
Danilo sai na frente de Marília e exibe Lula duas vezes em seu programa de estreia na TV

Com Marília Arraes preferindo ressaltar suas qualidades no primeiro programa eleitoral – Lula foi lembrado apenas em camisetas de alguns militantes – o candidato Danilo Cabral saiu ganhando da candidata do Solidariedade, pelo menos no primeiro dia, a luta pela imagem do ex-presidente. Além de falar de sua experiência e mostrar-se ao lado de Eduardo Campos, nos pouco mais de 4 minutos que tem no programa, Danilo chegou a exibir Lula – que tem 60% das intenções de voto no estado – duas vezes, falando diretamente ao eleitor que, com ele, fará por Pernambuco o mesmo que fez com Eduardo governador e quando encerrou o video dizendo: “Aqui em Pernambuco tenho um candidato e o nome dele é Danilo Cabral.
No mesmo compasso de Danilo, o candidato a governador Anderson Ferreira, do PL, apostou na nacionalização da campanha. No primeiro programa mostrou que tem compromisso “com projetos sociais e evangelísticos”(um aceno aos evangélicos) e que criou o Estatuto da Família com o apoio do então deputado federal Jair Bolsonaro. Exibindo-se em cultos e também falando para milhares de pessoas ele encerrou sua participação que é de apenas 44 segundos com Bolsonaro dizendo “22 para governador é Anderson Ferreira”ao que o candidato responde com o seu slogan “Simbora mudar Pernambuco”.
O programa de Marília, de pouco mais de um minuto, foi prá cima no clima de quem esta à frente nas pesquisas. Uma música falando em tempo novo esperança, paz e progresso, mulher valente e concluindo que ‘o meu Leão do Norte agora é com Marília Arraes. Raquel, com 49 minutos aproveitou muito bem o tempo e falou da sua experiência em Caruaru e da necessidade de mudar Pernambuco no vídeo é exibido seu slogan “Raquel, a mulher que Pernambuco quer”. Miguel Coelho com pouco mais de 2 minutos iniciou falando “em off” em sonhos, resistência e na necessidade de transformar a vida das pessoas. No centro de Petrolina ele diz que fez da cidade a melhor do Nordeste e foi escolhido o melhor prefeito de Pernambuco. E conclui: “Meu nome é Miguel Coelho e estou preparado ser seu governador.
Teresa e André se destacam no guia do senado
No programa destinado aos candidatos ao senado os destaques foram Teresa Leitão e André de Paula. A candidata do PT falou de sua trajetória como mãe, professora, parlamentar e do compromisso que tem com a democracia. Disse que será a primeira mulher senadora de Pernambuco e diversas vezes citou Lula. O ex-presidente, como fez com Danilo, encerra a exibição de Teresa afirmando “em Pernambuco a candidata ao senado do meu coração é Teresa Leitão”. Uma curiosidade é que Danilo não aparece em nenhum momento no tempo da sua candidata ao senado.
Senador de Marília
Ainda distante dos índices de intenção de voto de Marília Arraes, o candidato ao senado André de Paula exibiu um vídeo vibrante em que se diz senador do emprego, da justiça social que vai batalhar “pela dignidade de nossa gente, por comida na mesa do pobre e conclui “os compromissos de Marília são os compromissos do futuro senador André de Paula.
Apesar de ter falado em Marília André, que tem pouco tempo de TV, não exibiu imagem da candidata no seu tempo. O candidato Gilson Machado(PL) em sua fala curta diz que é o único apoiado por Bolsonaro em Pernambuco e no final do vídeo exibe o presidente pedindo votos para ele e dizendo seu número que é 222. O candidato Carlos Andrade Lima, da União Brasil cobrou em seu guia : “tem candidato a senador dizendo que é de Lula e outro dizendo que é de Bolsonaro. Agora eu pergunto: “quem vai ser o senador de Pernambuco? E se dispõe a ocupar o lugar.
Marília criticada duramente no debate
O senão do debate entre os candidatos a governador na Rádio Liberdade de Caruaru esta sexta-feira foi a ausência de Marília Arraes. Alegando conflitos de agenda Marília não foi, preferindo fazer uma visita ao Centro de Reabilitação e Valorização da Criança. Sua ausência causou irritação. Danilo disse que ela “desrespeita o povo de Pernambuco “e que o gesto de evitar o debate “é um ato de soberba e despreparo”. Raquel, que Danilo tentou jogar contra Marília, afirmou “é importante estar aqui sim candidato. Mas não adianta estar aqui e fingir que não se é a continuidade do governo mais rejeitado da história de Pernambuco”.
Posição dos candidatos nas pesquisas
Como faz continuadamente, este blog exibe o balanço das intenções de voto dos candidatos a governador através da média de todas as pesquisas. Comparamos as pesquisas de julho com as de agosto até agora. Marília tinha em julho 30,8%, agora tem 31,4%; Raquel tinha 13,1% e agora tem 12,1%; Anderson tinha 9,1% e no momento tem 11,9%; Miguel tinha 9,7% e agora está com 9,9%; Danilo tinha 5,4% e agora está com 7,8%.
Pergunta que não quer calar: O povo vai nacionalizar o debate em Pernambuco, como querem alguns candidatos?
E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com
Fotos: Divulgação