O Censo 2022 avança por áreas indígenas

 


O Censo 2022 começou ontem (10) nos territórios indígenas e vai até 31 de outubro. Serão recenseados os indígenas residentes dentro ou fora de suas terras, em áreas urbanas ou rurais, além dos provenientes de outros países. Todas as comunidades e aldeias, independentemente de terem sido ou não previamente mapeadas, vão ser visitadas.

A primeira etapa é explicar o Censo Demográfico para as lideranças indígenas e sensibilizá-las para permitir a entrada dos recenseadores nas aldeias. O gerente de territórios tradicionais e áreas protegidas do IBGE, Fernando Damasco, destacou a necessidade de uma chegada respeitosa. “A liderança tem papel fundamental no processo, para explicar à comunidade a importância da pesquisa e para que ninguém tenha medo de responder porque as informações são protegidas”, disse o gerente.

A segunda atividade será a aplicação de questionário sobre a aldeia ou a comunidade, com perguntas sobre a infraestrutura, o acesso aos recursos naturais, à educação, à saúde, hábitos e práticas. Em seguida, os recenseadores vão visitar todas as habitações para fazer as entrevistas com as famílias residentes. De acordo com o IBGE, por indígena entende-se a pessoa que se autoidentifica assim. “O recenseador ou qualquer outra pessoa da equipe de coleta não pode questionar o informante nem colocar em dúvida sua declaração”.Segundo o IBGE, o Censo de 2010 foi o primeiro que registrou a quantidade de etnias e de línguas indígenas existentes no Brasil. Foram contados 896,9 mil indígenas, de 305 etnias ou povos e falantes de 274 línguas indígenas.

Exposição e encontro de carros antigos no Shopping Patteo

 

 

Até o dia 14 de agosto, os amantes de carros antigos poderão conferir, no Shopping Patteo Olinda, uma exposição com 13 veículos clássicos, entre eles Chevette, Puma, Maverick GT, Corcel, Rural, Kombi, Fusca e Brasília. A exposição, promovida pelo grupo Revolks Aircooled, é gratuita e acontece nos pisos subsolo, térreo, L1 e L2. Além disso, no domingo (14), quando se comemora o Dia dos Pais, o centro de compras vai receber um Encontro de Carros Antigos, na garagem G3.

O evento acontece das 14h às 21h e será aberto ao público. Os proprietários de veículos antigos que queiram participar podem levar seus carros, desde que cumpram alguns pré-requisitos. O veículo deve ter sido fabricado até o ano de 1996 e ser de modelos como Fusca, Chevette, Gol Quadrado, Opala, Brasília, Fiat 147, Kombi Clipper, Corcel, TL, TC, Karman Ghia, Rural, Puma, Veraneio, Caravan, Santana, Maverick, C10, D20, Gordini e Aerowyllis.

O acesso dos carros participantes deverá acontecer através do edifício garagem. Já o acesso do público geral será realizado através dos elevadores sociais disponíveis no shopping. Outras atrações como música ao vivo, recreação infantil, feira de artesanato e de miniaturas, além de mercado de pulgas com venda de peças de reposição para os veículos também farão parte do evento. Ainda, uma ambulância antiga de 1989, toda equipada e restaurada, estará realizando a vacinação por demanda espontânea para residentes em Olinda. O ingresso para o Encontro de Carros Antigos, realizado pelo Shopping Patteo Olinda em parceria com a Revolks Aircooled e Prefeitura de Olinda, será a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis que serão entregues para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mais informações estão disponíveis no Instagram @revolks_aircooled.O Shopping Patteo Olinda fica na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, 225, em Casa Caiada.

 

Olinda ganha corredor exclusivo para bicicletas

 

A partir deste domingo (14), no período das 7h às 16h, a Prefeitura de Olinda dá início a nova Rota Cicloviária da cidade. O trajeto de esporte e lazer tem início em homenagem ao Dia dos Pais, reunindo toda a família, mas será disponibilizado, quinzenalmente, à população, sempre com o objetivo de promover a segurança e o bem-estar. O corredor bidirecional terá como ponto de partida o trecho na comunidade da Ilha do Maruim (ponte sobre o Rio Beberibe), seguindo até a ligação com a Avenida Ministro Marcos Freire, na beira-mar. Com cerca de 3 km de extensão, o novo modal vai cortar os bairros de Salgadinho, Santa Tereza, Varadouro, Carmo e Bairro Novo, sendo um atrativo para pessoas de todas as idades. Além de garantir estruturas seguras para pedestres e ciclistas, a nova Ciclofaixa Marim dos Caetés contará com o bloqueio da circulação de veículos em uma faixa exclusiva de trânsito. Todo o trajeto terá o apoio de agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana, promovendo a devida orientação aos usuários. A artéria acessível chega, ainda, com o propósito de ampliar a visibilidade para os motoristas e para quem precisa cruzar a rua, impulsionando mais tranquilidade no tráfego.

 

Paulista vacina contra a poliomielite

 

A cidade do Paulista promove, até 9 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação de menores de 15 anos de idade. Coordenada pela Secretaria de Saúde, a ação ocorre em 26 unidades de saúde do município, de segunda a sexta, das 8h às 17h.Para se vacinar, é necessário apresentar o cartão de vacina, comprovante de residência, certidão de nascimento ou RG da criança, cartão SUS ou CPF da criança, e documento de identificação com foto do responsável. A imunização contra a poliomielite – doença também chamada de paralisia infantil – é destinada às crianças entre 1 e 4 anos, 12 meses e 29 dias de idade (menores de 5 anos) que já tenham recebido o esquema primário com a vacina VIP. A atualização da caderneta com outros imunizantes é direcionada ao público entre 0 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade (menores de 15 anos).As vacinas contra a Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo entre os demais imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de três anos de idade.

A adoção da estratégia de multivacinação se justifica diante do cenário de baixas coberturas vacinais e de reintrodução do sarampo, além do risco de recrudescimento da poliomielite e do aumento de casos de doenças até então controladas. A campanha visa, portanto, estimular os pais a levarem seus filhos para tomarem os imunizantes disponíveis. Confira a lista das unidades de saúde que estão realizando a imunização contra a poliomielite e a atualização da caderneta de vacinação . Veja a onde existe postos de vacinação na Secretaria de Saúde do Município.

Dicas valiosas: Redação do Enem merece atenção

 

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a dor de cabeça de muitos estudantes. E não é à toa, já que o peso da pontuação é decisivo para a aprovação no exame. Mas, para se sair bem, é preciso estar atento às questões atuais, já que o tema é normalmente um assunto corriqueiro, mas que, justamente por ser banalizado, pode passar despercebido. O professor de redação Mário Sérgio Nino, do Colégio Motivo, lembra que o aluno deve continuamente praticar o texto argumentativo, sempre buscando temas acerca do que está acontecendo localmente. Para isso, ele recomenda que o estudante assista a telejornais, ouça podcasts e se aprofunde em assuntos do cotidiano.Este ano, as provas do Enem serão nos dias 13 e 20 de novembro. As notas servem como porta de entrada para universidades públicas e privadas, além de serem classificatórias para bolsas de estudo e financiamento estudantil.Confira abaixo alguns temas possíveis:

  1. Uso de tecnologias de comunicação e a utilização das redes sociais como mecanismo de cancelamento: “O meio virtual se tornou uma espécie de retorno à Lei Hamurabi, em que o ‘olho por olho, dente por dente’ dimensiona a exclusão pautada, por um lado, na ignorância e no tradicionalismo cego e, por outro, na falta de didatismo para se explicar uma série de questões que surgem no século XXI.”, explica Mário. Para o professor, ainda na esteira tecnológica, outra abordagem possível é a disseminação de fake news. O assunto é pertinente em razão das múltiplas problemáticas o envolvendo. É interessante destacar que recortes mais específicos são uma tendência da Banca do Enem. Por exemplo, no caso das fake news, a especificação pode ser a saúde, a política, a privacidade.

2 – Questões referentes ao saneamento básico:Para o segundo tema, o professor sugere as questões referentes à estrutura básica de moradia e qualidade de vida nas comunidades mais vulneráveis. “Com a pandemia da Covid-19, ficou muito nítido como as pessoas que vivem nessas regiões foram mais afetadas em razão do déficit estrutural do saneamento”, disse. O aluno deve, então, observar a realidade dos moradores nessas condições e de como estes estão mais suscetíveis a doenças, por exemplo.

3 – Educação a distância; Ainda no âmbito da pandemia, o ensino on-line e os desafios que envolvem esse meio de aprendizagem podem constituir o tema do Enem. “É uma realidade que já vinha sendo difundida há alguns anos e se intensificou durante o período de distanciamento social”, explicou o professor. Com a EAD, é possível que mais pessoas tenham acesso a materiais educacionais que não teriam normalmente. Mas, para isso, é necessário o acesso às tecnologias que permitam esse tipo de estudo: “o ensino a distância só é possível com apetrechos tecnológicos, então, é desafio também atender a população que não tem esse tipo de alcance”, finalizou.

4 – Padrão de beleza imposto pelas redes sociais: Segundo Mário Sérgio, o assunto é aguardado, uma vez que os recursos digitais de aperfeiçoamento da imagem, calcados no poder de alcance das mídias virtuais, tornam-se um empecilho para a formação identitária dos indivíduos. Os jovens, que passam por um processo de construção psicológica, social, cultural. Talvez o recorte seja mais específico, como obesidade ou gordofobia, ou distúrbios alimentares, como a bulimia. A imagética do corpo ideal. Essa temática preocupa em razão do poder das redes sociais.

5 – As novas exigências do mercado e a preparação dos alunos para o surgimento de novos espaços laborais;“Até que ponto o uso das tecnologias tem sido voltado, pedagogicamente, para a construção de novas realidades de trabalho, de novas profissões que surgem a partir das mudanças globais, extremamente voláteis?” Dados do IBGE mostram que a taxa de desemprego de jovens entre 18 a 24 anos foi de 29% (maio de 2021). Assim, implementar ações que promovam a inserção de jovens no mercado é fundamental. “Inclusive nas universidades, observar se esse jovem terá um ensino que o prepare para o mercado de trabalho, em qualquer área, visto que as mudanças em curso atingem quase todos os segmentos”, finalizou o professor.

Apoio aos micro e pequenos empreendedores de Caruaru

 

A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) deu um novo passo em relação à missão de contribuir com o desenvolvimento da cidade. Nesta semana, a entidade realizou a fundação de uma Sociedade Garantidora de Crédito, um modelo de parceria entre empresários e entidades financeiras que tem como objetivo facilitar que micro e pequenos empreendedores consigam financiamentos para seus negócios.
De acordo com o Diretor Financeiro da Acic, Pedro Neves, os empresários que se associarem poderão receber uma carta de avaliação e garantia de crédito, capaz de permitir um acesso ao recurso bancário com mais facilidade e menores taxas de juros.

“Esse é um momento histórico para o desenvolvimento socioeconômico de Caruaru. A Acic tem várias entidades associativistas como referência e uma delas é a Associação de Maringá (PR), onde fizemos uma visita técnica em 2021 e descobrimos que existia esse projeto há algum tempo. Vimos os resultados e todos os processos feitos lá e resolvemos trazer para cá, adaptando à nossa realidade”, conta o economista.A construção do modelo de Sociedade que será aplicado em Caruaru também foi feita com base em consultas com o Banco Central e em um estudo de mercado da região. O intuito é que a iniciativa possa fortalecer o desenvolvimento econômico de Caruaru, além de contribuir para o aumento do PIB municipal, para o crescimento de negócios locais e para o fortalecimento do associativismo e do corporativismo.

“A Acic pleiteia já, há muitos anos, um braço financeiro, uma alternativa para ajudar os pequenos e micro empresários a se desenvolverem. Agora, com a Sociedade Garantidora de Crédito, vamos conseguir suprir essa lacuna. É um canal para ajudar os pequenos negócios da cidade e contribuir com o desenvolvimento da economia de todo o município, comemora o Presidente do Conselho Superior Deliberativo Andrerson Porto. Para a presidente da Acic, Ivânia Porto, essa iniciativa é histórica e representa uma quebra de paradigma para a associação.

Exposição celebra a vida e obra do cantor e compositor Erasmo Vasconcelos

 

“Olinda Mandou Me Chamar” é o título da exposição visual da artista, Li Mendes, que acontece de 12 agosto a 30 de setembro, na Casa do Turista de Olinda, nos Quatro Cantos. O espaço estará aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; além dos sábados e domingos, das 9h às 15h. Agregado a isso ocorre, nesta sexta-feira (12), o “Eu Cheguei Nos Quatro Cantos”, que celebra a obra e data do aniversário do cantor, compositor e arranjador olindense, Erasto Vasconcelos. O artista, que morreu em agosto de 2016, faria na mesma data, 75 anos. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo da cidade, com apoio da Deu Certo Produções e Artela Digital. O público que for conferir terá acesso, ainda, a uma mostra com pertences pessoais de Erasto Vasconcelos. A partir das 16h, no Bar do Peneira, também nos Quatro Cantos , será exibida uma playlist do artista, comandada pelo DJ e colaborador dos trabalhos de Erasto, Gilson Martins.

Lei Maria da Penha: saídas para um processamento mais efetivo e justo

 

A Lei Maria da Penha completou 16 anos de vigência, neste último domingo, 07 de agosto. Presente na vida da nossa sociedade desde 2006, a mais popular Lei brasileira prevê diversos mecanismos que visam coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, em conformidade com a Constituição Federal e os tratados internacionais ratificados pelo Estado brasileiro. Contudo, 16 anos após a sua criação, o Poder Judiciário ainda encontra dificuldades na melhor aplicação dos mecanismos trazidos.

Uma das principais mudanças trazidas pela Lei Maria da Penha foi aquela estipulada em seu artigo 41, que afasta a competência dos Juizados Especiais Criminais para julgar a matéria, com a previsão de Varas especializadas para o processamento de feitos dessa natureza. Com a introdução do artigo, buscou-se dar novo tratamento jurídico aos casos que, por vezes, eram resolvidos com penas alternativas – a exemplo do pagamento de cestas básicas, termo utilizado pelo próprio texto legal. Para além de uma legislação mais rigorosa, com a sua edição, a Lei Maria da Penha joga luz sobre uma temática que sempre foi abordada marginalmente pelo Estado, trazendo consigo uma maior seriedade nas discussões e, mesmo que timidamente, tornando o combate à violência doméstica política pública.

Nesse prisma, foram criados mecanismos para denúncias e atendimento às mulheres vítimas de violência. A título exemplificativo, o Tribunal de Justiça de Pernambuco, por sua vez, divulga lista de serviços disponíveis, a exemplo do “Disque 180”, da Central de Atendimento à Mulher, e dos Centros de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Sexista em Recife, Olinda e Jaboatão, além das delegacias especializadas.

Contudo, a burocratização excessiva, muitas vezes dada aos procedimentos judiciais e o abandono de possibilidades de tratamentos processuais mais sensíveis, também previstos na Lei Maria da Penha, têm, por vezes, implicado na insatisfação dos atores processuais: notadamente, vítimas e acusados.

Mas a entrada em vigor da Lei 11340/2006 não traz apenas bônus. Entre deferimentos quase que automáticos de medidas protetivas de urgência – que, sem estipulação legal de prazo específico para a sua duração ou efetiva reavaliação por parte dos Magistrados, por vezes submetem pessoas a um excessivo tempo de restrição de direitos sem a possibilidade de contraditório – também está um baixo índice de condenação que contradiz uma realidade social marcada pela violência.

De acordo com relatório produzido pelo Conselho Nacional de Justiça, publicado em 2018, no Recife, apenas 7% dos casos resultam em uma sentença condenatória, enquanto a maioria deles, aproximadamente 41%, são alcançados pelo instituto da prescrição, seguidos de 25% daqueles alcançados pela decadência – quando a vítima não exerce seu direito de queixa ou representação dentro do prazo de 06 meses.

A pesquisa também revela a insatisfação das vítimas diante da ausência de atenção do sistema de justiça aos demais aspectos relativos à violência – que podem envolver, dependência financeira, afetiva, questões relativas à moradia, criação dos filhos e outros.

Parece que pensar no oferecimento de tratamento mais rigoroso aos casos de violência doméstica, por si só, não garante a melhor resposta do judiciário. De outro modo, o uso e aprimoramento de outros institutos possibilitados pela própria Lei Maria da Penha, notadamente àqueles que prezam pela oralidade do processo e dão voz às partes verdadeiramente envolvidas no fato, a exemplo da “audiência de justificação”, possibilitada no artigo 19 da Lei, podem apresentar saídas para um processamento mais efetivo e justo de crimes de natureza tão sensível.

*Texto de Yuri Herculano e Victória Galvão, advogados criminalistas do escritório Herculano & Ribeiro Advogados

Tratamentos odontológicos mais procurados focam na qualidade de vida e autoestima

 


Consultas regulares ao dentista podem ajudar você a ficar um passo à frente dos problemas dentários em potencial. A realização de check-up odontológico é sempre recomendado, e a partir dele, a busca por tratamentos que possam elevar a autoestima e melhorar a saúde bucal também podem ser indicados. O cirurgião-dentista do Grupo Odontocape, Kleber Lacet, explica que atualmente, os tratamentos odontológicos mais procurados são a prótese fixa, o implante dentário e o clareamento dental, os quais são realizados com rapidez, de forma eficaz e com o uso da tecnologia. “A faixa etária dos pacientes que têm procurado esses tratamentos é acima de 55 anos, e eles apresentam algumas características em comum. Eles buscam recuperar a estética do sorriso repondo os dentes que faltam, melhorar a mastigação, ter dentes mais brancos e desejam exibir um sorriso sem constrangimento”, explica Lacet.

Mas é preciso lembrar que para esse ou qualquer outro tipo de tratamento é fundamental fazer uma consulta de avaliação com o cirurgião-dentista, para através de exame clínico e análise de radiografias, seja indicado e realizado o tratamento mais adequado. Atualmente, o Grupo Odontocape conta com seis unidades na Região Metropolitana do Recife, nos bairros das Graças, Boa Viagem, Derby, Caxangá e Boa Viagem. Interessados devem ligar diretamente para a central de atendimento (81) 3301.7830 ou em alguma unidade Odontocape.

Redação com assessorias e veículos. Fotos:Divulgação.

Compartilhar