Poder feminino: mulheres garantem presença em todos os palanques na disputa deste ano

 


Com o anúncio feito ontem pelo pré-candidato a governador Miguel Coelho, confirmando a deputada estadual Alessandra Vieira (UB) como sua companheira de chapa,agora já é certeza o que esse blog previa dois meses atrás. Em ano de protagonismo feminino, todos os palanques da eleição de 2022 – e serão no mínimo seis – terão pelo menos uma mulher entre os concorrentes a cargo majoritário. Desta vez Pernambuco pode eleger uma mulher como governadora – há duas opções, Raquel Lyra(PSDB) ou Marília Arraes(SOL) – eleger uma senadora ou, no mínimo, uma vice-governadora.

Para um estado que nunca teve uma mulher em cargo majoritário estadual e só em 2018 elegeu uma vice-governadora, a atual Luciana Santos, é um feito e tanto. A escalada das mulheres este ano começou com Raquel e Marília se colocando, corajosamente, como opções. Em seguida, o pré-candidato Danilo Cabral recebeu do PT – e aceitou – a indicação da deputada estadual Teresa Leitão como candidata ao senado. O PSOL escolheu como candidata ao senado a advogada Eugenia Lima. Em seguida, Anderson Ferreira(PL) e Miguel Coelho (UB) anunciaram que teriam uma mulher na vice. Agora só fica faltando Anderson apresentar a sua companheira já que Miguel o fez.

Esse número de mulheres na disputa majoritária ainda pode crescer. A candidata Raquel Lyra deve indicar a deputada estadual Priscila Krause para sua vice e Miguel Coelho definiu que o candidato ao senado em sua chapa será da Região Metropolitana podendo ser um homem – o mais cotado e o ex-governador Mendonça Filho – ou uma mulher.Também Danilo Cabral pode vir a optar por Luciana Santos(PCdoB) como vice.Em entrevista a este blog essa terça-feira Marília Arraes afirmou que “essas eleições podem ser um divisor de águas em relação à participação feminina no centro das decisões”. Cabe ao eleitor resolver.

Compromissos futuros

Além de terem feito questão de ter mulher ao lado deles, os candidatos homens a governador estão fazendo mais. Danilo Cabral e Miguel Coelho se comprometem, se eleitos, a garantir paridade de gênero nos cargos comissionados, desde secretários a funções de segundo e terceiro escalão, ou seja 50% estarão com o sexo feminino e 50% com o sexo masculino. Eleito em 2020, o atual prefeito do Recife, João Campos(PSB), que tem uma mulher como vice – Isabela de Roldão(PDT) – nomeou mulheres para 50% dos cargos de secretários municipais. Já o governador Paulo Câmara, reeleito em 2018, tem apenas 4 mulheres no secretariado.

Simone Tebet ajuda

Embora não se vislumbre por enquanto a possibilidade dela chegar ao segundo turno, a pré-candidata a presidente, senadora Simone Tebet(MDB), deve animar mais a disputa pelo lado feminino também nos estados. Nas redes sociais e na TV ela já fala que “o lugar da mulher é onde ela quiser”. Convém lembrar que na eleição de 2018 em Pernambuco a deputada estadual Gleide Ângelo limitou sua propaganda eleitoral a repetir este bordão e teve 412 mil votos, ajudando a eleger quatro homens, além dela. Gleide já tinha uma história firmada de combate à violência contra a mulher mas a frase selou o compromisso e a animação do mulherio.

Cota de gênero

A garantia da participação feminina na eleição pernambucana, é uma conquista mas, a simples menção a “cota de gênero”, já está levando as escolhidas a se preparar para algum questionamento futuro. Esta quinta, por exemplo, Alessandra Vieira, mostrou, de forma clara, no seu lançamento, essa inquietação : “não estou aqui por cota, mas para cobrar dias melhores para a nossa gente”- disparou a vice de Miguel.

Lula mais distante

O tão aguardado dia da vinda de Lula a Pernambuco para fazer campanha ao lado do seu candidato a governador Danilo Cabral(PSB) e a senadora Teresa Leitão (PT) pode sofrer mais um adiamento. Depois de três postergações pelos mais variados motivos ficou estabelecido que ele chegaria ao estado entre a primeira e a segunda quinzena deste mês de julho. Esta semana o PT estadual ficou sabendo que a nacional pensa agora no mês de agosto. O estresse vai aumentar.

Fotos: Divulgação

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar