogado com o sindicato, a gente concorda, às vezes a gente discorda, e quando a gente afina é para o bem de todo”, garante a vice-presidente do sindicato dos Professores de Olinda, Rafaela Celestino.Toda a rede estará agora envolvida em formação pedagógica, distribuída em três polos formativos. A iniciativa acontece na Escola Isaac Pereira, em Casa Caiada, com professores dos anos iniciais (1º ao 5º ano); na Escola Municipal de Tempo Integral Lions Dirceu Veloso, nos Bultrins, com professores dos Anos Finais (6º ao 9º ano); e na Escola de Tempo Integral Caic Norma Coelho, em Peixinhos, com os gestores escolares, secretários escolares, coordenadores pedagógicos, professores do AEE e estagiários do DTECI.

Nesta próxima sexta (3), todas as escolas municipais realizarão reuniões pedagógicas e administrativas, alinhando as necessidades. “O papel do professor é muito árduo porque vocês estão com o nosso futuro. Essa é a geração que vem para mudar vidas e vocês vão formar essa geração. O papel de todos que fazem educação é gratificante, estruturador e faz diferença na nossa sociedade”, afirma a secretária da Fazenda, Mirela Almeida.“Quando a gente assumiu a Marim dos Caetés em 2017 não tinha uma creche climatizada. Hoje são 40% das escolas climatizadas e 6 em tempo integral. E esse ano vamos fazer mais 2 escolas com tempo integral. Temos acompanhado a evolução desses alunos, por isso quero parabenizar aos professores e professoras que muito têm feito pela educação”, encerrou o Professor Lupércio.Os estudantes da Rede Municipal de Ensino retomam às aulas, na segunda-feira (6), para o ano letivo de 2023. As boas-vindas acontecem em todas as 73 unidades educacionais, distribuídas entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, recebendo cerca de 25 mil alunos.

 

 

Sesc recebe propostas para a Feira Giro Criativo

 

 

Com o objetivo de fomentar a economia local, fortalecendo produção cultural, artesanal e autoral, o Sesc Ler Goiana vai promover a primeira edição da Feira Giro Criativo. A atividade, de 3 a 5 de março, já está recebendo propostas de pessoas interessadas.A Feira integra o calendário do Festival de Economia Criativa Brincantes da Mata Norte, do Hub Criativo, uma parceria do Sesc e Sebrae para o desenvolvimento social e econômico de regiões do estado tendo a cultura como principal condutora desse processo. “Temos na cidade muita criatividade, saber e fazer regional, então estamos criando um espaço para que essas pessoas se coloquem no mercado e obtenham renda”, comenta Soraya Nogueira, gerente do Sesc Ler Goiana.

A inscrição para expositores se estende até o próximo dia 12, de forma gratuita, pelo formulário https://forms.gle/VKM2m2F9Vz9N1L339. É necessário que o interessado resida no município ou na região da Mata Norte pernambucana, tenha carteira de artesão, vínculo com associações do segmento ou seja Microempreendedor Individual. Podem participar negócios de artesanato que tenham relação com a identidade do lugar, produtos de cosméticos artesanais, bebidas alcoólicas e não alcoólicas artesanais, gastronomia com comidas típicas, acessórios e roupas e criações artísticas, como quadros e máscaras. Todas as propostas serão avaliadas por uma comissão curatorial, que vai eleger 18 expositores. No dia, o público terá entrada gratuita para visitar a Feira e também poderá assistir a apresentações culturais e desfile de moda autoral.

 

 

Gordura no fígado X Alimentação

 

 

Uma dieta rica em alimentos industrializados, rica em açúcar, gordura, frutose artificial e sódio, podem acarretar o aparecimento de gordura no fígado, principalmente, se atrelada a uma vida sedentária, sem a prática de exercício físico. Para melhorar ou prevenir esse quadro, é importante consumir itens ricos em nutrientes.Para o professor do curso de Nutrição do Centro Universitário dos Guararapes (UniFG), Crístenes Melo, é importante consumir grãos, alimentos integrais, carnes brancas, gorduras monoinsaturadas e proteínas de fonte vegetal. “Abacate, peixes, castanhas, azeite, grão de bico, lentilha, feijão, ervilha, legumes, verduras e frutas. Ou seja, optar por uma comida in natura, descascar mais e desembalar menos”, ensina. Quem tem o quadro de gordura no fígado, a esteatose hepática, deve consumir um cardápio correspondente a necessidade energética diária, com uma alimentação rica em nutrientes. “Os mesmos itens que funcionam para prevenção, vão atuar super bem em quem tem o diagnóstico. É importante mudar o estilo de vida, beber bastante água, se exercitar, ter momentos de lazer e descanso como prioridade. A atividade física pode ser uma caminhada, um esporte preferido e até musculação para liberação do hormônio da felicidade, a serotonina. E também ter boas noites de sono, por isso, indico o consumo de kiwi, aveia, leite, banana que tem triptofano, um aminoácido que estimula a melatonina, o hormônio do sono”, finaliza.

 

 

NACC atendeu mais de mil crianças em tratamento em 2022

 

 

Há quase 38 anos, o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer – NACC oferece a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer nas unidades de saúde da capital pernambucana, alojamento, alimentação, transporte, terapias, e apoio necessário para a manutenção e não interrupção do tratamento oncológico. Mantido através de doações físicas e de empresas, o NACC recebeu, em 2022 mais de 1,6 mil albergados, um aumento de cerca de 13% em relação ao ano anterior. A quantidade de pacientes que foram atendidos em trânsito também ultrapassou o número o ano anterior, 617 no total. As diárias utilizadas no NACC foram mais de sete mil. O NACC destinou para os usuários atendidos mais de 18 mil fraldas descartáveis, 1755 Kits de higiene pessoal, 1.631 kg de leite em pó e 861 cestas básicas. Além disso, o NACC possui o programa de suplementação alimentar que atendeu no ano passado 648 pacientes através da doação de suplementos infantis e serviu mais de 78 mil refeições. Além dessas doações, a instituição oferta atendimentos de odontologia e fisioterapia, que em 2022 contou com cerca de mil sessões realizadas.Bazar de Carnaval – No primeiro andar da sede do NACC o público encontra um bazar com produtos novos e usados cuja venda é revertida para a instituição. Entre os itens, decoração, roupas, sapatos, livros, perfumes, eletrônicos, entre outros. A partir deste mês, itens de Carnaval podem ser encontrados , de fantasias aos adereços carnavalescos, com valores a partir de R$ 10,00. O local também recebe doações. www.nacc.org.br

 

 

Esteticista dá dicas de maquiagem para o Carnaval

 

 

Um dos rituais mais divertidos na época de carnaval é a produção da maquiagem para curtir as festas. Glitter, sombras coloridas, olho bem marcado com delineado metalizado, aplicação de ponto de luz, lantejoulas e acessórios fazem sucesso na folia. Entre as principais tendências de 2023 está a aplicação de make arco-íris, acessórios como adesivos em formatos de frutas, borboletas, flores, estrelas, raios e a sombra colorida acompanhada de delineado para um olhar bem marcado. Segundo a professora do curso de Estética do Centro Universitário dos Guararapes (UniFG), Lucicleide Sotero, nessa época, é indispensável o uso de cores e glitter, tanto para pele, quanto para os olhos. “Existem sombras cremosas que são bem brilhantes, fáceis de aplicar e deixam um efeito bonito nos olhos. É uma boa opção para quem não tem tanta habilidade manual. Além disso, tons mais chamativos como neon na cor rosa, laranja e verde garantem o sucesso da maquiagem”, comenta. Lucicleide ressalta que para uma make durar o dia todo é preciso preparar uma a pele, passar hidratante , além de produtos com boa fixação. Uma pele bem iluminada e com um glow natural é uma opção . Os adereços podem ser utilizados nos olhos, bochechas, laterais do rosto, no ossinho das têmporas e no colo. “Mesmo sendo carnaval, se optar por olhos mais marcados, com mais destaque, é interessante pegar um pouco leve com a boca. E usar tons que combinam entre si. Evitar excessos se faz necessário. Esse ano, estou apostando em pedrarias porque está em alta desde o final do ano passado. E também em delineados gráficos”, comenta. Por último, a esteticista esclarece quais são os principais cuidados para não manchar a maquiagem por causa do suor, da chuva ou bebida. É interessante optar por produtos com resistência a água e até cílios postiços. Delineado gráfico se for colorido ou com uma caneta metalizada. “Indico caprichar nos olhos e na boca usando toda a criatividade para realçar os traços do rosto”, finaliza.

 

 

Crabolando abre loja colaborativa no Plaza com artigos para a folia

 

 

 

A Crabolando Colab chegou ao Plaza Shopping. A loja reúne produtos de mais de 50 marcas autorais e artesanais. O espaço fica no piso L2, onde é possível encontrar um mix diversificado de artigos de decoração, moda, bem-estar e autocuidado, empório, papelaria, brinquedos, acessórios e presentes afetivos, todos com a presença do DNA cultural pernambucano. Um dos destaques são os itens voltados para o carnaval, que ganharam espaço específico na pop up colaborativa.“Nossa afinidade com o Plaza nos traz de volta à Zona Norte do Recife com o objetivo de conectar pessoas às suas emoções e memórias afetivas ao se vestir, decorar e presentear”, explica Micheli Barreto, artesã, empreendedora e curadora da Crabolando Colab. Entre as marcas com artigos carnavalescos estão a Purpurina Carnaval e Alcione Freitas Acessórios, com adereços temáticos; a Lu Blue, O Fusca Estamparia, 5C’S, Zalika, Rafa Q Faz, Ramys e Corpo Santo, com vestuário; Safh, Srta Margarida, F.A.G. Bolsas e Menina Faceira, com acessórios e pochetes; e a Amor de Jarro e Ana Santiago, com decoração. Micheli conta que a curadoria para a pop up foi especial, pelo fato da volta da celebração de uma das festas mais importantes da cultura pernambucana.

Na Crabolando Colab é possível encontrar produtos a partir de R$ 6,00, como imãs, até R$ 800,00 (vestidos de festa). Parte do acervo que estará disponível para o público também poderá ser adquirido de plataforma digital de vendas do shopping, o Plaza Online (plazaonline.com.br). Os artigos podem ser entregues, inclusive como presente, num raio de até 20 quilômetros. É possível colocar uma dedicatória e enviar junto com o mimo. Tudo é entregue em até 24 horas. As compras realizadas também podem ser retiradas no drive-thru e nos armários inteligentes (lockers) do Plaza. Outras informações no www.plazacasaforte.com.br, no @plazacasaforte e no @crabolando.

Micheli Barreto criou a Crabolando, marca genuinamente pernambucana de artigos decorativos e criações afetivas, em julho de 2018. Na paixão pela arte, encontrou forças para seguir em frente após a perda prematura da filha de 19 anos. Trocou a carreira de 17 anos como gestora pública e renasceu como artesã. Desde o início, teve como objetivo criar algo que gerasse significado para as pessoas e as conectasse às suas próprias memórias afetivas. As primeiras peças surgiram a partir de memórias de momentos felizes da infância e de brincadeiras no quintal da casa de sua avó. Os elementos que compunham esses cenários, como o soldadinho e os cobogós, passaram a ser retratados nas peças que produzia. Participou de feirinhas de rua e, através delas, consolidou-se no mercado inaugurando sua primeira loja física em maio de 2021, na Zona Sul do Recife. Após a inauguração da unidade, a marca recebeu pedidos de designers, artesãos e empreendedores para expor seus produtos. Nasceu, assim, a Crabolando Colab, com conceito colaborativo. A Crabolando conta com lojas em Boa Viagem e em Santo Amaro, com esse novo conceito, reunindo mais de 100 marcas autorais e artesanais. Mais informações sobre a marca e seus produtos no @crabolando.

Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar