1ª Expo PRETA levando visibilidade para empreendedoras locais
Uma oportuna iniciativa. Um grupo de 18 participantes, 11 das quais moradoras das comunidades do Pina, Brasília Teimosa e Ilha de Deus comercializarão seus produtos no piso L3 das 12h às 22h, nesta sexta, sábado e domingo, das 12h às 21h. A mostra começa hoje, quinta, 17, com a abertura às 18h, no Teatro RioMar. O evento conta com painéis, palestras, debates, exposição de produtos, shows culturais. É se inteirar da ampla programação no site do shopping RioMar e acompanhar a agenda.
O evento veio em direção ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado, dia 19 enquanto o domingo (20/11) é marcado pelo Dia da Consciência Negra. São datas importantes para evidenciar e valorizar a luta e o potencial criativo das mulheres negras empreendedoras, que historicamente contribuem de forma essencial para a economia do Brasil. A abertura – nesta última quinta, 17 no Teatro RioMar teve a presença de Nina Silva empreendedora considerada a Mulher Mais Disruptiva do Mundo e fundadora do Movimento Black Money, e Manoela Alves, diretora executiva do Instituto Enegrecer. Também participa do evento, a Fundadora do Movimento Black Money, Nina Silva. Haverá durante a Expo PRETA shows de Barbarize e de Toni Garrido e banda (R$ 15 – meia entrada- e R$ 30 (inteira), na bilheteria do teatro ou através do site.
“Essa participação neste excelente evento vai permitir que tenhamos um contato direto com o público – consumidor. Estar no Expo PRETA nos deixa potentes não só economicamente, mas como pessoas”, afirma a artista visual, grafiteira e designer, patrícia Souza que vai apresentar a coleção Linhas Botânicas, da sua marca mare Moda. “Quem mora na comunidade enfrenta muitos preconceitos”, lembra Geiseane Gomes, a Negralinda. Ela destaca que a luta das mulheres negras é também para que as valorizem e paguem preços justos pelas suas artes, produções.
Empreendedoras: Beatriz Sales, presente na 1ª Expo PRETA é fisioterapia integrativa tem como objetivo entender todas as causas de adoecimento do organismo e tratar sem prejudicar a saúde. Beatriz vai trazer para o encontro, material de avaliação e alguns dos recursos e produtos que utiliza como terapêutica (@beatrizsales.fisio- 98186-2998). Cleyse Amaral – Lady Cya / Moda StreetwearLady Cya / @lady.cya – Contato: 99222-3168. Cleyse já sonhava em atuar na área de moda e empreender dentro desse universo desde os 15 anos. Mergulhou de cabeça no universo da moda, passou a costurar, modelar e criar designers que dão vida a blusas, calças, vestidos, shorts e muitas outras peças de roupas. Ela se identifica como modelo independente e afroempreendedora. Suas criações seguem as nuances da moda urbana, apostando na pegada mais underground. Francielly Lopes Ferreira – Espaço Fran Ferreira Unhas e Penteados / @espaco_franferreira – Contato: 98956-6474. Jovem da Brasília Teimosa que trabalha com tranças nagô, unhas naturais e SPA dos pés. Geiseane Gomes – Bistrô Negralinda / @chefenegralindaoficial – Contato: 99946-1334.A Chef Negralinda é a Presidente do Instituto Negralinda. Nascida e criada na comunidade pesqueira da Ilha de Deus, a ex-pescadora e marisqueira é reconhecida chef de cozinha, empreendedora social no ramo de gastronomia do mangue e sócia proprietária do Bistrô Negralinda.
Luana Cristina Souza de Oliveira – Voar Moda Praia / @luvoar – Contato: 98459-3824.Jovem, mulher, encantada pela pauta da sustentabilidade, encontrou-se empreendedora no desenvolvimento de produtos com materiais biodegradáveis. Em linha com seu espaço de vivência (Brasília Teimosa), busca em parceria com instituições do território, auxiliar na formação de mulheres jovens e contribuir com a economia local. Luciana Silva – Moda Mangue / Biojóias – @modamanguebiojoias – Contato: 98514-5526. Engajada com as pautas sociais, em especial as que envolvem o bairro de Brasília Teimosa, e preocupada com o princípio de beneficiar o próximo, Luciana Silva criou, em 2018, a Moda Mangue Biojoias. A empresa trabalha com a criação de joias, tendo como matéria-prima escamas de peixe. Seu principal objetivo é gerar renda às mães solo de Brasília Teimosa, que colaboraram com a montagem das peças da marca. Milena Araújo – Nails Designer / Unha em gel – @milenaaraujonails – Contato: 99482-0924. Apaixonada pelo que faz, iniciou as atividades de Nails Design por necessidade, mas não se vê realizando outra coisa. Com seu amor pela função, tem uma técnica sempre aprimorada e refinada, que é validada pela enorme satisfação de suas clientes. Mulher negra periférica, encontrou no empreendedorismo, com os serviços de manicure, o campo de transformação social. Miqueline Batista – A Famosinha das Tranças / @afamosinhadastrancas – Contato: 98489-7064. Mulher negra, 27 anos, moradora do bairro de Brasília Teimosa, aprendeu a arte de trançar cabelos com a mãe, que aprendeu com a sua avó. A ancestralidade da técnica afro vem garantindo seu sustento há 15 anos. A Famosinha das Tranças, como é conhecida, desponta como uma das mais talentosas da cidade do Recife.
Patrícia Souza – Maré Moda / @mare_clothing – Contato: 99722-3145.Patrícia ferve em criatividade. Sua vivência em espaços diversos e sua convivência com comunidades reforçam a sua vocação. Esse jeito de fazer moda se revela não apenas na produção de roupas, mas oferece um estilo especial para quem ama estar conectado com pautas sustentáveis. Risoneide Nunes – Mytella Design / Biojóias – @mytelladesign – Contato: 99292-0862. Professora de geografia e encantada por construir novas perspectivas com a juventude, Riso (como é conhecida pelas alunas e alunos) inova com a criação de peças a partir da casca do marisco.Como perspectiva de solução para esse descarte, surgem as biojoias, que hoje são a matriz da marca Mytella. As peças carregam a união entre beleza e preservação do meio ambiente.Yaani Inay – Artes Visuais / Grafite / @inay.dlx – Contato: 99537-1318.Travesti não binária, 24 anos, criada em Maranguape 1 (Paulista-PE), grafiteira e estudante de artes visuais pelo IFPE. Integra o Coletivo Cabras, Crew Pixe Girls e o coletivo Pão e Tinta.Reside em Brasília Teimosa, local onde realiza estudos e perambula pelas ruas, retomando sua ancestralidade e direito à cidade.
Blogdellas com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação: Nina Silva, do Movimento Black Money, convidada para a abertura; Miqueline Batista, “a da modinha das tranças e Garrido, também participantes do evento.
E-mail: redacao@blogdellas.com.br