Lançamento: Livro discute eleições 2020 na pandemia
Eleições Municipais na Pandemia é um livro que ajuda a entender melhor as eleições de 2020, distintas por acontecer em plena pandemia do coronavírus, obrigando os partidos a atraírem os eleitores às urnas por meio de novas estratégias de comunicação. A obra ganha lançamento nesta quinta-feira 19, durante o Seminário Internacional Pesquisas Eleitorais: desafios e metodologia na democracia contemporânea, iniciado na última terça e com acesso on line pelo canal YouTube.
Abstenção eleitoral, voto facultativo e obrigatório”, oitavo capitulo da publicação , assinado pelos colaboradores Yan de Souza Carreirão, Pedro Floriano Ribeiro, Julia Borba e Ednaldo Aparecido Ribeiro, trata da questão e analisa o alto percentual de abstenções nas eleições municipais de 2020, quando 23% dos eleitores não compareceram às urnas em meio ao contexto de pandemia, fazendo reascender inclusive uma discussão de sempre sobre o tema voto facultativo no Brasil.
“A professora Helcimara Telles e eu apresentamos o quarto volume da série sobre eleições municipais que as examina em seus vários aspectos. As publicações anteriores tratam dos pleitos das últimas décadas. Neles, o país passava por períodos de bonança e crises econômicas; estabilidade e crises políticas; com presidentes de todos os quadrantes ideológicos. Além disso, houve mudanças no financiamento das campanhas e na comunicação, com o surgimento de novas plataformas e alterações na relação entre candidatos e eleitores. Acompanhar esses processos e seus impactos sobre o sistema político-eleitoral a partir dos municípios é inédito na ciência política brasileira”, ressalta Antonio Lavareda.
O cientista político lembra que “as eleições de 2020 abordadas nesta obra, foram especialmente singulares. Realizadas em plena pandemia da Covid-19, a maior crise sanitária em 100 anos, com novas regras e cronograma diferente das demais, elas registrariam a maior taxa de abstenção da série histórica. Este volume retrata as diversas dimensões institucionais e comportamentais dessa eleição”.A publicação é uma iniciativa do Ipespe em parceria com o Grupo Opinião Pública (UFMG).
Centenas de professores, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação das mais consolidadas universidades, como também de instituições de ensino em desenvolvimento, vêm participando desse projeto que pioneiramente promove a inserção dessa temática no cenário acadêmico, a partir daí levando-a para eventos científicos nacionais e internacionais.
O livro em lançamento, pelo Ipespe e Grupo Opinião Publica -UFMG, editado pela FGV , pode ser adquirido on line : https://editora.fgv.br/produto/eleicoes-municipais-na-pandemia-3718
Redação Blog Dellas – Com informações e imagens –Editora FGV.