Coluna Em Pauta: O Recife volta a ter voos diretos de Buenos Aires

 


O Recife voltará a ter voos diretos de Buenos Aires, a partir de 03 dezembro e a Secretaria Estadual de Turismo e Lazer aposta no arquipélago Ilha de Fernando de Noronha como grande atrativo para os argentinos. Noronha, um dos principais destinos turísticos do Brasil, foi destaque no roadshow realizado pela Setur-PE na Argentina. A ação teve início na última segunda (07). A partir do mês que vem, a capital pernambucana volta a ter conexão direta para Buenos Aires, com voo operado pela companhia aérea Gol. Os argentinos vão poder conhecer melhor os grandes atrativos pernambucanos. “Noronha é sempre um sonho de consumo do público em todos os lugares que realizamos ações de divulgação do Estado, e não foi diferente aqui na Argentina. Muitos agentes pediram informações extras sobre a ilha. Estamos muito animados com o sucesso da primeira noite do roadshow na Argentina e com a volta desta conexão direta com Buenos Aires. O retorno do turista internacional será muito importante para Pernambuco”, destaca a secretária de Turismo e Lazer, Milu Megale. A estreia do roadshow foi na cidade de Mendoza, com reunião prestigiada por cem agentes de viagens e operadores da região. Durante a apresentação, Fernando de Noronha despertou interesse dos turistas do país vizinho. Nesta terça-feira (08.11), uma nova etapa da rodada se realiza em Córdoba, com mais 180 representantes do trade local. Em seguida, Rosário e Buenos Aires também receberão o roadshow, que reunirá mais de 500 profissionais e empresas já confirmados.


Obras emergenciais no Aeroporto de Noronha atingem 65% de execução

 

 

E para entrar na nova temporada onde até voos direto de Buenos Aires teremos aqui no Estado, as obras emergenciais de recuperação da pista do aeroporto de Fernando de Noronha ganham reforço e já atingiram 65% de execução. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), a equipe mobilizada para os trabalhos tem suporte de maquinário específico para as obras como retroescavadeiras, pás carregadeiras, caminhões munck, caminhões caçamba; máquinas de infravermelho e rolos compactadores, além de torres de iluminação para o trabalho noturno. Os serviços de requalificação estão sendo integralmente custeados com recursos garantidos pelo Governo do Estado face à necessidade de reconstrução da pista. A primeira frente de atuação é a recuperação da pista de pouso e decolagem, investimentos de R$ 1,2 milhão. A outra intervenção abrange a readequação da pista; requalificação do pavimento; sistema de drenagem e implantação de sinalização, com prazo de 12 meses. Para esta ação, são investidos recursos de R$ 59,9 milhões. Os serviços, tanto da obra emergencial, quanto da requalificação total do Aeroporto de Noronha, foram assinadas no dia 06 de outubro. A obra emergencial estava prevista para durar 90 dias, mas o prazo foi antecipado para o dia 30 deste mês, podendo ser concluído antes. A mobilização de insumos, montagem de usina asfáltica, treinamento de pessoal, entre outras ações já realizadas para a obra emergencial, também servirão para a requalificação completa. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) se comprometeu a vistoriar a pista de pouso assim que a obra emergencial for concluída.

 

Assunto: O mangue tecnológico vai invadir o Recife Antigo

 

O Movimento Manguebeat faz 30 anos neste 2022 e ganha espaço especial na quarta edição do REC’n’Play, de 16 a 19 próximo, promovido pelo Porto Digital e Ampla Comunicação. O mangue tecnológico vai tomar conta do Bairro do Recife. Além das apresentações de Otto, Mundo Livre S.A e Isaar no palco Recife Cidade da Música, o evento conta com trilha de conteúdo escolhida por Louise França, cantora e filha de Chico Science, e pelo produtor Paulo André Pires. Protagonista de um dos momentos de maior efervescência cultural vivido pelo Recife, na década de 1990, o Manguebeat, ao longo do seu caminho, bebeu de várias fontes de conhecimento. Foi pela inovação que o movimento se destacou e influenciou não só a cena musical pernambucana e os polos tecnológicos, mas todo o Brasil, através da sua forma de produzir uma intensa atividade cultural crítica e inovadora. E é essa diversidade de olhares que o REC’n’Play vai retratar ao longo da sua intensa e extensa programação.

Louise França ressalta a conexão entre o movimento e o REC’n’Play, assinalando que na cena mangue existia esse olhar para o futuro, para o que estava por vir, e também para as coisas que eles podiam fazer com o agora. E, segundo ela, uma curiosidade pelas possibilidades tecnológicas, que eram um assunto comum na época. “Acredito que o REC’n’Play herdou do Movimento Manguebeat essa missão de discutir e incentivar o público a repensar a cidade, as novas tecnologias, a economia criativa e a cultura. Meu pai, e de alguma forma já estava ligado com o nosso momento, chegou a usar uma camisa com um “@” em uma apresentação do Hollywood Rock de 1996”, sublinha a cantora. Sobre o que esperar da programação, Louise conta que o público encontrará cultura, arte, diversão, antigas e novas tecnologias e reflexões sobre o passado, o presente e o amanhã. “Teremos uma atividade ao ar livre guiada por Paulo André e Roger de Renor, exibição de filmes, além de bate-papos com artistas da época”, adianta. Entre as apresentações, Som na Rural + Dj Pepe Jordão, show da banda Edun Ará Sangô, vencedora do Festival Let’s Play, oficinas e lançamentos de livros.

 

Congresso Nacional em Relações Internacionais acontece no Recife

 

Desta quinta (10) até sábado (12), Recife recebe o I Congresso Nacional em Relações Internacionais (CONRI), reunindo estudantes e profissionais do Brasil para troca de experiências e conhecimento sobre Relações Internacionais e áreas afins, como Direito e Ciência Política. O evento, realizado pelo Centro Universitário Estácio Recife, contará com palestrantes renomados sobre diversos temas, como defesa, comércio exterior, meio ambiente e outros. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/3gnxSI3.O Congresso terá início às 18h30, com mesa de abertura e boas-vindas aos participantes. Às 19h, a primeira palestra será ministrada pelo Dr. Marcos Aurélio Guedes de Oliveira (UFPE), sobre “A crise internacional e a importância dos estudos das Relações Internacionais. Às 20h, o Brig. Pedro Arthur Linhares (NIFA), ministra palestra sobre “Ataques cibernéticos à infraestrutura crítica”. No segundo dia de evento, às 9h, a Ma. Ana Cristina Fonseca (UFPE e ONU), falará sobre “Organizações internacionais e o mercado de trabalho”. Às 14h, a Dra. Elia Elisa Alves (UFPB) abordará o tema “Relações Internacionais e meio-ambiente: desafios e perspectivas do século XXI”, seguida, às 15h, pelo Dr. Augusto Wagner Teixeira Júnior (UFPB), abordando a guerra da Ucrânia e os estudos estratégicos.


Após o intervalo, a agenda retorna às 16h30 com o delegado da Polícia Federal, Wagner Furtado, fala sobre “Repressão ao tráfico internacional de entorpecentes”. Às 17h30, o Dr. Rafael Mesquita (UFPE)apresenta o tema “Quais as bandeiras do Brasil na ONU? Uma análise da produção na Assembleia Geral (2000-2020)”.

Fechando o dia, às 18h30, Antônio Henrique Pires dos Santos (UFPE), falará sobre Conselho de Segurança.No último dia, às 8h, representante da Dreams Intercâmbios fará uma apresentação sobre empreendedorismo e Relações Internacionais. Às 9h, cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN farão uma demonstração de ataque cibernético. Às 10h30, o tema será imigração e refúgio, apresentado pela delegada da Polícia Federal Luciana Carvalho. Finalizando a programação, três painéis fecham o dia. Às 16h30, Cristina Pacheco (UFPB) ministrará palestra intitulada “Grande estratégia do Brasil”, seguida, às 17h30, pelo Dr. Mikelli Marzzini Lucas Alves Ribeiro (UFPE), que falará sobre “A política nas cortes internacionais de direitos humanos”. E fechando o primeiro CONRI, às 18h30, a Ma. Thays Felipe David de Oliveira (UFPE) abordará as políticas de segurança nas fronteiras. Todas as palestras serão realizadas no campus da Estácio Recife, localizado na Av. Eng. Abdias de Carvalho, nº 1678, na Madalena, Zona Oeste do Recife. O I Congresso Nacional em Relações Internacionais está sendo realizado pelo Núcleo de Estudos em Processos Cibernéticos nas Relações Internacionais (NEPCRI) da Estácio Recife. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.nepcri.com.br.

 

Oportuna agenda: 8.ª Plenária Jovem da Criança e do Adolescente do Paulista

 



O Município do Paulista recebe a 8.ª Plenária Jovem da Criança e do Adolescente do Município. O evento acontecerá na sexta (11), das 8h às 17h. A programação ocorrerá no Grupo Espírita Seara de Deus – Creche Escola Jesus de Nazaré, na Rua Walfrido Lins de Moraes, 289, Janga. Durante a plenária, às 10h30, haverá uma palestra com o juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude da Comarca do Paulista, Ricardo de Sá Leitão Alencar Júnior. O magistrado abordará o tema: A Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Tempo de Pandemia da Covid-19: Violações e Vulnerabilidades, Ações Necessárias para Reparação de Garantia de Políticas de Proteção Integral com Respeito à Diversidade. O evento será realizado pelo Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paulista (COMCAP) e tem apoio da Prefeitura do Paulista.


Mutirão contra a hanseníase amplia atendimento

 


Com o objetivo de realizar a conscientização e diagnóstico da hanseníase, a Prefeitura do Paulista integrou uma ação, na última semana, no Forte de Pau Amarelo. A iniciativa ocorreu por meio de uma parceria entre a gestão municipal e Secretaria Estadual de Saúde, através da Fundação Novartis e do Movimento de Reintegração das Pessoas Acometidas pela Hanseníase (Morhan). Durante os dois dias da ação, com o apoio de uma unidade móvel do Roda-Hans, uma equipe realizou 80 atendimentos médicos. Deste total, nove pessoas foram diagnosticadas com hanseníase, em suas diversas formas, contabilizando 11,25% de diagnósticos do número total de pessoas atendidas. Ao todo, cinco consultórios móveis foram disponibilizados para a população que buscou atendimento na carreta da Fundação Novartis, a Roda-Hans. A estrutura contou com a atuação de equipes composta por médicos e profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do NASF-AB, da Atenção Básica de Saúde do Paulista. A ação teve ainda a presença da dermatologista e hansenóloga Mecciene Mendes Rodrigues e do enfermeiro e especialista em hanseníase, Randal de Medeiros Garcia, que é coordenador do Núcleo Morhan – Recife. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde do Paulista, Manuella Falcão, existe tratamento e cura para a doença, através do SUS. “A ação foi importante para que a população tivesse acesso, por demanda espontânea, ao diagnóstico precoce da hanseníase, ao tratamento e à cura. Procure o posto de saúde mais próximo da sua casa em caso de sinal ou sintoma suspeito da doença”, destaca Manuella Falcão.

 

Paulista homologa parcerias para regionalização de maternidade

 



É uma boa iniciativa e oportuna parceria: Representantes da Prefeitura do Paulista assinaram no Ministério Público de Pernambuco termo de pactuação para formação de um consórcio para utilização de uma maternidade com outras cidades do Litoral do Norte. O acordo foi assinado pela procuradora geral do Paulista, Flávia Novelino, representando o prefeito Yves Ribeiro. A parceria movimenta as participações da Secretaria de Saúde do Estado, Ministério Público e as prefeituras do Paulista, Itamaracá, Itapissuma e Abreu e Lima. O termo prevê a reativação da Maternidade de Abreu e Lima. A unidade de saúde atenderá gestantes das quatro cidades que compõem a regionalização. O prédio passará por manutenção e deve voltar a funcionar em três meses, sob a administração do Governo do Estado.“Preocupado com as mulheres do Paulista, o prefeito Yves Ribeiro foi sensível e aderiu ao consórcio para acolher as gestantes da cidade, que muitas vezes percorrem grandes distâncias para ter os seus filhos”, destacou a procuradora geral da Prefeitura do Paulista, Flávia Novelino.

A reunião foi presidida pela promotora do Ministério Público, Fabiana Seabra, com a presença da promotora de Justiça da 4.ª Promotoria de Justiça da Defesa da Cidadania do Paulista, Mirella Laupmam, de Socorro Fontinele e Flávia Novelino, secretária de Saúde e procuradora geral do Paulista. Um terreno já está sendo desapropriado pela Prefeitura, no Paulista, para acomodar as instalações da unidade de saúde. O processo vem sendo monitorado pela Procuradoria Geral com a chancela do prefeito Yves Ribeiro e a futura maternidade será erguida às margens da PE-22.

 

Lar de Clara recebe atividades recreativas e educativas

 

 


O Lar de Clara vai receber, nesta quinta-feira (10) um dia de atividades recreativas. Mais de 280 crianças serão contempladas com brincadeiras e apresentações culturais. A programação é resultado de parceria entre a Secretaria Executiva de Defesa Civil com o Banco de Alimentos. Será, sem dúvida. Um dia especial para a gurizada ali acolhida pelo Lar de Clara. A instituição social, que fica em Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho, vai receber a Oficina Infantil de Defesa Civil. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Executiva de Defesa Civil, tem parceria com o Banco de Alimentos do Sesc. Das 9h às 12h, as crianças terão brincadeiras, recreação e momentos de aprendizado. Elas vão receber também treinamento sobre primeiros socorros e incêndio, assistir à apresentação teatral “Lixo no lixo” e participar de banho de neblina, cabo de guerra e atividades esportivas. O público infantil também poderá trabalhar sua relação com os alimentos por meio de jogos lúdicos, como dominó e quebra-cabeça. “São formas leves e divertidas que permitem às crianças conhecerem melhor os alimentos, quebrarem preconceitos e começarem a entender a importância de uma alimentação nutritiva e saudável”, comenta a nutricionista do Sesc, Amanda Galdino. O Chefe de Casa Militar, Coronel Carlos José, destaca a importância destas atividades lúdicas para educação ambiental de crianças. “É necessário cada vez mais trabalharmos na educação de crianças e despertar nelas consciência de que devemos cuidar do meio ambientes. Através da arte, elas adquirem conhecimento com diversão”, afirma.

 

Nx Boats Summer Day

 



Os empresários Jonas e Elizabeth Moura armam evento náutico grandioso, dia 26, às 13h, no Amura Carneiros, na Praia de Tamandaré), para brindar os oito anos de sucesso do estaleiro pernambucano Nx Boats. celebram a data lançando a mais nova embarcação fabricada em nosso Estado. O Summer Day reunirá 300 convidados especiais e conta com patrocínios das poderosas marcas Volvo Penta, XP Unique e Fiori Jeep. O evento tem atrações musicais como Rafa Cout, gastronomia do Tapa de Cuadril e leva assinatura na sua produção global da empresária de eventos e consultoria Roseane Cabral.


Redação com veículos e assessorias- Fotos- Divulgação

Email: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar