Brasil recebe missão da ONU que apura genocídios

 

A assessora especial para Prevenção do Genocídio da Organização das Nações Unidas (ONU), Alice Wairimu Nderitu, iniciou ontem, sua primeira visita oficial ao Brasil.” Ao longo dos próximos dez dias, ela se reunirá com representantes do governo, de organizações da sociedade civil e de comunidades indígenas e com membros da comunidade internacional, “para entender melhor os recentes acontecimentos no país. “A visita terá foco especial nos povos indígenas, afrodescendentes e grupos e comunidades vulneráveis”, informou a ONU. Em seu perfil oficial no Twitter, a ONU Brasil confirmou a chegada de Alice ao país e informou que a visita ocorre a pedido do governo brasileiro. Em outra mensagem, a ONU Brasil cita encontros da assessora com representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, dos Direitos Humanos e da Cidadania, da Igualdade Racial e dos Povos Indígenas. Nesta semana, o governo enviou comitiva interministerial a Roraima após ataques registrados na Terra Indígena Yanomami. Segundo líderes indígenas, três yanomami foram baleados na tarde do último sábado (29) – uma das vítimas, um agente de saúde que atuava na comunidade, morreu no local. Em nota, a PF informou que enviou equipes ao território “com o intuito de investigar o ocorrido e interromper eventuais agressões em andamento”. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima confirmou a morte de quatro garimpeiros dentro da terra yanomami na noite de domingo (30). Eles teriam reagido a uma incursão de agentes da PRF e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Um dos garimpeiros mortos era integrante de uma facção criminosa com atuação nacional. Essa linha de investigação passou a ser um dos focos de ações de inteligência do governo federal na região.

 

Campanha #NãoAoÓdio

Em vídeo recente da campanha mundial #NãoAoÓdio, conduzida pela ONU, Alice Wairimu Nderitu chama a atenção para os graves riscos criados pela crescente onda de disseminação do discurso de ódio e da desinformação por meios digitais e pelas redes sociais. “Devemos prestar atenção ao discurso de ódio. O que ele pode fazer. Sua capacidade de destruir completamente, sua capacidade de desumanizar completamente”, destacou. “Todos sabemos que nenhuma criança nasce com ódio. O ódio é ensinado. Precisamos entender que nenhuma sociedade no mundo está imune ao discurso de ódio”, disse. “Quando um genocídio se desenrola, as pessoas visadas são pessoas comuns. E precisamos continuar prestando atenção específica às narrativas que passamos de uma geração para outra”, completou a assessora especial.

 

ABL debate Rui Barbosa

 

 

Em homenagem aos 100 anos de falecimento de Rui Barbosa, a Academia Brasileira de Letras-ABL promove nesta quinta-feira, 4 de maio, a partir das 17h30, a mesa-redonda “Rui Barbosa: Polêmicas Republicanas – Um Debate”, com o Acadêmico Joaquim Falcão, o historiador e cientista político Christian Lynch e o também acadêmico Arno Wshling. A inscrição é gratuita e os interessados podem faze-la pelo link no site da ABL. O painel incluirá análise dos prós e contras desse ilustre brasileiro. Todo o debate será transmitido e disponibilizado no canal de Youtube da Academia. .No dia 15 de junho próximo mais um encontro virá para abordar outra faceta de sua atuação, a do “Rui Internacionalista”. A iniciativa contará então com a presença do Acadêmico Celso Lafer e do embaixador Carlos Henrique Cardim. Membro fundador da Academia Brasileira de Letras (Cadeira n. 10) e seu presidente, sucedendo a Machado de Assis, Rui Barbosa faz parte da vida pública e da cultura brasileira, bem como de seu imaginário. Poucos intelectuais foram e são tão conhecidos e discutidos no país.

 

Dia das Mães no Plaza terá agenda especial

 


Neste ano de 2023, o Dia das Mães será celebrado no dia 14 de Maio e o Plaza Shopping movimentará uma agenda especial para comemorar uma das datas mais especiais do ano, seja para quem quiser comprar presentes ou festejar junto com a família. Uma das novidades é o Festival Viva Mães, evento multicultural que contará com um espaço de música, arte e gastronomia no centro de compras. O evento será aberto ao público, nos dias 6, 7, 13 e 14 de maio, das 15h às 21h, no jardim do piso L2. Entre as atrações estão Marcelo Jeneci, Nena & Ylana Queiroga, Martins, Gerlane Lops , entre outros. A proposta é promover experiências para mães de todas as idades e estilos e que podem ser curtidas por elas sozinhas, acompanhadas, com seus filhos ou com as amigas. A abertura do Festival , dia 06, terá shows de Luccas Maia com Sofia Malta e de Marcelo Jeneci. No dia 7, voltado para o samba, terá apresentações de Madeira Delay e Gerlane Lops. No segundo fim de semana, os Novos Boêmios sobem ao palco no dia 13 de maio, seguidos por Martins. Para encerrar, no dia 14, Madeira Delay volta ao festival com um repertório dos sucessos de Roberto Carlos. O encerramento, fica por conta de Nena Queiroga e sua filha, Ylana. A produção do festival é da MB Produções.

Os shows contarão com intérpretes em Libras para tradução simultânea do repertório dos shows. Também serão distribuídos abafadores de ouvido descartáveis, disponíveis em quantidade limitada, para pessoas com sensibilidade auditiva. Gastronomia: As mães e o público que comparecerem ao Festival Viva Mães poderão conferir cardápios assinados pelos chefs Rapha Vasconcelos, do Moendo na Lage; Claudinha Luna, do Seu Luna; Carla Chakrian, do No Terraço; Danilo Vieira, do Vieira Bar; Luciana Sultanum, Bárbara Valença, do Barbossa; Cecília e Benjamim Chaves. Alguns deles participarão de momentos de cozinha show, preparando as receitas na frente do público. A curadoria foi feita pela jornalista e especialista em gastronomia Vanessa Lins (@quintopecadodo). Arte e Moda: A ex-diretora da Vogue Brasil, ex-CEO da Globo Conde Nast, e atualmente empreendedora da plataforma Nordestesse, Daniela Falcão, é a curadora da feira de arte e moda do Festival Viva Mães. Para o evento , selecionou marcas lideradas por empreendedoras pernambucanas, entre elas Arrocho, Azulerde, Casa de Maria, Casa Monster, Firulinha, Gabi Fonseca e Proa, que produzem roupas femininas, acessórios, como brincos, bolsas e calçados, e artigos para decoração. A programação completa do Festival Viva Mães e mais informações sobre o Dia das Mães no Plaza Shopping no site www.plazacasaforte.com.br  e no @plazacasaforte.

 


Nova Roma com curso gratuito de preparação para o exame da OAB

 


O programa Gabarita OAB da Faculdade Nova Roma inscreve, gratuitamente, para quem quer se preparar para a primeira fase da prova da OAB – PE. As aulas acontecerão aos sábados e serão trabalhados os principais assuntos exigidos na prova da OAB – PE, que acontecerá em julho. As aulas são ministradas pela equipe de professores do curso de Direito da Nova Roma, composto por mestres e doutores, e acontecerão em formato online com a resolução de questões das disciplinas mais recorrentes no exame da ordem. Serão 40 horas de aulas distribuídas durante oito encontros, todos aos sábados. Os interessados em participar, podem se inscrever pelo link http://novaroma.edu.br/gabarita-oab.

 


Acic recebe visita institucional do desembargador do TJPE

 


O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Paulo Augusto de Freitas Oliveira, realizou uma visita institucional à Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic). Na ocasião, o juiz ouviu as demandas da classe empresarial e debateu sobre o papel do judiciário no setor privado. Entre os pontos levantados pelos empresários estão a ampliação das varas cíveis e a criação de uma vara especializada na execução de títulos extrajudiciais, em Caruaru. Para a presidente em exercício da Acic, Danielle Lago, a parceria entre o setor privado e o judiciário é essencial para Caruaru. “A visita do desembargador foi importante, tanto para a Acic como para toda região, já que ele é um cidadão caruaruense que veio expor as possibilidades de desenvolvimento junto à classe empresarial”, destacou Danielle Lago. O desembargador do TJPE também pontuou a importância de estreitar essas relações institucionais. “As instituições precisam, mais do que nunca, abraçarem-se e trocarem ideias. Então, espero que esse encontro, na condição de integrante do poder judiciário, seja apenas o primeiro de muitos em que a gente possa debater sobre como podemos melhorar a nossa sociedade”, finalizou Paulo Augusto de Freitas Oliveira.

 


Paulista X Meio Ambiente

 


A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente de Paulista, por meio da sua Secretaria Executiva de Meio Ambiente, lançou o edital de convocação para participação do processo de eleição, para preenchimento de vagas de membros do segmento da sociedade civil do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Os eleitos irão exercer os respectivos mandatos no biênio 2023/2024. Para participar é preciso acessar o edital 01/2023, em anexo à Portaria 02/2023, e verificar qual o procedimento e documentos necessários para se inscrever. O edital é voltado para a sociedade civil, oferecendo vagas para novos membros representantes das categorias de Organizações Populares e Comunitárias, Entidades Ambientalistas, Setor Organizado da Indústria, Setor Organizado de Comércio e Serviços e Sindicato Rural ou Associação de Produtores Rurais. O Edital e Portaria supracitados estão publicados no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco do dia 28/04/2023, na Edição 3329.Para maiores informações, procurar a Secretaria Executiva de Meio Ambiente, pessoalmente ou através do e-mail: semma.paulista.pe@gmail.comDocumentos disponíveis no Portal da transparência da Prefeitura do Paulista: Link:http://transparencia.paulista.pe.gov.br/codigos/web/estaticos/estaticos.php?nat=DDG&filhoNatureza=817#filho

Paulista resgata filhotes de Timbu: E na última sexta (28) sete filhotes de timbu (Didelphis albiventris) foram resgatados no Conjunto Beira Mar, no Janga. Os bichinhos foram encontrados pelo morador Lucas Umbelino, no Mercado Público do bairro, ao lado do corpo de uma fêmea adulta, que se encontrava sem vida. “Ao ver a situação, acolhi os filhotes e levei para casa. Após contatos com amigos acionei a Sema e os agentes da Prefeitura realizaram o resgate”, relatou o morador. Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras-Tangará), onde ficarão sob os cuidados de uma equipe técnica até estarem aptos a serem reintroduzidos em seu habitat natural.Segundo a técnica ambiental do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) da Prefeitura de Paulista, Jocelane Cavalcanti, em situações como essa os filhotes não podem ser alimentados com leite industrializado. “O timbu é um animal silvestre que se alimenta de insetos e roedores. São vitais para que outras espécies não venham a se tornar pragas urbanas. Matar esses animais é crime ambiental”, alertou a servidora. Para o caso da população notar a presença de animais silvestres precisando de resgate ou mortos, o procedimento é de, imediatamente, entrar em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente do município por meio do número/WhatsApp: (81) 99836-9947, ou por meio dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, também pelo endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma. O público também pode ligar para o 153, da Guarda Municipal.

 


O Mês do Trabalho começa com incentivo e oportunidades

 


Para a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, o Dia do Trabalho, celebrado no 1° de maio, é muito mais que uma data comemorativa. A ocasião, com a sua importância, traduz uma das razões de existir da instituição: preparar cidadãos para se dedicarem a atividades produtivas que possam gerar renda para eles e suas famílias. Assim, a secretaria promoverá ação especial em unidades da Agência do Trabalho nos municípios de Recife, Belo Jardim, Ipojuca, Paulista e São Lourenço da Mata. Serão ministradas palestras com temas específicos como: “Qualificação em Finanças Pessoais” e “Qualificação em Competências Comportamentais para Processos Seletivos”. Os eventos vem sendo realizados e seguem até essa próxima sexta (5/05). O público participante vem tendo inclusive acesso a um workshop sobre elaboração de currículos adequados às tendências do meio corporativo. Informações da programação podem ser consultados pelo www.sedepe.pe.gov.br.

 

Taxa de desemprego fica abaixo da série histórica de março em PE

 

 

No mês de março de 2023, Pernambuco apresentou um saldo negativo de -5.266, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego. Este saldo corresponde à diferença entre contratações e desligamentos e já era esperado para este período, dos meses de março (período com queda maior de vagas no setor sucroalcooleiro) e dezembro, pois, na série histórica (2011 – 2013), Pernambuco tem um saldo médio de -8.819. No terceiro mês de 2023, o Estado apresentou resultado cerca de 40% abaixo da média da série histórica, e 13,5%, melhor do que o resultado do ano de 2022, quando teve um saldo de -6.091. O desempenho de março é explicado, principalmente, pela atividade da cana-de-açúcar, produto cujo cultivo tem sua entressafra neste período, fazendo com que exista uma maior quantidade de desempregados. A secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE-PE), Amanda Aires, explica a motivação para a queda nas vagas. “A fabricação de açúcar está sempre entre as 10 principais atividades econômicas do Estado, então, variações expressivas tendem a ter um impacto maior no resultado final. Quando observamos os dados do CAGED, as três principais atividades que apresentaram um maior saldo negativo estão diretamente ligadas ao setor sucroalcooleiro”, ressalta. As atividades que mais desempregaram foram: Fabricação de Açúcar (-4.520), Cultivo de Cana-de-Açúcar (-1.423) e Fabricação de Álcool (-734).Para o gestor de dados da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE-PE), Raphael D’Emery, o resultado já era esperado para o período. “É preciso observar o acumulado em 12 meses, pois mesmo após este panorama negativo, o Estado conseguiu se manter como o segundo melhor acumulado da Região Nordeste e o nono melhor do País, posição essa que Pernambuco mantém na série histórica”, enfatiza. No mês de março, os destaques positivos ficam para os setores de Serviços (+2.359) e Construção (+344), que juntos acumulam saldo positivo de +2.703 novas vagas. Estes setores foram puxados pelas atividades de Educação (+931) e Construção de Edifícios (+342), respectivamente.

Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar