Coluna Em Pauta – Marcar animal com ferro pode estar com dias contados no Brasil

 

 

O Projeto de Lei 2658/22 proíbe a marcação a ferro candente em animais de produção, enquadrando a prática como crime de abuso e maus-tratos. Pelo texto, os infratores estarão sujeitos a pena de detenção de três meses a um ano, e multa. A proposta em análise na Câmara dos Deputados insere dispositivo na Lei de Crimes Ambientais e revoga a Lei 4.714/65, que trata da marcação a ferro candente. Segundo o projeto, a regulamentação e a fiscalização da futura lei caberá ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “É evidente que a marcação a ferro candente – causadora de sofrimento desnecessário ao animal – pode ser substituída por outras formas de marcação que causem menos ou nenhuma dor”, diz o autor da proposta, deputado Célio Studart (PSD-CE), ao defender as mudanças. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

 

Paulo Câmara destaca potencial de negócios entre o Nordeste e países caribenhos

 

 

Em Cuba, Paulo Câmara destacou o potencial de negócios entre os estados do Nordeste e os países caribenhos. O Governador discursou na abertura do Dia do Brasil, na última terça-feira (15), ressaltando que a soberania das nações se fortalece com estabilidade e segurança jurídica nas relações comerciais e na cooperação entre as economias emergentes. “Cuba e Brasil podem parecer distantes, no entanto, para quem é nordestino, como eu, a identificação é automática. O povo cubano se orgulha de sua cultura, do seu trabalho e de sua força para superar as dificuldades. Assim também são os brasileiros, em especial os brasileiros do Nordeste. Uma região com muitos desafios a serem vencidos. E que tem avançado na superação dos obstáculos. A melhor educação pública do Brasil está no Nordeste, a matriz energética mais verde, também, e o maior potencial de fazer negócios com a região de Cuba e do Caribe também está lá”, afirmou Paulo Câmara. O governador também frisou a importância do novo momento do Complexo Industrial Portuário de Suape. “O Porto de Suape, em Pernambuco, se consolidou como o maior e mais moderno terminal marítimo da região. Nossa posição estratégica nos coloca como a melhor opção ao sul do Canal do Panamá para importação e exportação de produtos do Caribe para o Brasil e vice-versa”, explicou.

O Governador e os demais representantes do Consórcio Nordeste também tiveram uma reunião de trabalho com a diretora da Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel, Ana Tereza Igarza Martinez e trocaram experiências sobre transporte marítimo e atração de novos negócios. Encerrando a passagem pela feira, o governador conheceu ainda o stand da Mercedes Benz, que tem entre os principais fornecedores a empresa pernambucana Baterias Moura. O evento reúne representantes de 62 países e é a maior feira empresarial da América Central e Caribe. Representando também o Consórcio Nordeste, Paulo Câmara esteve com o presidente cubano Miguel Diáz-Canel e discutiu oportunidades de intensificar as exportações nordestinas, via Porto de Suape. “Suape é uma grande alternativa ao sul do Canal do Panamá para que os países do Caribe e América Central tenham acesso aos produtos brasileiros. Apresentamos nosso porto e as demais oportunidades da Região Nordeste aos participantes da feira”, afirmou o governador. Paulo Câmara também visitou os stands de empresas pernambucanas ou que possuem operações no Estado, como a Pamesa, Tramontina, Ambev e Souza Cruz.

 

Horta em toda Parte: O projeto chega ao varadouro nesta quinta-feira

 

 

 

A Prefeitura de Olinda lança nesta quinta-feira (17), às 9h, o Projeto Horta em toda Parte, viabilizado por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar uma horta coletiva, na qual serão plantados verduras e legumes. O trabalho será realizado, inicialmente, na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, localizado na Comunidade V8, no bairro do Varadouro, envolvendo 30 crianças e adolescentes, usuários do espaço. No entanto, a gestão municipal planeja ampliar o projeto Horta em Toda Parte durante o ano de 2023.A construção da horta contou com a orientação de um engenheiro agrônomo e professores. O espaço foi montado na área externa da casa, onde as crianças e adolescentes da comunidade local terão o contato com a terra, hortaliças, além de poder estreitar a relação com a natureza.

Neste primeiro dia acontecerá a preparação da terra e início do plantio e cultivo de hortaliças, com posterior envolvimento dos familiares nas atividades. Outra importante contribuição está relacionada ao aprendizado sobre alimentação e nutrição. As crianças compreenderão a importância de hábitos saudáveis para a saúde, como também difundir conhecimentos para os demais meios em que está inserido, principalmente o ambiente familiar. Serão plantados verduras e legumes – acelga, alface americana verde, alface americana roxa, berinjela, couve folha, agrião, beterraba, manjericão, rabanete, rúcula, salsa, tomate cereja e alecrim- todas sem uso de agrotóxico.

 

 

Paulista realiza ação de cidadania em parceria com a OAB

 

 

Comemorando o Novembro Azul e o Dia Mundial da Prematuridade, a Prefeitura do Paulista, realiza, nesta sexta (18), das 10 às 14 horas, uma ação integrada de cidadania e saúde em parceria com a Comissão de Direitos da Criança, Adolescente, Idosos e Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, através do projeto OAB Paulista de Dentro Para Fora. A atividade será promovida na Rua Epitácio Pessoa, n.º 468, no Centro. Serão fornecidos os seguintes serviços: aferição de pressão, glicemia, massoterapia, orientação jurídica, emissão de cartão do SUS, emissão da carteira do autista, carteira de transporte interestadual, cartão de estacionamento para idoso e pessoas com deficiência. A documentação necessária para os atendimentos está relacionada em anexo. Não tendo necessidade de agendamento.As Secretarias de Políticas Sociais e Direitos Humanos; Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, participam das atividades.

 

A requalificação da Avenida Presidente Kennedy entra em sua fase final

 

 

Uma obra necessária. Na manhã desta última quarta-feira (16.11), o secretário executivo de Obras de Olinda, Roberto Rocha anunciou que dos 4,5 km de extensão da Avenida Presidente Kennedy que vem recebendo melhorias, 3,5 já foram concluídos. O trecho de 1 km restante, entre a Avenida Perimetral e o Canal Lava Tripa, deve ser finalizado até a próxima sexta-feira (18.11). Essa última parte está recebendo pavimentação, acessibilidade e sinalização. O projeto de revitalização da Av. Presidente Kennedy é um amplo pacote de obras que vai beneficiar não só a avenida, mas cerca de 60 vias no entorno. A avenida atravessa cinco bairros: Vila Popular, Peixinhos, Jardim Brasil, Aguazinha e São Benedito. Diariamente, circulam cerca de cinco mil carros e 39 linhas de ônibus.

“A Kennedy tinha a fama de ser conhecida como a avenida da morte. Tinha uma incidência de um a dois acidentes fatais por mês. E desde 2020, quando inauguramos o primeiro trecho até agora, nenhum caso de acidente com morte foi registrado. Além disso, muitas empresas estão voltando. A expectativa é que a economia gere emprego a 500 pessoas nos próximos meses”, reforça o secretário Roberto Rocha. O custeio virá de um convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), de R$ 4 milhões. A previsão para a conclusão é até o dia 30 de novembro com a instalação das paradas, sendo duas na Estrada de Xambá e duas na altura da escola Nova Olinda, sinalização horizontal e vertical e a iluminação.

 

 

Patteo Olinda é ponto de coleta de donativos para campanha “Alimente a Vida”

 

 

O Shopping Patteo Olinda participa da campanha solidária “Alimente a vida”, que reúne pontos de coleta nos shoppings pernambucanos para receber doações de alimentos não perecíveis. A arrecadação será para comunidades e instituições que serão identificadas e escolhidas pelo Transforma Brasil, parceira da Associação Pernambucana de Shopping Centers nesta ação. A campanha segue até o Natal. O ponto de coleta do Patteo Olinda fica na entrada principal do centro de compras, no piso térreo. Os alimentos podem ser entregues no horário de funcionamento do shopping, de segunda a sábado, das 09h às 22h, e nos domingos e feriados, das 12h às 21h.Os clientes, empresas interessadas, podem utilizar ainda o QR Code para fazer a doação em dinheiro, através de Pix para uma conta da Apesce, que será revertido para a compra de mais alimentos. O mapeamento das entregas é feito pelo Transforma Brasil e por um dos seus braços no estado, o Transforma Caruaru. A entrega em instituições e comunidades será feita logo após o Natal. “O Transforma Brasil é a maior plataforma de voluntariado do Brasil, com mais de 1 milhão de participantes e 7 mil iniciativas sociais cadastradas. O movimento soma mais de 3,5 milhões de horas de voluntariado”, explica Cristiane Magalhães, do Transforma Caruaru. O Shopping Patteo Olinda fica Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, em Casa Caiada.

 

 

Vida Saudável: Escola Eleva Recife promove primeira edição do Green Day

 

 

 

É na infância que o paladar é formado para a vida. E é pensando nisso que a Escola Eleva Recife busca ensinar aos seus alunos o poder que os alimentos têm e o porquê da importância de nos alimentarmos bem. Assim sendo, realizará em seu campus, em Boa Viagem, nesta quinta-feira (17), o Green Day.

Esse projeto é baseado na alimentação saudável e natural e acontecerá durante todo o dia, juntamente com a realização de atividades e conceitos ecológicos. “Vamos promover atividades ligadas à nutrição para os estudantes. Faremos oficinas de culinária, teremos também jogos de educação nutricional, bem como a exibição dos documentários “Muito além do peso” e “Descarte, além de visitação à horta e composteira”, explica Rafaella Perrone diretora da Escola Eleva Recife.

Uma feirinha com produtos orgânicos funcionará das 8h às 10h e das 16h às 17h30 para que alunos, pais e professores possam apreciar a oportunidade para conhecerem marcas e produtos sustentáveis e saudáveis. Ainda durante o Green Day, os alunos e professores irão juntos plantar 200 mudas de temperos e árvores na horta da escola. Acompanhe Escola Eleva: www.escolaeleva.com.br .

Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar