Na agenda com Lula, Raquel foca na estadualização do metrô, transnordestina e transposição

 

A governadora Raquel Lyra participou esta sexta-feira da reunião do presidente Lula com os governadores e levou, a tiracolo, uma série de projetos estratégicos para a sua gestão que dependem diretamente do Governo Federal. Solicitou apoio para seu plano de universalização do abastecimento d’água no estado, principal compromisso de campanha, a estadualização do metrô e recursos para melhoria da mobilidade na Região Metropolitana, habitação de interesse social além da conclusão das obras da transnordestina e da transposição do Rio São Francisco. No caso da transposição ela fez proposta conjunta com os governadores do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Como sempre acontece nesses encontros gerais, ficou definido que as equipes técnicas dos ministérios vão analisar os projetos prioritários um a um e vão expor aos governadores como está o andamento ou como podem ser concluídas cada uma das obras solicitadas. A partir daí é que vai se definir como e quando o Governo Federal vai poder atender ao que foi pedido.

Raquel que, como sempre faz, usou as redes sociais para falar sobre o encontro, se mostrou esperançosa não só por conta da reunião com o presidente mas de audiências que tivera no dia anterior com os ministros do trabalho, Luís Marinho, e de infra-estrutura e desenvolvimento regional, Waldez Goes. Com o ministro Waldez Goes ficou definida a instalação de um fórum entre o MDR, Casa Civil e os quatro estados beneficiados com a transposição. Vai ser feito um levantamento das obras em andamento, paralisadas e de como andam as interligações entre as bacias. A partir daí o Governo Federal vai dizer exatamente o que pode fazer para conclusão do projeto e o prazo em que isso será feito.

Bruno se despede com nota

O ex-deputado federal Bruno Araújo, que conquistou a presidência nacional do PSDB após a morte do senador Sérgio Guerra, se despediu do cargo esta quinta-feira com uma nota em que faz um retrospecto da história do partido, do protagonismo de cada uma das suas maiores lideranças e afirmou, como vinha adiantando, que chegou o momento do PSDB apostar nos seus novos líderes que são os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; de Pernambuco, Raquel Lyra e do Mato Grosso do Sul, Eduardo Reidel. Eduardo Leite já foi escolhido para assumir a presidência nacional no lugar de Bruno e o fará no princípio de fevereiro.

Iza antecipa trabalho no Congresso

A deputada federal Iza Arruda, do MDB, passou esta semana em Brasília. Embora sua posse na Câmara só vá ocorrer dia 1.o ela já andou de ministério em ministério buscando apoio para os municípios que a ajudaram a se eleger. Esteve acompanhada do prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Arruda, e secretários.

Merval fala forte sobre impeachment

Um dos mais respeitados jornalistas brasileiros, Merval Pereira, de O Globo, bateu forte na tentativa do presidente Lula de considerar golpe o impeachment de Dilma. “Se houve algo fora da legalidade no impeachment de Dilma, foi a manobra de Renan Calheiros, referendada por Lewandowski, para evitar a perda dos direitos políticos da presidente derrubada. Coube ao eleitorado mineiro cassar, pela segunda vez, a ex-presidente”.

Moraes libera redes de Nikolas Ferreira

Depois de entrar em confronto com a plataforma Telegram por se recusar a cumprir ordem sua, mandando tirar do ar o deputado federal eleito por Minas Gerais, Nikolas Ferreira, do PL bolsonarista, mesmo sob ameaça de pagamento de uma vultosa multa, o ministro Alexandre Moraes, de forma surpreendente, decidiu desbloquear as contas do parlamentar em todas as plataformas. Alegou que ele deixara de divulgar fake news e adiantando que ele promover ou replicar notícias fraudulentas vai pagar multa diária de R$ 10 mil.

Padre Josenildo deixa Pernambuco

O padre Josenildo, pároco das Graças, e um dos principais assessores de Dom Fernando Saburido durante vários anos, está de mudança. Este sábado viaja para o Maranhão onde vai assumir a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no município de Gurupi, vizinho ao estado do Pará. Pertencente à Congregação dos Oblatos, que está espalhada em todo o país, ele recebeu nova missão agora no Maranhão. Quem está assumindo a Paróquia das Graças é o monsenhor Luciano Brito, também assessor do arcebispo e vigário-geral da Arquidiocese. Vai dividir suas atividades com o padre César, também muito querido pelos católicos.

Pergunta que não quer calar: quando o PP, do deputado Antonio Moraes, vai se pronunciar oficialmente sobre a eleição da Assembléia marcada para esta quarta-feira?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar