O desafio do câncer de pele

Em dezembro, mês de sol e verão, não podemos esquecer de cuidar da nossa pele! A pele é o maior órgão do nosso corpo, e está constantemente exposta a injúrias. A exposição solar é o principal causador do câncer mais comum do mundo: o câncer de pele. O efeito dos raios ultravioleta na pele é cumulativo: ao longo dos anos, mesmo exposições curtas e sem queimaduras podem levar ao desenvolvimento do câncer.
O câncer de pele mais comum são os carcinomas, que aparecem geralmente como manchas, pequenas feridas que não cicatrizam ou sinais diferentes. Podem ser basocelulares (CBC) ou espinocelulares (CEC), com apresentação e comportamento distintos. O tratamento na maioria das vezes é com cirurgia com margens adequadas, inclusive utilizando mapeamento intraoperatório das margens, quando indicado, para atingir o melhor resultado oncológico e estético. O segundo câncer de pele mais comum é o melanoma, um câncer raro que também tem relação com exposição solar, além de outros fatores de risco como história familiar, pele clara ou outros fatores genéticos.
Apesar de mais raro que os carcinomas, o melanoma merece receber mais atenção pois tem um risco maior de crescimento rápido e metástases. O melanoma mais comumente se apresenta como sinais pretos ou marrons, podendo ter mais de uma cor, e podendo aparecer em um sinal antigo.
O tratamento do melanoma é principalmente com cirurgia, e pode envolver imunoterapia, radioterapia ou quimioterapia quando ocorre em estágios avançados. Os cânceres de pele podem ser facilmente reconhecidos em consultas regulares com sua médica especialista: dermatologista ou cirurgiã oncológica, e pode ser evitável com a devida proteção contra os fatores de risco.
Nesse verão, não esqueça o protetor solar para você e toda sua família! Bom fim de ano a todos!
*Cecília Lima é cirurgiã oncológica
Redação Blogdellas – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br