O Blog Dellas volta ao ocorrido na Escola Ageu Magalhães, unidade referência em ensino médio (EREM), em Casa Amarela que na sexta, 8 de abril, viveu dia de ansiedade , gerando o vídeo mais visto na internet em Pernambuco, na última semana.
Alunos passaram mal, com ‘crise de ansiedade’. Tiveram falta de ar, tremor e crise de choro . O grupo de 26 estudantes estavam em período de provas e apresentaram sudorese, saturação baixa e taquicardia. Oito veículos do Samu foram acionados para o referido atendimento no local e não precisaram de remoção para unidades de saúde. O assunto chamou a atenção da área de educação do Estado e também dos profissionais de saúde.
Especialista explica
A psicóloga Anna Paula Avelar, professora da UFRPE explica que é impossível não relacionar o que aconteceu na escola com a pandemia da Covid-19.Para ela, alguns fatores “encadeados” podem ter servido de motivo para que os estudantes tivessem crise de ansiedade. “Um gatilho acionou uma crise coletiva. Em qualquer situação de crise social muito severa, isso pode acontecer. Essa volta às escolas foi como se tivesse sido um período de férias, mas não foi. Foi uma parada grave, uma crise social grave. Então, não existe um fator único”, lembrou.
Anna Paula lembrou que os alunos voltaram a estudar presencialmente após muito tempo tendo aulas e provas remotas e com isso as mesmas cobranças de antes da pandemia. “Essa volta não foi gradual e essas cobranças não foram progressivas.. Alguma situação específica pode funcionar como um gatilho. Vivemos uma pandemia e esses estudantes voltaram a ter aulas e serem cobrados como antes, após quase dois anos fortemente privados desse convívio social”. A psicóloga afirmou que crises de ansiedade como a vivenciada servem de alerta.
Ela orienta que é preciso escutar os sinais que o corpo transmite. “Pode acontecer em outros momentos, em outras situações, não só na escola, mas no trabalho , no lazer…. A ansiedade, o pânico, tudo isso, é um sinal que o corpo dá de sofrimento psíquico”, explicou.
Redação do Blog Dellas com informações de assessorias , veículos e profissionais da saúde e da educação.