Giro Político

Coluna política desta terça-feira

Marília, sem o sorriso habitual de Lula, após comunicar que deixa PT e disputa em outro palanque

 

Ao contrário de outras vezes em que foi procurar o ex-presidente Lula e os dois saíram abraçados e sorrindo, a foto (acima) que a deputada federal Marília Arraes postou em seu próprio Instagram, após o encontro ontem à noitinha em São Paulo, traz um Lula de cara fechada e Marília com um sorriso mais contido. Depois ela trocou a foto orientada pela assessoria mas Lula ainda estava contido.

 

Para quem foi a São Paulo com a disposição de ter aval do ex-presidente para formar um novo palanque para ele em Pernambuco como candidata a governadora pelo partido Solidariedade, Marília, pelo visto, não conseguiu o que queria. Ficou mais de quatro horas esperando para ser atendida e uma fonte do PT informou que o encontro esteve para ser cancelado porque não foi agendado. “Ela simplesmente avisou que ia e só sairia depois de falar com Lula. Criou constrangimento”.

 

A nota de Marília foi tão melancólica quanto a foto. “Tive uma boa conversa hoje em São Paulo com o presidente Lula. Conversamos sobre o quadro politico nacional, analisamos a situação eleitoral em Pernambuco e as alternativas que se colocam no estado, reafirmando o compromisso com a candidatura do presidente Lula”.

 

Apesar disso uma fonte da família Arraes contou ao Blog Dellas que Marília comunicou a Lula sua decisão de deixar o PT e disputar em outro palanque o governo ou o senado: “ela vai tentar uma composição com Raquel Lyra e Miguel Coelho”- completou.

 

Raquel sai do ninho

Logo após Marília Arraes confirmar que será candidata a governadora, a prefeita de Caruaru Raquel Lyra cuidou de delimitar seu campo e em evento do PSDB na noite desta segunda declarou que “ a marcha-ré quebrou” e anunciou a candidatura ao Governo. Raquel ficou preocupada com as notícias vazadas pelo entorno de Marília de que ela poderia vir a aceitar concorrer ao senado em acordo com a agora ex-petista . É que nas conversas entre as duas Marília nunca abriu jogo deixando a impressão de que concorreria mesmo ao Senado.

 

Marília tenciona até o limite

A tensão criada pela deputada Marília Arraes no ambiente político este final de semana não causou estranheza a quem a conhece há mais tempo. “Ela tenciona até o limite sempre que tem que tomar uma decisão”- resumiu um colega da parlamentar. Não à-toa durante todo o dia desta segunda enquanto ela aguardava há horas para ser recebida pelo ex-presidente Lula em São Paulo, as articulações entre os partidos e candidatos ficaram no banho-maria. Ninguém se arriscava a dar um passo antes do que estavam chamando de possível “debacle” no processo político. Deu chabu.

 

Com Lula e seu estadual mas sem PT

Marilia aproveitou o aniversário do Recife para espalhar outdoors pela capital dando os parabéns à cidade ao lado de Lula e do seu candidato a deputado estadual Vítor Fialho. Fialho é chefe do gabinete da deputada e foi a pessoa que ela escolheu para representa-la na fatídica reunião petista deste domingo à noite.

 

 

Augusto se filia ao Republicanos hoje

O deputado federal Augusto Coutinho se filia ao Republicanos esta terça no Recife. Presidente do Solidariedade em Pernambuco, partido agora prometido a Marília Arraes, Augusto foi obrigado a trocar de legenda porque seu partido não formou a chapa necessária para a Câmara Federal. Ele agora vai disputar o pleito ao lado dos deputados federais Sílvio Costa Filho e Osessio Silva. Silvio diz que o Republicanos fará três a quatro federais e cinco a seis estaduais.

 

João avalista de Clodoaldo

O prefeito do Recife, João Campos e o deputado federal André de Paula, indicado pelo PSD para a vaga do senado na Frente Popular, compareceram esta segunda à posse do deputado federal Clodoaldo Magalhães na presidência do PV pernambucano. Clodoaldo saiu do PSB acusado por outros deputados do partido de ter ido em busca de votos de veteranos no interior. Um deles foi o candidato a governador Danilo Cabral. A presença de João na festa deixa claro que ele vai servir de ponte para Clodoaldo vencer a resistência dos veteranos incomodados.

 

Foto-Marília Arraes e Lula – (Reprodução Instagram).

 

E-mail:terezinhanunescosta@gmail.com 

Compartilhar

Um comentário

  • Anônimo

    Hoje temos um blog que realmente nos deixa informado sobre a política estadual e nacional.

    Parabéns Terezinha Nunes pela iniciativa de criar o blog. O sertão agradece e o interior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *