PT se antecipa a João Campos e marca dia e hora da escolha do vice no Recife

 

Antes mesmo do prefeito João Campos garantir a candidatura de vice ao PT, o partido do presidente Lula decidiu se antecipar e marcou para o próximo dia 16 a reunião do Diretório Municipal que vai escolher o nome que, no seu entender, deve compor com o prefeito a chapa da Frente Popular no Recife. As inscrições para os interessados em participar da disputa vão até o dia 15. O presidente do PT na capital, Cirilo Mota, nega que esta decisão venha a constranger o prefeito. “Estamos seguindo as regras do jogo. Primeiro temos que escolher o nome e depois apresentá-lo ao PSB e aos demais partidos da Frente. Não tem sentido negociar um lugar de vice sem saber quem apresentar. Não vamos tirar um coelho da cartola ou gerar desconfiança de qualquer natureza. A nossa atuação é feita às claras”.
           

Pelo regimento do PT, as pessoas inscritas para tentar a vaga de vice terão, após homologadas suas inscrições no dia 15, que ter seus nomes submetidos ao Diretório Municipal no dia 16. O candidato que obtiver 2/3 dos votos do Diretório será promulgado e seu nome remetido para apreciação do Diretório Nacional por se tratar de uma cidade com mais de 100 mil eleitores. Após a aprovação da Nacional vai caber a essa instância e não mais ao Diretório Municipal a tarefa de negociar com o PSB. Caso no dia 16 nenhum candidato atinja os 2/3 dos votos, nova reunião será realizada no dia 4 de abril para definições gerais sobre o pleito e a vaga de vice ser definida só aí..No momento dois nomes estão confirmados para participar da escolha: o deputado federal Carlos Veras e o médico e ex-vereador do Recife, Mozart Sales, atual assessor especial do Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que o liberou para participar da eleição interna. O senador Humberto Costa chegou a ser citado mas negou veemente a pretensão, como este blog já noticiou: “querem encurtar meu mandato?”-perguntou o senador. Cirilo, que torce pelo nome de Mozart assim como direção do partido no Recife e a senadora Teresa Leitão, acha que Humberto “está em um patamar bem mais alto, faz um excelente trabalho no Senado e pode vir a ser ministro”. Entende que Carlos Veras “também é um nome forte na Câmara Federal por dialogar com os movimentos sociais e os sindicatos”.

Entendimento

         Embora o calendário já esteja instituído trabalha-se nos bastidores para que haja uma composição entre Mozart e Carlos Veras antes ou durante a reunião do Diretório. O objetivo é chegar ao prefeito com um nome de consenso, facilitando as composições. Cirilo acha que, depois da escolha e com tempo para negociações, caso o nome escolhido não seja do agrado da maioria dos partidos da Frente Popular e do próprio prefeito, não haverá problema do assunto ser resolvido pelas lideranças maiores da legenda. Ele não trabalha, porém, com a hipótese do PT abrir mão da vice.

PSDB já tem candidatos em Paulista e São Lourenço

         O PSDB informou esta quinta-feira que o ex-deputado estadual Severino Ramos será o candidato do partido a prefeito de Paulista e o ex-deputado e ex-prefeito de São Lourenço da Mata, Jairo Pereira, disputará a eleição de São Lourenço pela legenda. Os dois estiveram na sede do partido em encontro com o presidente estadual Fred Loyo. Em Paulista, Ramos vai enfrentar as candidaturas do atual prefeito Ives Ribeiro(PT) e do ex-prefeito Junior Matuto (PSB). Em São Lourenço, Jairo é o principal opositor do atual prefeito Vinícius Labanca (PSB).

Lider de partido de ultra direita português ataca Lula

         André Ventura, líder do Chega, partido de extrema-direita de Portugal, e que participará das eleições do próximo domingo naquele país, declarou em vídeo esta quinta-feira que, se eleito primeiro-ministro, não permitirá que o presidente Lula ingresse em território português dia 25 de abril para as comemorações da redemocratização do país. Esse vexame o presidente não corre risco de passar. Todas as pesquisas realizadas em Portugal esta semana, inclusive as do instituo pernambucano Ipespe, revelam que o Chega está em terceiro lugar na disputa e com tendência de queda.

O que fará o presidente Lula para tentar reverter a tendência de queda de sua popularidade?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar