Pernambuco teve uma redação nota mil no Enem 2024
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgados esta manhã pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Neste 2024 o Enem registrou 12 participantes que obtiveram nota máxima ou nota mil na redação. Pernambuco é um dos estados com nota máxima e os outros foram Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Distrito Federal.Apenas um é proveniente de escola pública, em Minas Gerais.
A nota média da redação no Enem 2024 foi de 660 pontos – 15 pontos a mais que a nota média de redação registrada na edição anterior do exame, de 645 pontos.Ainda segundo o MEC, 114 redações alcançaram notas entre 980 e 1.000 em Pernambuco. Na rede pública, foram 21. Entre 950 e 980, foram 1.928 estudantes, dos quais 352 da rede pública.
O tema deste ano foi, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Veja abaixo gráfico sobre resultados da redação.
Com os resultados do exame, os participantes podem pleitear uma vaga gratuita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abre a consulta às vagas na terça-feira, 14 de janeiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e início das inscrições dia 17 deste mês; tentar uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni); ou acessar o ensino superior com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes de escola pública têm direito a concorrer às vagas ofertadas pela Lei de Cotas: pelo menos metade (50%) das vagas de cada curso das instituições públicas deve ser destinada a candidatos que estudaram na rede pública todo o ensino médio.
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Redação com assessoria Foto: arquivo/divulgação
e-mail: redacao@blogdellas.com.br