Frente popular que comandou o poder estadual por 16 anos acabou ontem

A Frente Popular de Pernambuco, que foi formada pelo ex-governador Eduardo Campos e administrou com mão de ferro a política pernambucana por 16 anos deu esta quarta-feira seu último suspiro quando, sem ouvir o PSB, os oito partidos que obedeceram a uma só voz de comando todo esse tempo, resolveram, a seu modo, decidir o caminho a tomar neste segundo turno para governador: PDT, PCdoB e Republicamos decidiram apoiar a candidatura de Marília Arraes e o MDB anunciou apoio a Raquel Lyra através do senador Jarbas Vasconcelos e do presidente estadual Raul Henry.

O PSB, o outrora comandante da frente, ruma para a neutralidade na eleição estadual e, informalmente, está liberando seus próprios quadros para apoiar quem desejar no estado. A única coisa que exige é o engajamento à candidatura de Lula. O PT que, nesses 16 anos, esteve na Frente, com altos e baixos, reúne-se esta quinta à noite para resolver se apoia Marília, Raquel ou fica neutro. Também não está afastada a possibilidade de, em último caso, e havendo concordância, propor dois palanques para Lula no estado: um com Raquel e outro com Marília, como aconteceu em 2006 quando ele esteve com os candidatos a governador Eduardo Campos (PSB) e Humberto Costa (PT).

O presidente estadual do PT, deputado Doriel Barros, disse ao blogdellas que o partido aguarda o que Lula vai decidir: “neste momento nossa prioridade é ele e mais ninguém “e explicou que qualquer uma das soluções acima, vinda de Lula, será acatada por todos do partido”. Outro dirigente petista Oscar Barreto foi ainda mais claro “apoiamos Danilo por recomendação de Lula. Foi ele que definiu nosso caminho no primeiro turno e vai definir agora”. A senadora eleita Teresa Leitão tem a mesma opinião: “vou seguir o meu partido, como sempre fiz, o que desejamos é ampliar a votação de Lula no estado”. 

Marília amplia apoios e Raquel também

– “Nas próximas 48 horas vai ter muita novidade em Pernambuco” – disse ontem um prefeito do PSB, adiantando que no máximo até sábado os palanques vão estar formados no estado. Ontem apoios se multiplicaram nos dois lados. Marília recebeu a adesão do PDT, PCdoB e Republicanos e Raquel do senador Jarbas Vasconcelos e do MDB. Da mesma maneira que Marília está conquistando prefeitos, ontem Raquel começou a fechar o apoio da Mata Norte com a chegada a seu palanque dos prefeitos Manoel Botafogo de Carpina e Judite Botafogo, de Lagoa do Carro. Hoje deve receber apoio do deputado estadual Antonio Moraes e dos prefeitos que o apoiaram na mesma região. Vários prefeitos do agreste também se juntaram à ex-prefeita.

PSB começa a rachar

A neutralidade do PSB está mostrando que o partido começou a rachar em sua base. O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, e todo o seu grupo, apoiaram Marília e o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, arraesista histórico, ficou com Raquel.  Daqui para a frente a divisão vai se aprofundar até porque, como lembrou ontem um dirigente partidário, a questão municipal é mais forte do que a estadual. “A esta altura na medida em que um prefeito apoia uma candidata, a oposição ao prefeito fica com a outra”. Há casos, porém, de Câmaras Municipais que estão ficando independentes. O presidente da Câmara de Jaboatão, Adeildo da Igreja, apoiou Raquel acompanhado de mais 15 vereadores.

Deputados ouvem bases antes de resolver

Ontem vários deputados estaduais eleitos estavam em suas bases ouvindo prefeitos, vereadores e outras lideranças municipais para definir o rumo no segundo turno. Um deles, do PSB, foi enfático “meus prefeitos, não vou negar, nesse momento defendem o nome de Raquel, mas ainda vamos aguardar o que o partido vai nos dizer. Eles foram leais a Danilo no momento que foi preciso e têm o direito de opinar e de consideração e compreensão partidária”. Esse mesmo prefeito disse que “grupos que apoiaram Marília nos municípios são de oposição ao prefeito e a conciliação passa a ser muito difícil e espinhosa.”

Pergunta que não quer calar: Lula vai conseguir subir em dois palanques em Pernambuco?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar