Raquel larga na frente, mas Marília tem tempo para reagir

 

“Raquel virou o jogo nesse início de segundo turno e larga forte”. A observação é do diretor do instituto Real Time Big Data, Lucas Thret Sahel, falando do resultado da primeira pesquisa do instituto divulgada esta terça-feira que apontou Raquel Lyra com 54% das intenções de voto e Marília Arraes com 35%. Considerando que a candidata do PSDB chegou 3 pontos atrás de Marília no primeiro turno, em pouco mais de uma semana ela teria tirado a diferença e crescido além do esperado. A candidata do Solidariedade, por sua vez, que teve quase 24% no primeiro turno cresceu no mesmo período 11 pontos. A diferença entre as duas hoje seria de 19 pontos.

Não durou muito e à noite, o IPEC/Rede Globo confirmou o favoritismo de Raquel, apontando-a com 50% das intenções de voto e Marília com 42%. Só que neste caso, apesar de bem na frente, Raquel está 8 pontos à frente de Marília. Mesmo com a diferença entre os dois institutos, apesar de o dia de ontem, no comando da campanha de Raquel, ter sido de comemoração contida, no da campanha de Marilia foi de preocupação. Ninguém, porém, cantou vitória. Muito menos derrota.

O motivo pode ser sentido na Assembléia Legislativa onde todos os lados da moeda estão representados. Deputados que apoiam Raquel ficaram satisfeitos com o resultado mas evitaram explicitar isso, dizendo que eleição só se ganha no dia e é preciso trabalhar bastante para chegar até lá. Já deputados estaduais do PSB, que acreditam na virada e vitória de Marília, por conta da força do ex-presidente Lula, lembravam que este ano a votação em segundo turno é, pela primeira vez, 30 dias depois do primeiro turno, havendo tempo para reações. “Tem muita água para rolar por baixo da ponte. A eleição vai apertar “, comentou um deles.

PSB e Marília juntos na sexta

Embora tenha manifestado desconforto com a presença do PSB em seu palanque, a candidata Marília Arraes não vai poder fugir de uma saia justa esta sexta-feira quando Lula vai estar no Recife para caminhar no centro da cidade. Está confirmada a presença no ato do governador Paulo Câmara, prefeito João Campos e, naturalmente, de Marília e Danilo Cabral, que trocaram farpas no primeiro turno.

Paulo antecipa que subirá no palanque dela

O governador Paulo Câmara foi curto e grosso no final do encontro em Gravatá, ontem, com prefeitos e lideranças do interior. Indagado pelos jornalistas se estaria com Marília na campanha de segundo turno afirmou: “tudo que fizemos desde o início da pré-campanha foi para favorecer o ex-presidente Lula. Então subirei sim (no palanque de Marília) – concluiu


Miguel com pneumonia

O ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho está no estaleiro. Ontem, em suas redes sociais, ele comunicou aos seguidores que foi diagnosticado com pneumonia e se encontra em casa, em tratamento médico e repouso. Disse que vai participar da campanha em segundo turno, tão logo seja liberado pelos médicos. Miguel apoia a candidata Raquel Lyra a governadora.

Apoio pela Internet

Têm sido tão constantes os apoios a Raquel Lyra nesse segundo turno que o comando da campanha tem tomado conhecimento de alguns deles pela Internet. Grupos políticos do interior mais distante, na dificuldade de se deslocar logo para a capital, anunciam nos blogs e redes sociais de seus municípios a decisão e só dois a três dias depois chegam a Recife para tirar a tradicional foto com Priscila Krause e Daniel Coelho, já que Raquel não está podendo atender a todos.

Lula pede voto para Marília na TV

Chegou esta terça-feira ao comando da campanha de Marília o primeiro vídeo do presidente Lula pedindo votos para ela. Na mensagem depois de agradecer os votos dos pernambucanos no primeiro turno e pedir empenho neste segundo turno, Lula afirma “ös pernambucanos têm lado e é o lado da democracia. É hora de eleger Marília governadora e Lula presidente”.

Pergunta que não quer calar: Lula não conseguiu transferir votos suficientes para Danilo no primeiro turno. Terá mais força neste segundo para ajudar Marília?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar