Oscar Barreto – reprodução facebook

 

Oscar: quem vai definir participação

do PT na majoritária é Lula

 

Embora o PT de Pernambuco tenha reunião marcada esta quarta-feira na qual, mais uma vez, vai discutir a eleição deste ano ocupando um lugar na chapa majoritária da Frente Popular, um dos dirigentes estaduais da legenda, Oscar Barreto, disse , ontem, com exclusividade ao Blog Dellas, que o partido continua reivindicando a vaga do senado mas “quem vai dar a palavra final é Lula, de acordo com o cenário nacional, e o que ele resolver vamos acatar. Não vai ter traição nem defecção”.

O PT estadual apresentou três nomes para discussão com a Frente Popular, o deputado federal Carlos Veras, a estadual Tereza Leitão e Marília Arraes que, escolhida, deixou a legenda. Oscar falou que “os nomes de Carlos Veras e Tereza permanecem mas é Lula que vai resolver”. Ele nega que haja veto petista ao deputado federal André de Paula(PSD),também cotado para o senado. “O PT nunca vetou e não vai vetar ninguém”e desafiou os que fazem restrições a ele a se apresentarem oficialmente. “Por enquanto não fizeram isso”.

Indagado se o PT aceitaria ocupar a vice, já que o nome de André não foi descartado pela Frente Popular, ele não quis se adiantar “como disse antes,vai caber a Lula verificar, pelos entendimentos nacionais, qual vai ser o rumo dessa história até porque a vitória dele é absoluta prioridade”.

Independente e firme nas posturas
Em um  partido caracterizado pela luta entre grupos, Oscar é um dirigente que age de forma independente e, por isso, vem a público, sem medo, se pronunciar. Se há no PT um dirigente que sempre defendeu a aliança com o PSB foi ele.  Oscar acha que não passa de 10 dias uma definição pública da questão e “será a nível nacional e local ao mesmo tempo.” Há dias este blog adiantou que a Frente Popular continuava trabalhando com a possibilidade de colocar André no Senado e Tereza Leitão na vice. Ontem uma fonte do PSB adiantou que o desejo da maioria dos partidos da Frente continua sendo esse.

Paulo nos bastidores

Embora já tenha exposto a Lula tudo o que pensa das composições a nível estadual, levando com ele o candidato a governador Danilo Cabral, o governador Paulo Câmara tem evitado se meter nas querelas petistas e em todas as reuniões que teve com a direção local evitou bater o martelo. Como sabe que as questões do PT de Pernambuco acabam passando por Lula, espera com paciência que ele se pronuncie.

Leitura apressada das pesquisas

Quem estiver analisando, apressadamente, as pesquisas para governador, não só aqui mas em todos os estados, pode estar agindo com a pressa que é inimiga da perfeição. Ainda ontem o Ipespe divulgou sua mais nova pesquisa a governador de São Paulo na qual, no levantamento estimulado, o candidato do PT Fernando Haddad tem 29% das intenções de voto, Márcio França (PSB) tem 19% e Tarcísio de Freitas, candidato de Bolsonaro, tem 13%. Mas quando se analisa a pesquisa espontânea que mostra quem já se definiu mesmo pelo voto 72% dos eleitores se declararam indecisos, dispostos a votar branco ou anular o voto.

Danilo na área

Embora ainda não possa contar com seus companheiros de chapa que não foram definidos, o candidato a governador da Frente Popular, Danilo Cabral, resolveu cair em campo. Está desde o final de semana visitando suas bases e hoje vai estar com o governador Paulo Câmara nas atividades do Plano de Retomada, como o governo batizou as obras e ações previstas para este ano. Na agenda, uma visita ao prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém que se disse  indefinido quando todos já sabiam que o ex-prefeito Lula Cabral só deixou o PSB quando sentiu que o Palácio preferia a companhia de Keko.

Foto: Oscar Barreto – reprodução facebook

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com 

Compartilhar