Frente de esquerda em formação na Assembléia já inclui cinco partidos podendo chegar a seis
Está em processo de formação na Assembléia Legislativa uma frente de esquerda a ser composta pela Federação (PT, PV e PcdoB), o PSOL, Solidariedade e, possivelmente, o PSB. O grupo, por enquanto, segundo um dos deputados participantes, tem o objetivo de trabalhar para melhorar a gestão da casa e discutir o papel do Poder Legislativo e a sua autonomia, mas definirá também sua posição política em relação à gestão Raquel Lyra.
– Precisamos aguardar para saber qual vai ser a cara do novo Governo e que posição vai adotar em relação ao Governo Federal pois todos os partidos citados apoiam Lula. Dependendo disso vamos ver se ficamos independentes ou se integramos a oposição na casa” – afirmou a mesma fonte.
A ideia da Frente surgiu antes mesmo da nova governadora realizar um almoço com os deputados ao qual compareceram muitos representantes dos partidos citados. No primeiro momento, segundo outro deputado do bloco em formação, está a discussão sobre a Alepe e a formação da nova mesa diretora. Os partidos desejam ocupar espaço de relevância na casa para por em prática ideias de coparticipação nas decisões futuras e para isso imaginam reunir no mínimo 17 deputados.
A Federação PT, PV e PCdoB tem sete deputados, o Solidariedade quatro, o PSOL tem uma deputada e o PSB tem 13 parlamentares. Como alguns membros do PSB já estão na base de Raquel o partido pode vir a rachar caso a Frente se encaminhe para a oposição. O mesmo pode acontecer com o Solidariedade que fez uma bancada de quatro deputados, mas um deles, Fabrício Ferraz, já está com a nova governadora.
A Covid e a quinta dose
Causou dúvidas a decisão do estado de Pernambuco de aplicar a quinta dose da vacina contra Covid em idosos com mais de 80 anos quando a cientista Margarete Dalcomo está falando que a vacina atual não protege contra a nova variante da Covid, a que grassa no momento. O secretário da saúde André Longo disse a este blog que reconhece que a vacina em uso é pouco eficaz para a nova variante, mas, mesmo assim, protege contra aos casos graves da Covid no geral. A expectativa, segundo ele, é que o novo presidente garanta a nova vacina a partir do próximo ano para toda a população.
Homenagem a André
A Câmara Municipal do Recife faz reunião solene esta sexta, dia 25, às 10 horas, para entrega Medalha José Mariano, ao cientista político e professor André Régis. André foi vereador do Recife por dois mandatos se destacando pelo trabalho de inovação realizado sobretudo na área de educação. A reunião será presidida pelo presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá e a comenda entregue pelo autor da proposição, vereador Renato Antunes.
Izaias não deseja voltar a ser prefeito
O deputado estadual eleito Izaias Regis, do PSDB, disse que não pretende se candidatar a prefeito de Garanhuns, como tem sido especulado. “Estou muito feliz com a volta à Assembléia e pretendo continuar aqui” – disse ao Blogdellas. Quem tem se movimentado politicamente pelo município é a filha do deputado, Michelle Regis, que foi criadora do Natal Luz, quando o pai era prefeito.
Alessandra em Santa Cruz
A deputada estadual Alessandra Vieira (União Brasil), que foi candidata a vice de Miguel Coelho, pode disputar a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe em 2024. Muito bem avaliada naquele município ela votou no segundo turno na governadora Raquel Lyra que teve em Santa Cruz surpreendente votação – 36 mil votos – quando Marília Arraes teve apenas 13 mil. No primeiro turno quem ganhou a eleição em Santa Cruz foi Miguel, Anderson ficou em segundo e Raquel em terceiro.
Pergunta que não quer calar: o governo Raquel Lyra terá perfil mais à esquerda ou mais à direita? É grande a expectativa sobre isso no meio político.
E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com