IBGE: Atenção primária a crianças no SUS precisa de aprimoramento

 

A Atenção Primária à Saúde a crianças, do SUS, ainda precisa de aprimoramento, de acordo com os responsáveis de filhos que receberam atendimento este ano. Eles atribuíram notas aos serviços e as avaliações mostram que a APS ainda está aquém do satisfatório. Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Atenção Primária à Saúde 2022, divulgada ontem (21) pelo Instituto Brasileiro IBGE). O questionário foi aplicado com responsáveis por crianças menores de 13 anos que tiveram ao menos um atendimento na unidade básica de saúde nos 12 meses anteriores à entrevista. Em escala de 0 a 10, a nota atribuída no Brasil foi 5,7. O escore é inferior a 6,6, considerado, na avaliação, o padrão mínimo de qualidade.

A pesquisa é uma versão do Instrumento de Avaliação da Atenção Primária à Saúde (do inglês Primary Care Assessment Tool – PCATool), validado pelo Ministério da Saúde, cuja metodologia foi adotada por diversos países, o que permite a comparação internacional dos serviços. A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada do SUS no país. Nessa abordagem, as pessoas que buscam os serviços de saúde são cadastradas e acompanhadas. No Brasil, a Atenção Primária à Saúde é desenvolvida em todos os municípios por equipes de saúde da família, formadas por pelo menos um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem.“Ter uma boa atenção primária à saúde traz benefícios à sociedade e ao sistema de saúde, seja na sua gestão, no seu custo, ou em outras frentes que envolvem o sistema de saúde”, diz a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy.

A pesquisa mostra que, no Brasil, 28,4 milhões de crianças, cerca de 75%, fizeram uma consulta médica nos últimos 12 meses anteriores à entrevista. Essa proporção é menor na Região Norte (66,6%) e Nordeste (71,8%). No Sudeste, chega a 79,3%. Além do total, 31,5 milhões (82,9%) de crianças menores de 13 anos utilizaram APS nos últimos 12 meses à entrevista. Os principais motivos para o atendimento médico: consulta de rotina, como revisão, check-up, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, 39,1% dos atendimentos; problemas respiratórios ou de garganta, gripe, sinusite, asma, amigdalite, faringite, bronquite (30,9%); e outros – febre, diarreia, vômito ou problemas gastrointestinais; acidentes, fraturas, lesões, machucados; alergias (30%). Essas crianças foram atendidas em Unidade Básica ou Unidade de Saúde da Família (46,1%).

 

Exemplo: mobilização de homens pelo fim da violência contra as mulheres

 

 

Foi bonito de ver. Integrando a campanha “Eles por Elas”, eles se fizeram presentes. A Prefeitura do Paulista promoveu na última terça-feira (20) uma ação de mobilização de homens pelo fim da violência contra a mulher. O evento reuniu grupo t homens que participou da atividade durante o mês de novembro e o início de dezembro. A iniciativa abordou pessoas que passavam pelo local, com orientações e distribuição de panfletos e rosas brancas, em menção à campanha mundial “Laço Branco”. A Secretaria Executiva da Mulher do município lançou, no mês de novembro, a campanha “Eles por Elas”, com o objetivo de reunir homens que apoiam a luta pelo fim da violência contra a mulher. Vários voluntários aderiram à causa e enviaram fotos e vídeos. Como forma de apoio, as imagens estão sendo divulgadas nas redes sociais oficiais da Prefeitura (@prefeiturapaulistape) e da Secretaria Executiva da Mulher (@secretaridamulherpaulista).

“É uma alegria estar aqui . Essa ação gera um efeito positivo na sociedade. A gente tem que refletir. Precisamos resgatar o respeito e acabar com a violência contra as mulheres”, destacou o secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Jurandir Filho. A secretária Executiva da Mulher, Bianca Pinho Alves, destacou que essa parceria é fundamental, porque a partir do momento que os homens também têm essa responsabilidade, mostram que a luta pelo fim da violência contra as mulheres não é só delas – nem é uma luta de mulheres contra homens -, ficamos mais próximos de ter uma sociedade melhor, mais justa e igual. “Essa campanha é linda e se soma a todas as políticas públicas para as mulheres que hoje é referência no estado. Precisamos muito desses parceiros , lembrando que aquela piada que humilha, fere, contribui para a violência contra a mulher. A atitude de cada um faz a diferença nessa luta”, completou Bianca. As ações fazem parte da programação mundial dos 21 dias de ativismo sobre o tema.

 

Pets, Afeto e Direito

 

 


Os Pets vêm ocupando há alguns anos lugar de destaque emocional no ambiente familiar. Assim as chamadas “famílias multiespécies” em cujo seio os animais são membros – igualmente têm recebido a tutela jurisdicional para disciplinar a guarda e visitação dos animais domésticos quando do término das relações conjugais ou de convivência.

“Ainda inexistindo legislação específica que discipline a guarda e visitação dos ‘pets’, os tribunais vêm se utilizando dos princípios jurídicos, assim como da aplicação – por via interpretativa – de dispositivos legais concebidos para a regulação das relações humanas”, explica a advogada Patrícia Santa Cruz, expert no tema, sócia do Limongi Advocacia.

 

Parcerias para preservação das tartarugas marinhas

 


As secretarias executivas de Tecnologia e de Meio Ambiente do Paulista realizaram encontro online com pessoas ligadas ao Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) para definição de estratégias para acesso das informações científicas contidas no aplicativo do projeto ‘Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas’. A ferramenta foi desenvolvida pelo estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da instituição de ensino, Gabriel Lima, com orientação do professor Rodrigo Lira, de Desenvolvimento de Software, também do IFPE. A proposta é expandir as ações educativas de preservação ambiental nas escolas do Paulista. “O objetivo é auxiliar na coleta e armazenamento de dados sobre as tartarugas marinhas no litoral de pernambuco e de Paulista”, explica o estudante .O professor Rodrigo Lira esclarece: “O aplicativo híbrido (Web/Móvel) vai auxiliar na marcação da localização dos pontos de desova, ninhos e da eclosão de ovos de tartarugas, assim como o cadastro de subsídios relevantes sobre as espécies encontradas ao longo do litoral Pernambucano”.

Jaqueline Moreira secretária executiva de Tecnologia do município diz que , “É de suma importância o trabalho que estamos fazendo com o IFPE. Pretendemos usar a rede de tablets do Conecta Legal, que o município possui, para levar aos estudantes o uso da tecnologia, as informações e dados acerca das tartarugas e proporcionar aulas sobre a preservação ambiental, ministradas pelos técnicos e analistas ambientais da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e do Núcleo de Sustentabilidade Urbana ”, declarou. Nos 14 km de costa do Paulista, desde a Praia de Enseadinha (Janga/PE) até o Pontal de Marinha Farinha, as quatro espécies encontradas são: tartaruga-cabeçuda, tartaruga-verde, tartaruga-de-pente e a tartaruga-oliva. O acompanhamento dessas espécies e coleta das informações é realizado pelo NSU. O público pode obter detalhes pelo endereço https://www.instagram.com/paulista.tartarugasmarinhas

 


Paulo Câmara entrega 2ª etapa do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada

 



O governador Paulo Câmara entregou a segunda etapa das obras do Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada. A unidade é considerada a mais moderna do interior pernambucano, e foi ampliada . Passa assa a contar com 90 leitos de internação e 63 de emergência, totalizando 153 leitos , além de bloco cirúrgico, setor de imagem e ambulatório. Ao todo, foram investidos R$ 75,9 milhões nas obras e compra de equipamentos, beneficiando mais de 842 mil habitantes de 35 cidades da região. “A gente tem a satisfação de ter trabalhado muito pela interiorização da saúde. Apesar da pandemia, que atrasou muitas ações, essa inauguração é referência de como deve ser o atendimento de média e alta complexidade. A região agora tem esse equipamento , que vai salvar muitas vidas, principalmente na área de trauma”, afirmou Paulo Câmara. A expectativa é de que, anualmente, a unidade realize 60 mil atendimentos de urgência e emergência, 24 mil atendimentos ambulatoriais, 4,5 mil internações e 2,4 mil cirurgia.

Dos 153 leitos do Hospital Eduardo Campos, 40 são de UTI, 30 para adultos e 10 pediátricos, sendo os primeiros deste tipo na III macrorregião de Saúde. Outros 50 são leitos de enfermaria e mais 63 para emergência. O HEC também vai continuar sendo referência para os pacientes com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, incluindo a Covid-19. Ao todo, 10 vagas de terapia intensiva continuam para a assistência aos pacientes com a doença oriundos da região.“O Hospital agora terá foco no trauma e vai evitar que a população do Sertão do Pajeú, do Moxotó e de Itaparica precise se deslocar para Petrolina, Caruaru, ou até mesmo Recife, para conseguir esse tipo de atendimento. Sem dúvidas, um serviço que vai revolucionar a assistência à saúde na Região”, destacou o secretário de Saúde, André Longo.

 


Combate à LGBTfobia: Paulista implementa “Faixa pela diversidade”

 

 


Com o objetivo de estimular a reflexão sobre intolerância e homofobia, a Comissão de Direitos Sociais da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paulista/PE, realizou uma intervenção artística na faixa de pedestre em frente ao Fórum do Paulista, com a implantação de uma faixa alternativa, a “Faixa pela diversidade”, com as cores do arco-íris, que representam o movimento LGBTQIA+. A intenção é incentivar a população a refletir sobre as pautas reivindicadas pelos movimentos, levando uma mensagem de tolerância, igualdade e efetivação de direitos. “Nós visamos provocar uma sensibilização social acerca das causas da população LGBTQIAP+, no sentido de incentivar a ampliação de políticas públicas específicas para um atendimento especializado. Enquanto advogados estamos comprometidos em lutar junto para garantir cidadania, respeito e dignidade. A faixa de forma não verbal fala sobre isso de forma leve e colorida”, destacou a vice-presidente da Comissão de Direitos Sociais da OAB Subseção Paulista, Elizabeth Pedrosa. Na ocasião, advogados da OAB/PE Seccional Paulista e atores de diversos movimentos sociais conversaram com a população do município, prestando esclarecimentos quanto aos direitos da comunidade LGBTQIA+.

 


Teresa Leitão se reúne com reitores de institutos técnicos federais

 


Teresa Leitão, senadora eleita por Pernambuco, se encontrou com os reitores dos institutos técnicos de Pernambuco, José Carlos de Sá Junior, e do Sertão, Maria Leopoldina Veras Camelo, recém-eleita Presidente do CONIF – Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Os dois cumprimentaram Teresa Leitão pela eleição e discutiram pautas nacionais voltadas à Educação.“Fizemos uma análise da situação da Educação no país, evidenciando o bloqueio dos recursos por parte do Governo Federal no Ensino Superior e a tentativa do Governo em fazer um loteamento político com a criação de mais uma reitoria no Estado”, explicou a deputada estadual e senadora eleita.Os reitores se colocaram à disposição da senadora para enfrentar alguns desafios, tais como: redimensionamento do PNAES (Plano Nacional de Assistência Estudantil) e do PNATE (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar); democratização do Conselho Nacional de Educação; revogação da Resolução n° 02/2019.

 


Instituto Ricardo Brennand fecha no Natal e no Ano Novo

 

 


Neste período de final do ano, o Instituto Ricardo Brennand tem o seu funcionamento especial devido ao Natal e Réveillon. Assim sendo, não irá abrir ao público nos próximos dias 24, 25, 31 e no dia 1º de janeiro de 2023. O espaço cultural da Várzea volta às suas atividades normais na terça-feira, dia 03. Visite o InstitutoRB.


Redação blogdellas com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar