Tony Gel e Luciana Santos cotados

para vice da Frente Popular


Com os pré-candidatos a governador
Danilo Cabral e a senadora Tereza Leitão já escolhidos, a Frente Popular tem, nos últimos dias, se debruçado sobre a escolha do vice da chapa majoritária. Além da atual vice-governadora Luciana Santos oPCdoB, desde o início do processo, manifestou o desejo que a mesma continuasse vice –  ontem o deputado federal Wolney Queiroz (PDT) sugeriu o nome do deputado estadual Tony Gel (ex-MDB atual PSB).

Wolney fez a sugestão em entrevista ao blog de Mário Flávio, de Caruaru, afirmando que o ideal é que o vice seja do município que tem uma pré-candidata a governadora, Raquel Lyra. Tony é uma pessoa de Caruaru, um cara popular e com muitos mandatos. A minha defesa é que Caruaru tenha este espaço na chapa. Fui convidado mas no momento não tenho como ir. Se Tony quisesse seria o ideal”-afirmou.

Tony respondeu a Wolney dizendo se sentir honrado com a lembrança mas acrescentou “entendo que o vice de Danilo se dará em uma legenda que não seja o PSB, partido ao qual estou filiado”. Na verdade, ele era do MDB há anos e se filiou ao PSB no final de março último porque o MDB não conseguiu formar chapa de deputado estadual. Ontem na Assembléia os deputados comentaram nos corredores sobre a vice. O presidente do PT, DorielBarros, sem saber da indicação de Tony Gel, disse que caberá à Frente discutir se é melhor uma chapa mais à esquerda com Luciana ou mais ao centro com outro nome.

Luciana vai desistir do senado

Luciana, na verdade, se colocou como candidata ao senado e mantém seu nome à espera de um veredicto da Federação que une PT, PCdoB e PV. A resposta será negativa, segundo Doriel: “o PT escolheu Teresa que já foi aclamada candidata, e o PV a apoiou. Formamos maioria no colegiado”- completou.  O PCdoB, segundo uma fonte da frente, “colocou Luciana como candidata ao senado porque achou que ela não seria a vice  mas agora o quadro mudou por completo”. Os que defendem o nome de Tony Gel pontuam que ele “apesar de ter sido instado a sair do MDB é a cara do partido”.

Tendência para o centro


Desde que pensou em
Wolney para vice, a Frente Popular apostava em um nome de Caruaru. O de Tony Gel não foi lembrado em primeiro lugar porque ele é adversário da família Queiroz e também pelo fato de estar no PSB. Mas “na hora que é Wolney que faz o lançamento a situação muda de figura”, como comentou ontem um deputado da base governista. Na eleição de Raquel, por exemplo, Tony foi o concorrente da tucana e Wolney e seu pai, o deputado estadual José Queiroz, apoiaram Raquel que deixara o PSB e ingressara no PSDB. Logo depois da posse, porém, os dois grupos romperam relações. No PSB, do qual é vice-líder, Tony é tido como um deputado que não dá trabalho ao Palácio”, tendo, portanto, o perfil de vice.

PT inicia caminhada

O PT começa este final de semana a percorrer o estado para fechar o apoio de todos os seus filiados a Danilo Cabral e  Teresa Leitão. No sábado, o encontro reunirá, em Garanhus, as lideranças do agreste e no domingo, em Serra Talhada, as lideranças do sertão : “ vamos mostrar  a importância desta eleição e do voto em todos os candidatos da Frente Popular. Acho que vamos convencer com os argumentos que vamos apresentar”- afirmou o presidente estadual Doriel Barros.  O PT está preocupado com uma tendência entre militantes de pregar o voto em Marília Arraes para governadora e Teresa para senadora e quer evitar que essa onda,surgida no Recife, chegue ao interior.

Miguel com um pé no Recife

O pré-candidato Miguel Coelho tem passado grande parte do seu tempo no Recife. Ontem foi homenageado em almoço do Caxangá Ágape. Ao falar, Miguel fez um resumo do seu trabalho em Petrolina e disse que Pernambuco “não precisa de um governador que tenha medo de defender suas posições e seja só um pagador da folha mas alguém que vai para as ruas resolver os problemas da população.”  Criticou, como sempre faz, o desemprego, a falta de água e o fato de Pernambuco ter sido ultrapassado pelos estados da Bahia e Ceará.”

Raquel cortando o bolo

Raquel Lyra passou o dia nas comemorações dos 165 anos de Caruaru. Hasteou as bandeiras do Brasil, de Pernambuco e do município junto com o atual prefeito Rodrigo Pinheiro e o deputado federal Daniel Coelho. “Fico muito grata por ter sido eleita e reeleita a primeira prefeita mulher desta cidade – afirmou em pronunciamento, acrescentando “a experiência certamente vai me ajudar a encontrar soluções para os novos desafios”.

Fotos:divulgação

E-mail:terezinhanunescosta@gmail.com

 

Compartilhar