Aeroporto do Recife é o 1º do Brasil a se engajar em campanha pelo feminicídio zero
O Instituto Banco Vermelho (IBV) estabeleceu uma parceria com a Aena e instalou, nesta quinta-feira (3), um banco gigante no saguão do desembarque do Aeroporto Internacional do Recife Guararapes – Gilberto Freyre. Essa iniciativa, que contou com o apoio da Uninassau, integra a campanha nacional do IBV para mobilizar e conscientizar a sociedade sobre o combate à violência contra a mulher no Brasil.
Os aeroportos brasileiros, sendo espaços públicos e democráticos, são considerados locais estratégicos para o IBV, devido ao grande fluxo de pessoas que os transitam, funcionando como portas de entrada e saída do país. Dado que o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking mundial de feminicídios, com Pernambuco liderando no Nordeste, a escolha do Aeroporto do Recife para a instalação do banco visa aumentar a visibilidade e a urgência dessa causa.
Andréa Rodrigues, presidente do IBV, destacou a importância da ocupação desses espaços para fortalecer o trabalho do instituto e garantir segurança às mulheres. “Nosso objetivo é claro: feminicídio zero. Por isso, a parceria com a Aena é mais um importante avanço para nossa campanha. É a certeza de que estaremos impactando um volume ainda maior de pessoas, sejam brasileiros ou estrangeiros. Este banco gigante, instalado hoje no Aeroporto do Recife, simboliza a brevidade dessa causa. Cada pessoa que passa por aqui levará consigo a mensagem de que não podemos mais tolerar a violência contra as mulheres”, enfatiza Andréa.
Luciana Romeiro, gerente de Operações, Segurança, Serviços e Manutenção do Aeroporto do Recife, destacou a importância da parceria: “Ser o primeiro do Brasil a receber a instalação do banco gigante e abraçar esta causa é motivo de orgulho para o Aeroporto do Recife. A iniciativa reforça o compromisso da Aena com questões de equidade de gênero e o nosso apoio à proteção à mulher e à luta contra o feminicídio. O Aeroporto do Recife recebe passageiros de todo o mundo e, com o Instituto Banco Vermelho, teremos a oportunidade de alcançar e chamar a atenção de milhares de pessoas. Como mulher, me sinto muito feliz em poder colaborar com essa importante ação”, pontua.
Jânyo Diniz, CEO do Grupo Ser Educacional, mantenedor da Uninassau e parceiro do Instituto Banco Vermelho desde o início das iniciativas do instituto, enfatizou o papel do setor privado no apoio à causa. “Essa iniciativa, que simboliza a luta contra o feminicídio, ganha ainda mais força ao chegar em um local de grande fluxo de pessoas. O Ser Educacional sempre esteve comprometido com a promoção de um futuro mais justo e igualitário e, por meio da doação desse banco, reafirmamos nosso compromisso com a causa do combate à violência contra as mulheres”, declarou.
O banco gigante do Instituto Banco Vermelho está instalado no saguão do desembarque do Aeroporto Internacional do Recife Guararapes – Gilberto Freyre, localizado no piso térreo, próximo ao portão A3. O equipamento permanecerá no local por tempo indeterminado.
Redação com assessoria Foto: divulgação
e-mail:redacao@blogdellas.com.br