Pernambuco pode triplicar bancada feminina na Câmara Federal

 

Com 474 candidatos a deputado federal dos quais 30% são mulheres – em torno de 140 – Pernambuco, que só tem uma deputada federal – a candidata a governadora Marilia Arraes – pode triplicar a representação feminina na Câmara Federal este ano. Nos levantamentos realizados por deputados estaduais que entendem da matemática eleitoral, as mais cotadas para chegar lá são: Maria Arraes (Solidariedade), Clarissa Tércio (PP) e Iza Arruda (MDB).

Maria é irmã de Marília e conta com o apoio dos eleitores tradicionais dela. Além disso, como candidata a governadora e permanecendo no topo das pesquisas, Marília pode contribuir para aumentar em muito os votos de legenda do Solidariedade, levando o partido a fazer uma bancada maior do que a atual cujo único representante era o deputado federal Augusto Coutinho, hoje no partido Republicanos. Maria nunca disputou mandatos mas tem estado em todos os municípios com a irmã e é também chamada pelos eleitores de “neta de Arraes”. Nos corredores da Alepe comenta-se que ela deve herdar os votos do arraesismo.

Clarissa Tércio deve ter mais de 200 mil votos, também pelas contas dos deputados estaduais. Ela se destaca pela defesa da pauta de costumes na Assembléia – exerce seu primeiro mandato estadual – e tem ocupado espaço importante na TV ao lado do marido, pastor Junior Tércio, atual vereador do Recife e candidato a estadual.

Iza Arruda é fisioterapeuta e professora universitária, e natural de Vitória de Santo Antão, onde reside. Confiante, se coloca como “a primeira mulher residente no interior a ter condições de ocupar uma cadeira na Câmara Federal” (a ex-deputada federal Cristina Tavares nasceu em Garanhuns, mas era uma política identificada com o Recife). Iza nunca disputou mandatos, mas o pai, professor Paulo Roberto Arruda, é o atual prefeito de Vitória de Santo Antão e tem mais de 90% de aprovação. Como Vitória sempre teve pelo menos dois deputados estaduais da terra e nenhum federal ela está preenchendo o vácuo e pode chegar lá. Sua campanha se espalha por mais de 90 municípios indo da capital ao sertão.

Da direita à esquerda

Se eleitas, as três representarão os três principais espectros ideológicos. Maria será uma deputada de esquerda, como a irmã e o avô. Clarissa será, em dúvida, a representante dos conservadores. Evangélica, é bolsonarista, defensora ferrenha da pauta de costumes e faz questão de ser reconhecida como tal. Ela vem ocupando importante espaço na TV ao lado do marido, pastor Junior Tércio, atual vereador do Recife e candidato a estadual, falando do “bem e do mal”. Iza é de centro-esquerda, como seu partido, o MDB de Pernambuco. Tem tido pouco espaço na TV, o que pode lhe prejudicar no voto Metropolitano.

Bolsonaristas do PP prejudicados pelo número

Com exceção de Clarissa Tércio, que já era cotada para chegar aos 200 mil votos mesmo antes de escolher o partido a que iria se filiar, os demais candidatos a deputado estadual do PP, que integram o grupo bolsonarista – Cleiton Collins, Adalto Santos e Erick Lessa – podem se prejudicar por ter o 11 como número de legenda, e não o 22, do PL, o mesmo do presidente. O candidato a governador Anderson Ferreira e o próprio Bolsonaro, nas vezes em que esteve no estado, pediu votos para o 22. Se a legenda bolsonarista ajudar mesmo, quem mais se beneficia é o deputado federal André Ferreira, irmão de Anderson, e o deputado estadual Alberto Feitosa, candidatos à reeleição, e que na TV ressaltam o 22.

Teresa e Danilo

Coisa jamais vista em Pernambuco onde, com raríssimas exceções, é o governador que elege o senador, a campanha da Frente Popular passou a ressaltar na TV e nas redes sociais que “Danilo é o candidato de Teresa”. É a tentativa final para ver se a candidata a senadora de Lula, Teresa Leitão, em primeiro lugar nas pesquisas, puxa Danilo que tem menos de 50% das intenções de voto para governador que ela tem para o senado. Mesmo que isso venha a representar pouco, qualquer quatro a cinco por cento a mais hoje pode levar um dos postulantes a governador ao segundo turno para disputar com Marília.

Fotos mostram tudo

Não precisa ir muito longe. Basta observar as fotos dos eventos dos candidatos a governador, produzidas pelas próprias assessorias, para perceber que a candidata Marília Arraes está bem à frente dos demais. Ela tem aparecido no meio de multidões. Só quem consegue rivalizar é Anderson Ferreira, quando o presidente vem por aqui, e Miguel Coelho em municípios do interior. Marília está sempre cercada por admiradores na Região Metropolitana e no interior.

Pergunta que não quer calar: Teresa Leitão vai conseguir transferir quantos votos para Danilo até o dia 02 de outubro?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar