Acontece

Pátio de São Pedro resgata sua tradição com o povo nas ruas para dançar ciranda

O fim de semana chega com uma agenda que promete movimentar o Recife: A partir das 17h30, dessa sexta -feira (02), três grupos de ciranda e a cantora Isadora Melo se apresentam na estreia do projeto Ciranda no Pátio, que retoma uma antiga tradição cultural do Pátio de São Pedro, onde o Recife encontra há séculos desde sempre suas raízes culturais. Ali já aconteceram significativos encontros musicais, de frevo, roda, samba, cirandas.

O Pátio de São Pedro, palco popular de ações de rua no passado, com essa iniciativa, com certeza volta a brilhar como polo cultural de sucesso que já foi em tempos passados. E oferecendo arte ao alcance de todos: O acesso à ciranda é gratuito.

Uma programação que promete atrair turistas e a fazer sair de casa para a roda de ciranda os que ficaram por tempos isolados devido a pandemia. Um convite a dar as mãos à nova agenda cultural da cidade. E a Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife reúne grupos de ciranda da Região Metropolitana, para apresentações gratuitas e abertas ao público.

A programação estreia caprichada e podemos dizer que feminina, apresentando em cima do palco, montado no centro do Pátio de São Pedro, as cirandas da Mestra Elisete e da Rosa Vermelha do Recife, além de Mestre Bi e a Ciranda Bela Rosa. A cantora Isadora Melo também se apresentar, promovendo o encontro entre gerações.

A Ciranda no Pátio será mensal. Resgata uma programação tradicional, oferecida nos idos de 1970, feita de dança e música. Integra uma série de ações e programações, previstas para os próximos meses, que integrarão o projeto Cultura que Toca no Pátio, convidando recifenses e visitantes de volta ao local. Sem dúvida, uma boa iniciativa.

“A retomada das atividades culturais como calendário no Pátio de São Pedro é mais um símbolo do retorno da Cultura às ruas após tantas restrições. E nada como voltar ao Pátio numa legítima ação de salvaguarda da brincadeira popular, que foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil no ano passado”, celebra a secretária de Cultura do Recife, Tayza Contagem. Para voltar a protagonizar o calendário cultural da cidade, o local tem sido alvo de intervenções públicas frequentes, ganhando desde reforço na iluminação, com direito a iluminação artística de alguns prédios, até requalificações nos espaços culturais, como a Casa do Carnaval, o Memorial Chico Science e o Memorial Luiz Gonzaga. Reforço na segurança também levará mais tranquilidade a quem sai para se divertir.

E domingo (4), tem mais programação no Pátio de São Pedro, com a apresentação de três agremiações, a partir das 14h, para embalar os frequentadores dos restaurantes e dos espaços culturais. Os domingos culturais no Pátio serão agenda fixa nos próximos meses, abrindo alas para atrações contempladas no Plano Recife AMA Carnaval.

Redação Blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogddellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *