Em Pauta

Coluna desta quinta-feira

Assuntos com o TRE

 

– Em ano de eleições presidenciais, bom lembrar desde já: para quem vai votar pela primeira vez , o prazo para tirar o título de eleitor é até 4 de maio. A data também é o limite para quem solicita a transferência de domicílio ou tem que regularizar alguma outra pendência com a Justiça Eleitoral. De acordo com as orientações do TER-PE, muitas dessas demandas podem ser resolvidas on-line, sem necessidade de se dirigir a um cartório. Mais informações no site do TRE-PE (tre-pe.jus.br), na aba atendimento remoto. Ganhe tempo e ponha sua vida eleitoral em dia.

 

Machismo e desigualdade de gênero

 

Interessante a matéria publicada pela Folha de São Paulo, escrita por Ana Bottallo Isabella Menon e Victoria Damasceno, na última terça, 15 : Mulheres são apagadas na ciência com obras e ideias roubadas. “Em uma noite em Aspen (EUA), a escritora Rebecca Solnit e uma amiga estavam sentadas à mesa de um anfitrião quando foram interpeladas sobre um livro que “elas tinham que ler”. Enquanto ele contava de forma presunçosa sobre a obra, mal sabia o homem que Solnit era a própria autora. A cena, descrita no livro “Os Homens Explicam Tudo para Mim” (ed. Cultrix), assinado por Solnit, é o chamado “mansplaining”, quando homens explicam o óbvio para mulheres, como se elas não fossem capazes de entender os conceitos sozinhas”. A matéria da Folha fala, a exemplo do trecho acima, da prática do ‘bropriating’ e ‘mansplaining’ que designam a apropriação de ideias e a explicação de forma inferiorizada às mulheres. Precisamos conversar mais sobre essas questões. E reagirmos a tais práticas. Para ler a matéria na íntegra aqui, acessar https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2022/03/mulheres-sao-apagadas-na-ciencia-com-obras-e-ideias-roubadas.shtml?origin=folha.

 

Ciência e tecnologia no mundo atual

 

Debate oportuno e necessário: O reconhecido Silvio Meira foi o último convidado do Núcleo de Democracia do Centro Brasileiro de Relações Internacionais -CEBRI ,no Rio, para debater “O Futuro da Ciência e Tecnologia no Mundo e o Brasil na Nova Realidade”. Participaram da mesa-redonda: Júlia Dias, presidente do CEBRI , Samuel Pessoa, pesquisador da Julius Baer Family Office, da FGV, também colunista da Folha e o jurista Joaquim Falcão. As conversas geradas por esses encontros são disponibilizadas aos interessados. É só acessar o Canal do YouTube do CEBRI.

 

Saúde bucal

 

Vivemos avanços significativos no segmento odontológico. Já é possível, por exemplo, dentes definitivos , através de processos modernos , em até 72 horas . O dentista Júlio Cordeiro, da Rede Odontocape ressalta que a técnica conhecida como “Implante com Sistema de Carga Imediata “ pode resolver demandas assim e que tem sido bastante aceita por pacientes com mais de 65 anos, com a intenção de recuperar e melhorar a mastigação e estética do sorriso. Dr. Júlio esclarece que não existe uma idade mínima nem máxima para a busca de implantes dentários, desmistificando essa questão que é bastante discutida. “A partir dos 17 ou 18 anos , havendo necessidade o interessado pode lançar mão de implantes, bem como idosos , em idade avançada”, ressalta, lembrando que , com a pandemia veio também o medo da ida ao dentista o que provocou uma retração nos serviços de implantes nos consultório. Mas que os meses de janeiro e fevereiro últimos já apontam um crescimento da procura da ordem de 20%.

 

Arte e missa dominical no InstitutoRB

 

Um agenda de lazer para toda família: Para quem procura uma programação para a família nos fins de semana, o InstitutoRB pode ser uma boa solução. Além da tradicional visita ao espaço, incluindo a pinacoteca, Castelo das Armas, Jardins, Sala de Fulquet e a Galeria com mostras permanentes de artistas pernambucanos, entre outros espaços que integram aquele centro cultural, a Capela Nossa Senhora das Graças movimenta missa neste domingo (20), a partir das 12h, com o padre Francisco Sales, da paróquia da Várzea As celebrações acontecem, sempre, no primeiro e terceiro domingo de cada mês e todos os protocolos no combate ao Covid-19 seguem sendo cumpridos. O local conta com lanchonetes e restaurante . O Instituto funciona das 13h às 17h.

 

Anistia cota mínima de gêneros

 

A comissão criada pela Câmara para analisar emenda à Constituição que anistia aos partidos que não cumpriram a cota mínima de gênero (30%) ou que não destinaram os valores antes definidos a essas candidaturas nas últimas eleições (PEC 18/21), volta a discutir o parecer da relatora, Margarete Coelho (PP-PI). Ela mantém apenas as punições para os partidos que não respeitaram a cota e sugere que a anistia seja válida só para a não aplicação dos recursos. Em 2018, o STF decidiu que os recursos do fundo p artidário ao financiamento das mulheres deveria ser na mesma proporção das candidaturas de ambos os sexos, com o patamar mínimo de 30% de mulheres. A obrigação do uso de 5% do fundo partidário pelas mulheres já está prevista na Lei dos Partidos Políticos. A ideia dos parlamentares é incluir ambas as regras na Constituição. A relatora retirou da proposta a permissão para que os partidos acumulassem os recursos às candidaturas femininas, efetuando a despesa em momento conveniente. O que seria um retrocesso, não é verdade?

 

Um grande avanço

 

Voltando ao assunto tratado aqui nesta quarta (15), sobre projeto em tramitação com vista a lei que cria uma Política Nacional de Valorização das Mulheres na Área de Segurança Pública, com reserva de vagas em concursos públicos e aumento da licença-maternidade. A matéria foi aprovada ontem e agora será enviada ao Senado. Pela proposta, 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos na área de segurança pública deverão ser destinadas às mulheres e a promoção do aumento da licença-maternidade para, pelo menos, 180 dias. Também garante a promoção de equidade na ocupação dos cargos gerenciais.

 

E-mail: redacao@bogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *