Para maratonar: Quando os vizinhos se tornam problemas

 

De “Os Simpsons” a “The Big Bang Theory”, passando por “Friends” ou “Seinfeld”, a relação de vizinhos nem sempre são amáveis como mostra a recém-lançada série de sucesso “Bem-Vindos à Vizinhança” (Netflix), suspense do festejado Ryan Murphy -que curiosamente parte de uma história real e tem no elenco a sumida Mia Farrow que se tornou referência em filmes tidos como de terror como o Bebê de Rosemary. Nesta produção um jovem casal se muda para um prédio que aos poucos revela vizinhos um tanto estranhos. Grávida e se sentindo isolada, ela começa a duvidar de sua sanidade e, perto do parto, descobre que alguns moradores fazem parte de uma seita satânica. Clássico do terror dirigido por Roman Polanski, com Farrow no papel principal.

Vizinhos, portanto, geram prazeres, mas também dores de cabeça, na vida real ou nas telas. Aqui algumas dicas de produções nessa temática para o fim de semana. Junto da TV e longe dos vizinhos, sugestões seguindo a pauta de filmes e séries tendo como tema ” queridos e odiados vizinhos”:

Bem-Vindos à Vizinhança

O que parecia um sonho se torna um pesadelo. Um casal com dois filhos torra as economias para comprar uma bela casa, no subúrbio de Nova Jersey. Mal chegam na casa e começam a receber cartas assustadoras de alguém que se identifica como The Watcher (o observador). Os vizinhos mais próximos. Viram suspeitos. Enquanto tentam descobrir o autor das misteriosas cartas, passam por situações sinistras, às vezes dentro do próprio imóvel. É a nova criação de sucesso de Ryan Murphy. O climão de suspense e paranoia é acentuado pela boa atuação de Naomi Watts e Bobby Cannavale em uma trama inspirada em história real. Mia Farrow presente no time dos vizinhos esquisitos. Na Netflix.

 

Edward Mãos de Tesoura



Uma vendedora de cosméticos que bate de porta em porta encontra em um castelo abandonado o jovem Edward, que mora sozinho e tem lâminas no lugar das mãos. O criador-cientista morreu antes de conseguir trocá-las. Assim, a jovem o leva para casa. Edward se apaixona pela filha dela e entra em contato com vizinhos peculiares, que exploram seu talento, mas também passam a persegui-lo quando ele não é mais “conveniente”. Uma fábula com Johnny Depp, Winona Ryder, assinatura de Tim Burton. Netflix.


O Homem ao Lado

Leonardo é um designer de móveis intelectual, que mora em La Plata, na única casa do país projetada pelo arquiteto modernista Le Corbusier. No entanto, o vizinho Victor abre um buraco na parede para instalar uma janela bem em frente à casa. Leonardo considera a obra uma invasão de privacidade e, assim, começa a guerra fria entre os vizinhos. Apesar de o resumo ter cara de comédia, a trama pula espertamente do cômico para o dramático. No Belas Artes à la Carte.

A Hora do Espanto

Um adolescente viciado em programas de terror descobre que seu novo e charmoso vizinho é um vampiro, mas ninguém acredita. Após sua namorada ser atacada, ele consegue convencer um veterano astro de filmes de terror a ajudá-lo no resgate. Versão moderna e pop para a história de Drácula, sucesso nos anos 1980 -quando os vampiros não brilhavam no sol. Netflix.

Janela Indiscreta



O suspense de Alfred Hitchcock continua insuperável no quesito “espiando o vizinho alheio suspeito”. James Stewart) passa a usar suas lentes para observar os vizinhos enquanto se recupera de uma perna quebrada. Para consolá-lo, o pobrezinho tem apenas Grace Kelly como namorada. Porém, Jeffries acredita que um homem no prédio em frente cometeu um assassinato, e tenta provar o crime mesmo na cadeira de rodas. O clássico não está incluído em nenhum catálogo, mas é possível alugá-lo PrimeVideo.

 

Mais que Amigos: Vizinhos

Com as ruas de Paris desertas pelo lockdown provocado pela pandemia, o filme acompanha um grupo de vizinhos isolados em um prédio, na 8 Rue de l’Humanité (título original). Entre eles, o hipocondríaco Martin que vive com a mulher e a filha e leva as medidas sanitárias bem a sério. Também tem Tony, que acha que a Covid é boa porque elimina os velhos e fecha restaurantes, assim ele pode abrir mais lojas de cigarros eletrônicos. Aos poucos, os vizinhos se veem forçados a se conhecer um pouco melhor nesta comédia francesa. Netflix.


A Mulher na Janela

Uma psicóloga infantil que sofre de agorafobia (medo de ter ansiedade ou pânico em público) mora sozinha em um grande apartamento em Manhattan, onde passa as noites à base de remédios e taças de vinho. Ao ficar amiga da nova vizinha, passa a observar pela janela as discussões entre ela e o marido, na casa em frente. Quando acredita que testemunhou o assassinato da amiga, chama a polícia, mas sua versão é desacreditada. Janela Indiscreta” pulam na tela neste filme dirigido por Joe Wright com grande elenco: Julianne Moore, Gary Oldman e Anthony Mackie. Netflix.


Only Murders in the Building

Vizinhos em um grande edifício de classe média-alta, Steve Martin, Martin Short e Selena Gomez não têm nada em comum, a não ser pelo fato de serem fãs de podcasts de “true crime”. Quando um assassinato acontece no prédio, o trio se reúne para investigar e lançar seu próprio podcast. Episódios curtos e divertidos, com elenco em sintonia. A segunda temporada, lançada recentemente, é cheia de autorreferências, mas a primeira é melhor. Star+.

 

O Clube da Meia-Noite

Uma adolescente brilhante vê o sonho de ir para a universidade interrompido ao ser diagnosticada com câncer terminal. Após iniciar o tratamento, ela encontra um hospital/asilo para jovens em condições semelhantes e resolve internar-se no local. Lá, os hóspedes teens se reúnem no porão para contar histórias aterrorizantes e fazer um pacto: quem morrer primeiro deve deixar um sinal de vida após a morte para os demais. Uma série de terror com toques de “além da imaginação”. A curiosidade no elenco é a presença de Heather Langenkamp (a adolescente perseguida em Hora do Pesadelo”, de 1984) como a diretora do hospital. Netflix.

 

Redação com veículos – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogddellas.com.br

 

Compartilhar