Galeria Marco Zero celebra Montez Magno na SP-Arte

 

A Galeria Marco Zero celebra os 65 anos de carreira do pintor, escultor, escritor e ilustrador pernambucano, Montez Magno, na SP-Arte, desde o último dia 29 de até 02 de abril. Com curadoria de Germano Dushá, o projeto solo é intitulado “Complexo Cosmotecnológico” e mostra reúne mais de 20 trabalhos, em um arco que vai da década de 1960 até meados dos anos 2000, e testemunha a complexidade de uma obra prolífica, profunda e que se desdobrou de modo espiralar ao longo do tempo.

Com mobiliário expositivo específico, o estande é composto por pinturas de diferentes séries intermitentes — com obras dos três ciclos de Barracas do Nordeste (1972, 1977-78, 1984-85) , das séries Tantra (1963-2006) e Série Negra (1961-2007), que revelam a capacidade de representação imagética de Montez Magno, e peças tridimensionais que marcam o pensamento sobre teorias que expliquem sua visão sobre a origem do universo, assim como algumas maquetes criadas por meio de matéria-prima comum, como a série Cidades Imaginárias (1972).

Curadoria: Germano Dushá escolheu um recorte que se concentra na conexão entre espiritualidade e das múltiplas maquinações da nossa natureza. “Do cosmo às cidades, do Sol fervente às pequenas esferas metálicas, das formas geométricas bem organizadas à velocidade orgânica das cores” enumera o curador. Ele ainda revela que essas obras representam a força de um programa artístico obstinado como o de Montez, que buscou estar sempre em expansão, e que essa postura auxiliou o artista a expandir seu lado criativo. O resultado é uma produção plena e vital, que atravessou o século XX impulsionada por referências diversas e até esotéricas.

 

Shopping Patteo com “Teatrinho de Páscoa” neste final de semana

 

 


A época mais doce do ano já chegou ao Shopping Patteo Olinda, que neste fim de semana apresenta o Teatrinho de Páscoa, com atração musical gratuita no sábado, 1º de abril, a partir das 17h. Haverá apresentação do musical ao vivo “Tesouro Mágico da Páscoa”, que conta sobre a história da Páscoa e das tradições desse período, como a caça aos ovos e a troca de chocolates entre amigos e familiares. Tudo encenado de forma lúdica, com a participação especial de Coelhos da Páscoa. Essa agenda acontece no piso L1 do centro de compras, próximo ao Bradesco. O Shopping Patteo Olinda fica na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, em Casa Caiada.

 

Semana Santa Multicultural com shows exposições e oficinas infantis

 


Para quem gosta de cultura e arte, de 1 a 9 de abril tem início, no Polo Caruaru, a Semana Santa Multicultural, uma iniciativa com atividades para turistas e visitantes aproveitarem a Semana Santa com tranquilidade e cultura. O evento conta com shows, feirinha cultural, exposição de fotografia, peças de barro e arte sacra, além de oficinas infantis, Trio Pé de Serra itinerante, casinha do coelho da páscoa, e um quiosque exclusivo do Boteco Paulistano.

Para dar início às festividades, a banda Forró Quentão vai animar a turma neste sábado (1º), das 12h30 às 15h30. No domingo (2), será a vez da cantora Dayse Rosa agitar o palco do Polo Caruaru, também das 12h30 às 15h30. E para os pequenos não ficarem de fora da diversão, vamos contar com oficinas de pirulito de chocolate e de pintura de ovos de Páscoa de gesso. As oficinas também serão no domingo (2), das 14h às 17h, e custam R$ 10.

Já na sexta da paixão (7), a diversão será por conta da Tayse Dias, com show das 12h30 às 15h30. No sábado (8) e no domingo (9) será a primeira seletiva do Vem Cantar Forró, projeto da TV Asa Branca em parceria com o Polo Caruaru, que vai contar com apresentações de vários talentos da região. Os shows e oficinas serão realizados na área 4 de eventos, espaço ao lado da Praça de alimentação. Para os fãs de artesanato e fotografia, o Centro de Compras e Lazer vai estar com uma exposição de fotografia, peças de barro e arte sacra. A feira cultural e as exposições vão acontecer na área de eventos em frente a Batista Bijuterias.

Durante todos os dias do evento o Polo estará com um Trio Pé de Serra itinerante animando os turistas e visitantes, e uma Casa do Coelhinho da Páscoa assinada pelo decorador Eduardo Henrique. O Polo Caruaru também está com triciclos elétricos e pista de kart para crianças e adultos se divertirem. Para os papais não ficarem de fora do lazer, o Polo conta com um espaço Boomerangue para que eles aproveitem para fazer compras, enquanto a criançada se diverte.

 

Paulista com mais um Programa Prefeitura nas Comunidades


Nesta sexta-feira (31.03), das 8h às 17h, a Prefeitura do Paulista vai realizar mais uma edição do Programa Prefeitura nas Comunidades. O evento será na Rua Aratuípe, no Campo do Vidro, localizado no bairro Loteamento Conceição. A atividade vai oferecer à comunidade vários serviços de saúde, assistência social, educação e jurídicos. Entre os serviços, renegociação com a Neoenergia (Celpe) Compesa , abertura de crédito para pequenos empresários com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), cadastro para Microempreendedor Individual (MEI), emissão de carteira de identidade, com a 1ª via para todas as idades e 2ª via para maiores de 65 anos, acordos judiciais, informações sobre regularização fundiária, CRAS nas Comunidades, cadastro nos programas de desenvolvimento profissional, ações para o primeiro emprego e emissão de Certidão de Nascimento.

Na área de saúde, serviços de mamografia, orientação sobre saúde bucal, testagem rápida do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), vacinação de rotina, aferição de pressão arterial, exame para controle de glicemia e atendimento psicológico para mulheres vítimas de violência doméstica. A comunidade também será beneficiada com outros serviços, como feira de apicultura, feira agroecológica, feira de produtos fitoterápicos do Centro de Educação e Formação em Medicina Popular (CEFOMP), feira orgânica, além de serviços de beleza e cuidados como: corte de cabelo masculino e feminino, limpeza de pele e massoterapia.

Ainda no mesmo evento, os munícipes presentes ao evento também poderão visitar a uma feira de artesanato, oficina de artes, oficina de contação de história e muito mais. A secretária de Planejamento e Gestão, Terezinha Mousinho, enfatizou que o Prefeitura nas Comunidades descentraliza as ações do Governo Municipal. “Neste dia, todas as secretarias se envolvem, levando suas ações para a comunidade”, destacou.

 


Estácio Recife com orientação gratuita para declaração do IR

 


O contribuinte tem até o dia 31 de maio para entregar a Declaração do Imposto de Renda 2023. E para ajudar quem tem dúvidas ou nunca fez a declaração, professores e alunos do Centro Universitário Estácio Recife estão oferecendo atendimento gratuito para a população por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que conta com apoio técnico da Receita Federal do Brasil.
Os atendimentos acontecem nas segundas e sextas-feiras, das 13h às 18h, no campus da Estácio Recife na Avenida Abdias de Carvalho, no bairro da Madalena. Para tirar dúvidas ou declarar o Imposto de Renda Pessoa Física com o apoio do NAF da Estácio Recife, é preciso levar os seguintes documentos: documentos originais pessoais do contribuinte e dependentes; comprovantes de rendimento 2022; outros documentos que comprovem receitas em 2022; documentos de bens e direitos, caso possua; cópia da última declaração de IR, caso possua.
Além da orientação sobre Imposto de Renda, no NAF também são ofertados gratuitamente os serviços de regularização de CPF, orientação ao microempreendedor individual (MEI) e regularização de MEI. Quem tiver dúvidas sobre os atendimentos pode entrar em contato pelo e-mail naf.recife@estacio.br.

 


Escolha certo o peixe e os frutos do mar para almoco da Páscoa

 


Um dos grandes desafios do tradicional almoço de Páscoa é escolher bem os alimentos para o preparo das refeições. Com a aproximação do período da quaresma, peixes e frutos do mar são vendidos em supermercados, mercadinhos, tendas e feiras livres. Os alimentos se tornam a grande aposta, seguidos pelos tradicionais jerimum (ou abóbora), o bredo e o coco. Para não errar na hora de escolher, algumas dicas simples são válidas e ajudam a identificar os que estão mais frescos e bem refrigerados.

De acordo com a nutricionista e professora do Centro Universitário dos Guararapes , Alyne Nunes, o peixe que está dentro do congelador precisa estar sem cristais ou pedra de gelo na embalagem porque a presença indica que o alimento foi recongelado, o que diminui na qualidade e aponta perda de nutrientes do pescado. “Prefira sempre os frescos e embalados com o Selo de Inspeção Federal (SIF) que seja de uma marca consolidada no mercado e que passe confiança. Uma outra dica é ficar atento a cor e a textura que são padrões de qualidade quando falamos em frutos do mar”, comenta.

Peles enrugadas, soltando facilmente ao toque ou com muita viscosidade são sinais de alerta na compra dos moluscos. Camarão sem rabo, sem cabeça ou com a casca solta é um sinal de decomposição, segundo Alyne. “As patas precisam estar firmes ao corpo. Um exemplo é a lagosta e o caranguejo, que podem ser comprados vivos ou mortos, a dica principal é que se o animal estiver ainda com vida, opte pelo mais ativo e pesado em relação ao próprio tamanho. Em caso de compra sem vida, é preciso que a casca esteja inteira, as garras intactas e sem cheiro forte”, alerta.

É importante lembrar do sabor e textura características desses alimentos quando estão frescos. A lagosta, por exemplo, tem um sabor suave e adocicado e lembrar disso na hora de escolher o que levar pra casa pode ajudar a acertar. Por isso, a aparência do peixe entrega se aquele produto está fresco ou passado. “Entre as principais condições que devem ser observadas está o brilho nas escamas, sem odor forte, guelras bem vermelhas e olho bem vivo”, conta.

Os locais de compra também merecem ser motivo de preocupação. Nunca devem ser consumidos alimentos de procedência duvidosa, por isso, é importante comprar em supermercados e estabelecimentos que passam pelas normas de vigilância sanitária. Em lugares em que não existem normas é mais fácil a manipulação do alimento. Além disso, higienizar as mãos e utensílios no preparo da refeição faz toda a diferença na qualidade final. « Usar alimentos frescos, ambiente limpo e com higiene contribuem para uma boa alimentação. Outra dica importante sobre os pratos preparados com o coco, eles devem ser refrigerados e consumidos com, no máximo, 2 dias. Por isso, é importante fazer uma quantidade mais correta para não correr o risco de ingerir alimento estragado ou jogar comida no lixo”, finaliza.

Redação com assessoria- Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar