Hoje é dia de São Nicolau, o santo que inspirou a figura de Papai Noel
Nesta sexta-feira, 6 de dezembro, a Igreja Católica celebra São Nicolau de Mira, um bispo da Igreja Cristã primitiva, conhecido por sua bondade e generosidade. Ele é amplamente reconhecido como a inspiração por trás da figura moderna do Papai Noel.
São Nicolau de Mira, nascido na região da Lícia, atual Turquia, por volta do final do século III ou início do século IV, teve uma vida marcada por sua devoção cristã e generosidade. Na juventude, acredita-se que ele tenha viajado para a Palestina e o Egito, onde estudou com os padres do deserto. Após retornar, foi nomeado Bispo de Mira, uma antiga cidade que hoje se chama Demre. Durante a perseguição de Diocleciano, Nicolau foi preso, mas conquistou sua liberdade quando Constantino, o Grande, ascendeu ao trono e legalizou o cristianismo em todo o Império Romano.
A conexão de São Nicolau com o Natal é originada pela sua tradição de presentear crianças de forma anônima. Suas roupas vermelhas e sua longa barba branca ajudaram a formar a imagem alegre que hoje associamos ao Papai Noel. Uma das histórias mais populares sobre sua generosidade conta que ele, secretamente, jogou bolsas de ouro pela janela de um homem pobre para garantir dotes para suas filhas, protegendo-as da possibilidade de serem forçadas à prostituição. Diz-se que o ouro caiu nos sapatos das filhas, que estavam perto do fogo secando. Essa história inspirou a tradição de crianças colocarem seus sapatos perto da porta ou pendurarem meias na véspera de Natal, na expectativa de receber presentes do “Bom Velhinho”.
Na tradição ortodoxa oriental, ele é conhecido como São Nicolau de Mira, em homenagem à cidade onde serviu como bispo mas no Ocidente, ele é frequentemente chamado de São Nicolau de Bari, pois suas relíquias foram transportadas para Bari, Itália, em 1087, após a conquista muçulmana da Turquia. São Nicolau é venerado como o santo padroeiro das crianças e dos marinheiros. Sua intercessão é procurada por quem enfrenta naufrágios, dificuldades financeiras ou perigos de incêndio. Ele morreu em 6 de dezembro de 346.
Redação Blogdellas Foto: reprodução/churchpop_pt
e-mail: redacao@blogdellas.com.br