Cinema, Museu e Educação no InstitutoRB

 

 

Disseminar a cultura por meio de ações educativas é prática do Instituto Ricardo Brennand desde da sua abertura . E o propósito continua com a programação do CiME – Cinema, Museu e Educação, que nesta sua 9ª edição trará a exibição do curta-metragem “Rios e Serpentinas” (2016), nesta sexta (25), a partir das 15h, no auditório do centro cultural da Várzea.

 

A iniciativa é inspirado na exposição “Não Ponto de Retorno” , de artistas pernambucanos residentes na França, que se encontra em cartaz até 4 de setembro na Pinacoteca do espaço, o CiME exibirá o curta, com uma francesa em terras pernambucanas, de Arthur Diniz, roteirista, documentarista, comediógrafo e produtor cultural, que também dirigiu outros documentários como “Estação Coqueiral – Breve Elegia Urbana” (2016); “Usina Teatral” e “Arte da Palavra” (2018); a videodança “Recifechando-Voyage au monde de Pernambuco” (2019) e a série “Bagatelas” (2020). Terminada a exibição os visitantes podem visitar a mostra e apreciar ainda o vasto acervo do InstitutoRB.As inscrições para participar do CiME podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/9CiMEago2022

TSE volta a proibir celular, mesmo desligado, na cabine de votação

 

 

O plenário do TSE reverteu hoje (25), por unanimidade, flexibilização anterior e decidiu que o eleitor não pode, em hipótese alguma, levar o celular para dentro da cabine de votação, sob pena de cometer crime eleitoral e de ser conduzido pela polícia. Os aparelhos devem ser retidos pelo mesário antes que o eleitor chegue à cabine, informou o TSE. Nesta quinta, os ministros responderam a uma consulta feita pelo partido . Na norma que disciplina o pleito deste ano, foi incluído trecho segundo o qual os celulares e outros aparelhos eletrônicos “deverão ser guardados, sem manuseio na cabine de votação”.A redação é diferente da de resoluções dos pleitos anteriores, em 2018 e 2020, nas quais a previsão era de que os aparelhos ficariam sob a guarda da mesa receptora ou seriam mantidos em outro local de escolha do eleitor.

Ao responder a consulta, os ministros seguiram o entendimento do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que considerou ser impossível permitir que o eleitor mantenha o celular no bolso, por exemplo, uma vez que o mesário não poderá entrar na cabine de votação para conferir se o aparelho está ligado ou desligado. “Houve uma flexibilização do TSE em determinado momento, permitindo que se entrasse [com o celular na cabine], desde que desligado, que estivesse no bolso. Constatou-se que isso não é satisfatório, uma vez que o mesário não pode ingressar na cabine de votação, que é indevassável, para verificar se o eleitor ligou ou não o celular”, afirmou Moraes. A proibição de uso de celulares, ou de qualquer outro equipamento capaz de registrar ou transmitir o ato de votação, foi aprovada pelo Congresso em função do risco de quebra do sigilo do voto. Por essa razão, Moraes mencionou que o eleitor que desrespeitar a determinação e entrar na cabine com celular, poderá ser enquadrado no Artigo 312 do Código Eleitoral, que prevê pena de até dois anos de detenção para quem “violar ou tentar violar o sigilo do voto”.

De acordo com Moraes, comandantes das polícias militares de alguns estados manifestaram ontem (24), em reunião na sede do TSE, preocupação com a violação do sigilo do voto, por exemplo, em regiões de milícias, onde o eleitor poderia ser obrigado a registrar se votou em quem os criminosos determinaram. Após a manifestação de Moraes, os demais ministros seguiram integralmente o entendimento, incluindo o relator da consulta, Sergio Banhos. Uma campanha educativa deverá ser elaborada de imediato pelo TSE para informar o eleitor sobre a proibição, incluindo cartazes a serem afixados nas seções eleitorais. Ficou determinado ainda que os mesários podem e devem reter celular ou qualquer outro aparelho capaz de registrar ou transmitir o voto. A resolução sobre o assunto será modificada na sessão plenária da próxima terça-feira, de modo a não gerar dúvidas, decidiram os ministros.

Detector de metais: Também por unanimidade, os ministros do TSE decidiram ser possível o uso de detectores de metais nas seções eleitorais, desde que a medida seja justificada pelo juiz eleitoral diante de alguma situação excepcional. “Sabemos que, no Brasil, nós temos, em algumas jurisdições eleitorais, situações precárias, e não podemos deixar o juiz eleitoral sem essa ressalva necessária”, disse a ministra Cármen Lúcia durante o julgamento.

Olinda movimenta educação ambiental em escolas públicas e privadas

 

Os estudantes olindenses vão participar de palestras sobre reciclagem e atividades lúdicas.A Secretaria Executiva de Planejamento Ambiental de Olinda retoma um trabalho educativo de conscientização ambiental voltado para crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas na cidade. O próximo encontro será na próxima quarta-feira (31.08), no Colégio e Curso Universo, em Rio Doce, com a visita de biólogos, pedagogos, engenheiros florestais, além de toda equipe de capacitação.O desejo na rede de ensino é estabelecer uma relação mais saudável entre homem e natureza e ainda proporcionar aos alunos a compreensão de que o futuro da humanidade depende dessa ação integrada.

“Já que a escola é um espaço privilegiado de construção de conhecimento, de acordo com a faixa etária das crianças, trabalhamos nas práticas de valores às responsabilidades individuais e coletivas envolvendo a problemática sobre o meio ambiente”, afirma o biólogo Jairo Amaro.Durante a visita dos técnicos ambientais, cerca de 40 estudantes por escola participam de atividades lúdicas, jogos e dinâmicas e podem tirar dúvidas sobre diversos temas como o que fazer com os resíduos sólidos, a geração, destinação e a importância da reciclagem desse material dentro de casa e na rua. Esse trabalho já beneficiou 120 escolas olindenses. Os gestores e professores das instituições do município de Olinda e particulares podem solicitar a visita para ações educativas pelo e-mail planejamentoambientalolinda@gmail.com

Grupo Parvi inaugura loja Toyota Empilhadeiras no Recife

 

Braço do Grupo Parvi, a Parvi Logística, de Pedro Schwambach, ampliou a atuação nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe com a inauguração, neste mês de agosto, de nova concessionária Toyota Empilhadeiras, representante exclusiva da marca na região. Localizada na Estrada do Bongi, aqui no Recife, a empresa tem como carro-chefe a venda de empilhadeiras elétricas e à combustão, peças originais e serviços, entre eles reforma de máquinas, manutenção preventiva e corretiva com atendimento in loco ao cliente, além de locação de equipamentos. A proposta diferencial, reforça o Grupo, é disponibilizar atendimento técnico e consultoria especializados em soluções logísticas que otimizem a produtividade e excelência dos clientes.

Porto do Recife ganhará novo museu

 

O Governo de Pernambuco autorizou, nesta quarta-feira (24), o início das obras de instalação do novo Museu do Porto do Recife. Serão investidos mais de R$ 171 mil na requalificação do imóvel adjacente ao prédio da administração, que será aberto ao público com o objetivo de resgatar a história da empresa e contribuir com o turismo na área. A previsão é de que as intervenções sejam finalizadas em outubro deste ano. “É uma maneira de contar a história de Pernambuco, do Recife e dessa instituição tão importante. Tudo começou aqui e nada mais justo do que resgatar essa memória. Além disso, será mais uma oportunidade para que as pessoas conheçam essa trajetória, fomentando o setor turístico”, afirmou o governador Paulo Câmara.

A estrutura contará com mobilidade e acesso independente, a fim de facilitar a visitação. Dessa maneira, o projeto privilegia a acessibilidade, com amplitude e materiais adequados, projeto de iluminação, climatização, nova rede hidráulica, piso em porcelanato acetinado, lavabo, entre outros aspectos. De acordo com o presidente da instituição, Tito Moraes, a iniciativa é um momento marcante e muito celebrado pela comunidade portuária. “Sabemos da importância dos museus para as instituições, e o Porto do Recife carrega muita história. Esta é uma forma de isso ser reconhecido e qualificado”, comemorou.

Contribuinte do Paulista pode saldar dívidas até 100% de descontos nos juros e multas

 

A Secretaria de Finanças do Paulista inicia nesta quinta-feira, 25, o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) 2022. O objetivo é oferecer ao contribuinte facilidades para quitar os débitos lançados até 31/12/2021. O público terá até o dia 31/10 para solicitar o parcelamento. A iniciativa facilita a quitação de dívidas com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), ISS, Taxa de Limpeza Pública, entre outros. A medida cumpre uma exigência do Tribunal de Contas do Estado para a recuperação da receita de forma administrativa. Para aderir à REFIS e poder parcelar as dívidas, em até 36 vezes, é preciso estar em dia com o IPTU 2022. Por meio do programa, o cidadão pode realizar o parcelamento com desconto, a depender da quantidade de parcelas escolhidas no momento da adesão. Caso seja pago à vista, o desconto é de 100% nas multas e juros; em 12 vezes, o desconto é de 75% nas multas e juros; em 24 vezes, são 50% de desconto nas multas e juros; e por fim, caso opte por quitar em 36 vezes, serão 25% de descontos nas multas e juros.

“O prefeito Yves Ribeiro enviou um projeto para a Câmara de Vereadores, onde já foi aprovado e sancionado por ele. Devido à preocupação com o momento econômico e com a inadimplência, o gestor resolveu dar um desconto muito bom para que as pessoas fiquem em dia com o município”, destacou o secretário-executivo de Finanças, Methodio Barroso. Ele ressaltou ainda que a partir do momento em que a população fica em dia com os tributos, isso volta em obras, em melhorias na educação, na saúde; com reforma de praças, de escolas, postos de saúde.

A secretária de Finanças do Paulista, Luzia Santos, também ressaltou a importância de o contribuinte estar em dias com o município. “A recuperação fiscal é importante porque é uma forma de a pessoa limpar o nome, pois não tem coisa melhor. Então, ela vai ficar quite com as dívidas, ao mesmo tempo em que vai aumentar a arrecadação municipal, o que vai retornar como obras e serviços para o benefício da população”, concluiu. O projeto de Lei de nº 5113/2022, de autoria do Executivo municipal, seguiu para a Câmara dos Vereadores do Paulista, onde foi aprovado. Depois disso, a lei foi sancionada pelo prefeito Yves Ribeiro, no último dia 10 de agosto. Para poder solicitar o parcelamento por meio da REFIS, o cidadão deve se dirigir até a Secretaria de Finanças, localizada no Paulista Shopping North Way, loja 08, piso térreo, no Centro de Paulista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. No momento da adesão, é preciso estar em mãos com documento de identificação com foto, CPF, além da documentação de posse ou título de propriedade do imóvel. Para mais informações, o contribuinte pode ligar para o (81) 99635-0491 ou falar pelo WhatsApp através do (81) 99635-0589.

Crianças e adolescentes recebem atendimento de saúde no terreiro de pai Beto

 

Em uma ação voltada para crianças e adolescentes do Centro Africano Nossa Senhora da Conceição, do terreiro do Pai Carnal Beto de Yemanjá Sabá, localizado em Caixa D’água, a Secretaria de Saúde de Olinda realizou 311 atendimentos. A atividade, na última terça-feira integra a programação das Diretorias de Políticas Estratégicas, da Atenção Básica, com apoio das Coordenações Saúde da Criança e da Coordenação da Saúde da População Negra do município. Foram realizados vários serviços de saúde com foco nas crianças e adolescentes como avaliação nutricional , teste rápido de hepatite B/C , teste rápido de HIV , HGT , consulta médica, citologia , avaliação de saúde bucal e aplicação de flúor.Também aplicaram vacinas de gripe em crianças e adultos , além de imunização contra covid-19 em adultos , crianças , e adolescentes, bem como aferição de pressão arterial . A próxima ação será no dia 5 de setembro, no Quilombo Urbano de Xambá, Rua Severina Paraíso, 65, Portão do Gelo, São Benedito.

Influencer Silvia Braz, novo rosto na publicidade da Kopenhagen

 

 

Mirando no autoconsumo e no rejuvenescimento do público, a Kopenhagen, marca referência em chocolates finos há 94 anos, lançou recentemente, uma campanha apresentando as novas diretrizes de posicionamento e de linguagem da empresa. A marca aposta nesse movimento para aumentar a penetração e a frequência no consumo no Brasil e também mira no público do Nordeste. E para estrelar a campanha, a Kopenhagen convidou uma das maiores influencer da atualidade no Brasil, sucesso nas redes sociais e nos negócios da moda , Silvia Braz, um exemplo forte de elegância e simpatia, para ser a principal embaixadora.

Casamento coletivo gratuito promovido pelo TJPE, nesta sexta-feira em Paulista

 

 

O TJPE, através do Centro de Conciliação e Cidadania – CEJUSC, com apoio da Prefeitura do Paulista e de instituições públicas e privadas, promove junto com os 3 cartórios da cidade, o 1º Casamento Coletivo Gratuito presencial , nesta sexta-feira (26 de agosto), às 11h. A cerimônia acontecerá no Clube Municipal de Paratibe, na Rua Dr. José Mariano. São 82 casais que se inscreveram para o evento. Eles receberão gratuitamente os serviços de maquiagem e barbearia.

O juiz celebrante, Dr. Ricardo de Sá Leitão Alencar Junior, coordenador do CEJUSC Paulista, explica que “eventos assim devem se multiplicar no estado, tanto para oportunizar um maior número de casamentos, represados em razão da pandemia, quanto para oferecer às famílias facilidades para formalizar suas uniões. Todos os esforços empenhados objetivam dignificar essa parcela da população e também promover cidadania no município ”, afirmou

Redação com veículos e assessorias – Foto: Divulgação

Compartilhar