Notícias


Morte de Bento 16 é lamentada em todo mundo. Corpo será velado na Basílica de São Pedro

O papa emérito Bento 16, que marcou a história contemporânea da Igreja Católica e surpreendeu o mundo ao renunciar ao papado em 2013, por se considerar sem condições físicas para continuar exercendo o ofício papal, faleceu este sábado às 9h45m (hora de Roma) aos 95 anos. Desde a última quarta-feira, quando o papa Francisco, diante da gravidade do quadro de saúde do seu antecessor, pediu orações constantes aos católicos por ele, já se sabia que dificilmente Bento resistiria após anos e mais anos de enfermidades decorrentes da velhice.

Bento faleceu no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, onde residia desde a renúncia. Esta segunda-feira seu corpo vai estar na Basílica de São Pedro para saudação dos fiéis. A data do sepultamento ainda não foi estabelecida. Considerado um Doutor da Igreja, Bento foi um dos mais cultos dos papas contemporâneos, conhecendo em profundidade a história da Igreja Católica. Escreveu inúmeros livros e foi um dos mais próximos amigos do Papa João Paulo II. Notabilizou-se também pelo combate aos casos de pedofilia denunciados pelas vítimas de padres e até bispos e pediu perdão às pessoas molestadas.

Na história da Igreja apenas quatro papas renunciaram, o último havia sido Gregório 12, em 1415, para acabar com um cisma na Igreja. Foi, portanto, depois de cerca de 600 anos de uma renúncia, que os católicos ficaram perplexos com a renuncia de Bento 16 após apenas 8 anos de mandato. Ele tinha na época 85 anos. “No mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, seja do corpo, seja do ânimo, vigor que, nos últimos meses, em mim diminuiu de modo tal a ter que reconhecer minha incapacidade de administrar bem o ministério a mim confiado” – disse ele ao comunicar a renúncia.

Foi muito elogiado pela humildade e pela coragem de renunciar a um mandato que, segundo a Igreja Católica, é dado por Deus e só ele pode tirar, com a morte do papa, eleito pelos cardeais. Bento 16, porém, acompanhou a agonia de João Paulo II que , já muito doente e quase sem forças, era levado a solenidades e cerimônias estafantes, sem mais controle sobre o que acontecia ao seu redor. Certamente isso pesou no momento em que se sentiu sem forças para continuar. Nesse período de recolhimento foi muito consultado pelo seu sucessor, o papa Francisco, o que motivou a produção de um filme “Os dois Papas”, muito assistido nas salas de cinema e pela Internet.

Redação blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *