Marília cresceu em média 3.2 pontos percentuais este mês, mas está longe da soma dos concorrentes

 

 

As pesquisas realizadas este mês sobre o cenário para governador de Pernambuco demonstram, até agora, que a candidata Marília Arraes tem 34,9% das intenções de voto, tendo crescido 3,2 pontos percentuais em relação à média de agosto que foi de 31,7%. A soma dos demais candidatos incluindo os de partidos menores é de 49,2%, o que demonstra que a eleição, ao contrário do que vem pregando a candidata do Solidariedade, não deve terminar no primeiro turno. A candidata Raquel Lyra tem 13,7%, Anderson Ferreira tem 13,3% , Danilo Cabral tem 9,7% e Miguel Coelho 9,6% ( a disputa pelo segundo lugar continua em empate técnico entre os quatro citados, com vantagem para Raquel e Anderson). Os demais candidatos somam 2,9%.

Comparando os números médios das pesquisas de agosto com o obtido até agora, Marília foi a única que cresceu fora da margem de erro no período. Em agosto, Raquel tinha 12,1% tendo ganho 1.6 pontos percentuais de lá para cá. Anderson ganhou 1.3 (tinha 12,1% em agosto), Danilo cresceu 1.5 (tinha 8,2%) e Miguel perdeu 0.4 ponto percentuais (tinha 10% em agosto). Os demais candidatos juntos saíram de 3,3% para 2,9%, com uma oscilação negativa de 0.4 pontos entre os dois levantamentos. As conclusões são do agregador de pesquisas realizado pelo economista e estatístico Maurício Romão e publicado com exclusividade pelo Blogdellas.

Os bancos e nulos que eram 11,4% em agosto são agora 8,1%, da mesma forma as pessoas que não sabem em quem votar ou não quiseram responder que, em agosto, eram 11,1% agora são 8,2%. O agregador tem sido utilizado em todo o país para fazer o somatório das pesquisas e tirar uma média. Como cada instituto tem uma técnica própria de medir as intenções de voto, havendo até pesquisas presenciais e por telefone, a melhor forma de análise está sendo o agregador.

Tropa de Danilo nas ruas

Como tinha prometido, o PSB começou ontem a intensificar a ida para as ruas de sua militância em todas as cidades do estado onde o candidato Danilo Cabral tem apoio. Como o próprio Danilo viajou para “cumprir agenda fora do estado”, segundo sua assessoria, o prefeito João Campos comandou caminhada no Bode em nome do candidato e outros prefeitos, vices, vereadores e militância fizeram o mesmo nas diversas regiões desde Araripina até a capital. A ordem é não sair das ruas até o dia 02 para tentar levar Danilo ao segundo turno.

Vereador está valendo quase igual a prefeito

Na luta por adesões de última hora para tentar subir mais uns pontinhos nas pesquisas até o dia da eleição, candidatos a governador estão anunciando com estardalhaço até o apoio de um único vereador. Houve tempo em que só quem comemorava apoio de vereadores isolados eram os candidatos a deputado estadual. Mesmo os federais só queriam contabilizar apoio de prefeitos. Agora vale tudo e têm surgido até anúncios de conquista de lideranças comunitárias.

PSOL e seu candidato a governador

João Arnaldo, candidato a governador pelo PSOL e que tem se saído bem nos debates, não conta com a total solidariedade dos candidatos a deputado da sua legenda. Um dos mais expressivos deles, o vereador do Recife Ivan Moraes fez adesivos de carro só com a sua foto e a de Lula. Pela peça fica impossível saber se o PSOL tem candidato majoritário.

Pergunta que não quer calar: quando começa a enxurrada de apoios que Marília aguarda para a reta final?

 

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar