Dica: ‘Eike – Tudo ou nada’

Realização envolvente, que ganha com o rendimento do elenco: Nelson Freitas dá vazão às catarses de Eike Batista. O homem que foi um dos mais ricos do mundo, conforme apresentado neste filme de Andradina Azevedo e Dida Andrade, não poupa esforços para concretizar suas maiores ambições. Portanto tal e qual acreditamos conhecer o brasileirodas revistas e entrevistas. Alguém que não aceita limites. Com ele era tudo ou nada realmente.

Tal qual um personagem de tragédia, sua derrocada parece resultar da falta de medida e dos erros de avaliação em relação aos que o cercam. Eike (interpretado por Nelson Freitas) se mostra cego diante de manifestações de sinceridade, a exemplo dos conselhos do narrador da história, Benigno (Thelmo Fernandes), um amigo fiel, qualidade rara num meio em que os interesses econômicos vêm em primeiríssimo lugar. Os diretores, responsáveis pelo roteiro (baseado no livro homônimo de Malu Gaspar), fazem dele uma figura multifacetada. Ousado, visionário e sedutor.

Eike Batista virou uma lenda no universo dos negócios brasileiros. Se torna bilionário, atingindo o posto de sétimo mais rico do mundo. Criou, a OGX, poderosa no ramo do petróleo como integrantes de uma família. Levou anos seguindo uma realidade de maneira prática e, ao mesmo tempo, delirante. O filme trata da ascensão vertiginosa e queda meteórica na trajetória do empresário, concentrada entre 2006 e 2017. Como costuma acontecer, o panorama, ainda que breve, reúne uma variedade de assuntos – no caso, as trocas de favores nos bastidores políticos, a euforia e o desespero do cidadão que apostou em Eike e acontecimento Luma de Oliveira na sua vida, abordado rapidamente. Apesar das restrições, “Eike – Tudo ou nada” bate na tela como uma realização envolvente, que ganha com o rendimento do elenco. Nelson Freitas entrega um Eike sem ceder ao exagero que lhe é peculiar. Os desempenhos do restante do elenco merecem aplausos. Vale conferir. Seja por
curiosidade ou por desejo de conhecer uma real história, intrigante do nosso tempo.

O filme poderá ser assistido exclusivamente nos cinemas brasileiros desde essa última quinta-feira, 22. ‘Eike – Tudo ou Nada’.

Redação com veículos e assessoria – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogddellas.com.br

Compartilhar