Hoje, 8 de dezembro, é dia de homenagear Nossa Senhora da Conceição
Hoje, dia 8 de dezembro, é o ponto alto das comemorações da Festa da Imaculada Conceição, que, desde o dia 28 de novembro, tem atraído milhares de fiéis ao Santuário no Morro da Conceição, em Casa Amarela, no Recife. Este evento religioso, um dos maiores e mais tradicionais da cidade, tem como tema “120 anos de Peregrinação e Esperança com a Imaculada Conceição do Morro”, celebrando os 120 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora da Conceição ao alto do Morro, em 1904, e homenageia o Jubileu Ordinário da Igreja Católica, que acontece a cada 25 anos.
Uma programação especial começou de madrugada e se estende durante todo o dia para marcar o fechamento da festa da Imaculada Conceição.A festividade também presta homenagem às vítimas fatais da queda do telhado do Santuário, ocorrida em 30 de agosto deste ano. As vítimas foram Maria da Conceição de França Pinto, de 68 anos, e Antônio José Soares, de 54 anos, moradores da Comunidade do Morro da Conceição e assistidos pela Pastoral Social do Santuário.
Desde 2022, a Festa do Morro da Conceição é considerada patrimônio cultural imaterial de Pernambuco, pela contribuição para as tradições cristãs e o cenário cultural do estado, segundo o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural.
Programação
A celebração de hoje, 8 de dezembro, será marcada por uma intensa programação religiosa, com Santas Missas de hora em hora, com celebrações no palco às 0h, 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h e 14h, e dentro do Santuário às 1h, 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h. No palco, a partir das 17h, haverá louvor com o Padre Damião Silva.
Procissão
A procissão de encerramento, com o andor que trará a imagem da Imaculada Conceição do Morro, terá concentração às 14h, no Cais do Apolo, e saída às 15h. A romaria seguirá pela Ponte do Limoeiro e Avenida Norte Miguel Arraes, num percurso de oito quilômetros até a Estrada do Morro da Conceição. A chegada do cortejo, com o andor, religiosos, voluntários, servidores públicos e todo o povo de Deus, está prevista para às 18h45. A Solenidade de Encerramento da 120ª Festa em honra à Senhora do Morro será às 19h, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, com previsão de término às 21h.
Historia
O Santuário do Morro da Conceição também tem uma história marcante. Em 1904, o bispo Dom Luís Raymundo da Silva Britto mandou construir uma capela em estilo gótico, inaugurada no mesmo dia da instalação do monumento. Inicialmente, a capela pertencia à comunidade de Poço de Panelas, no Recife. Com o tempo, a área foi desmembrada para a criação da nova Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Morro, instituída em 8 de dezembro de 1974 pelo arcebispo Dom Hélder Câmara. Em 2015, a paróquia foi elevada à condição de Santuário Arquidiocesano.
Em 2008, a igreja foi reconstruída e passou a ter um design moderno, com paredes de vidro, permitindo que a imagem de Nossa Senhora da Conceição fosse vista tanto de dentro quanto de fora da igreja. No entanto, um novo capítulo se iniciou com a queda do teto da igreja, em 30 de agosto de 2024, que marcou um momento de renovação para o Santuário.
A Imagem de Nossa Senhora da Conceição
A imagem de Nossa Senhora da Conceição, que foi trazida da França em 1904, mede 3,5 metros de altura e pesa 1.840 kg. Ela representa Maria Santíssima vestida de branco, com um manto azul, e está posicionada sobre o globo terrestre, com uma coroa dourada na cabeça, mãos unidas em oração e pisando sobre uma serpente. A imagem simboliza a passagem bíblica do livro do Gênesis, onde Deus diz: “Porei inimizade entre ti e a Mulher, entre a tua descendência e a dela. Tu lhe ferirás o calcanhar e ela te esmagará a cabeça.” A imagem, restaurada pela primeira vez em 2001 e novamente em 2014, continua a atrair fiéis de todas as partes, sendo um símbolo de fé e devoção para os peregrinos.
Redação Blogdellas Fotos: divulgação/PascomMorro
e-mail: redacao@blogdellas.com.br

