Debilitado, PSB perde para candidato avulso a 1.a vice-presidência da Alepe
O PSB, que sofreu seguidas derrotas nas eleições majoritárias de 2022, continua passando vexame como aconteceu esta quarta à noite na eleição da mesa diretora da Assembléia. O partido, por maioria de votos da bancada, escolheu a deputada Simone Santana para ocupar a 1.a vice-presidência da casa, fechando acordo com todos os partidos em torno da chapa formada pelo candidato a presidente eleito Álvaro Porto. Dois dias antes, porém, outro deputado do partido, Aglaison Victor, preterido na escolha da bancada, lançou sua própria candidatura e acabou vencedor contra a vontade partidária.
“Foi uma eleição em que os socialistas ganharam mas não levaram”- comentou ontem um deputado governista. Como Aglaison é também do PSB a vaga acabou com os socialistas mas sem a preferida Simone. Houve até um empate entre os dois na primeira votação quando cada um teve 24 votos mas, no segundo turno, Aglaison ampliou seu escrutínio para 28 votos e venceu. Outro socialista, o deputado Francismar Pontes, também se lançou de forma avulsa como candidato a 3.o secretário e derrotou o petista Doriel Barros que tinha o apoio oficial do PSB.
Um dos rebeldes, Francismar Pontes, comentou ontem que o partido “está desarrumado e não vai conseguir formar consenso sobre sua postura na Assembléia pois poucos integrantes da bancada se dispõem a ficar na oposição à nova governadora. Só os mais aguerridos estarão na oposição”. Para ele, o prefeito João Campos “deve trabalhar para pacificar mas vai ter muito trabalho. Eu mesmo – concluiu – estou apoiando João no Recife mas se a governadora mandar bons projetos para cá vou votar a favor. Esse é o meu estilo”.
Jarbas filho e o pai
O deputado estadual Jarbas Filho tomou posse na Alepe prometendo “honrar e continuar o legado do meu pai que há 52 anos entrou na política em defesa do povo pernambucano”. O pai, o senador Jarbas Vasconcelos, não pode comparecer à posse por estar se recuperando de problemas na coluna. O broche de Jarbinhas foi colocado por sua mãe Nelma. Com 45.331 votos conseguidos na eleição do ano passado o novo deputado promete lutar pela Segurança Cidadã, com a interiorização dos Compaz que hoje existem no Recife por sugestão do MDB, por maiores condições de educação, saúde, infraestrutura e por prioridade para a cultura.
Priscila de olho na Câmara do Recife
O vereador Alcides Cardoso, do PSDB, é o novo líder da Oposição na Câmara Municipal do Recife. Cria política da atual vice-governadora Priscila Krause ele foi eleito com o apoio dela e tentou conquistar uma vaga na Assembléia em 2022 mas não teve êxito, regressando à Câmara. Como Priscila é um dos nomes cogitados para disputar a prefeitura municipal em 2024, Alcides será seus olhos e seus ouvidos na casa sempre de olho no prefeito João Campos.
Bivar e André
O deputado federal pernambucano Luciano Bivar (União Brasil) foi reeleito 1.o secretário da Câmara dos Deputados na chapa encabeçada pelo deputado Arthur Lira. Outro pernambucano a conquistar espaço na mesa diretora da casa foi o deputado federal André Ferreira que foi indicado como suplente por seu partido, o PL.
Maria Arraes é vice- líder
Em seu primeiro mandato na Câmara Federal, a deputada Maria Arraes, a mais nova dos integrantes da atual legislatura, virou vice-líder do Governo Lula por indicação do Solidariedade, o partido ao qual se filiou em 2022 junto com a irmã Marília Arraes e pelo qual Marília disputou o Governo do Estado, ficando em segundo lugar. Em suas redes sociais Maria festejou a conquista publicando uma foto com o presidente Lula.
Pergunta que não quer calar: quem vai ser o líder ou a líder da bancada independente na Assembléia?
E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com