Coluna Em Pauta – Mais de 156 milhões de eleitores vão às urnas dia 02

 

No próximo dia 2 de outubro, eleitoras e eleitores escolherão seus representantes para os deputados federais, estadual, distrital, senador, governador e presidente da República. No total, são 156.454.011 brasileiras e brasileiros distribuídos em 5.570 cidades, incluindo o Distrito Federal e Fernando de Noronha, e 181 locais no exterior. Nessas eleições foi registrado aumento de 6,21% do eleitorado em comparação com a última eleição geral, em 2018, quando 147.306.275 pessoas estavam habilitadas para votar. O eleitorado é majoritariamente composto por mulheres. Elas correspondem a 52,65% do total apto a votar. Já os homens somam 47,33%. Este ano, serão 2.116.781 eleitores jovens, entre 16 e 17 anos; e 14.893.281 com mais de 70 anos, cujo voto é facultativo. Somam-se a estes 184.330 idosos aptos a votantes que possuem 100 anos ou mais. Pessoas na faixa dos 25 aos 44 anos respondem por 40,72% dos eleitores.

O eleitorado com deficiência no Brasil e no exterior é de 0,81% do total de votantes. Ao todo, 1.271.381 pessoas declararam ter deficiência ou mobilidade reduzida, sendo 642.441 mulheres; 628.827 homens; e outras 113 sem informação relativa ao gênero. Por falar em gênero, desde 2018, pessoas transgênero, transexuais e travestis podem solicitar à Justiça a inclusão do nome social no título de eleitor. Naquele ano, 7.945 eleitoras e eleitores exerceram esse direito. Agora, esse número cresceu para 37.646 pessoas com nome social, um aumento de 373% em relação às últimas eleições gerais. Desses mais de 37 mil votantes, 20.129 do gênero feminino e 17.517 do masculino. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os três maiores colégios eleitorais do Brasil. São Paulo com 22,16% de pessoas aptas a votar em 2023. Seguido por Minas, com 10,41%; e Rio, com 8,2%. Roraima, Amapá e Acre são os menores colégios.

Em Roraima votam 0,23% do total de eleitores, no Amapá estão 0,35% e no Acre 0,38%. Em todo país, mais de 22 mil servidoras e servidores da Justiça trabalham para garantir que o voto possa ser exercido. São mais de três mil juízas e juízes e três mil promotoras e promotores, que atuam em 28 tribunais eleitorais; 2.637 zonas e 496 mil seções eleitorais, inclusive nas aldeias de povos originários. Neste ano, 1,7 milhão de mesários foram nomeados para trabalhar. Entre eles, 52% foram convocados pela Justiça a realizar, enquanto 48% se candidataram para atuar voluntariamente nas eleições. Vagas disponíveis: No Congresso Nacional são 540 vagas disponíveis, sendo 513 para deputada ou deputado federal e outras 27 para senadora ou senador. Nas Assembleias Legislativas são 1.035 cadeiras em disputa, distribuídas em 26 Unidades da Federação. Já para a Câmara Legislativa do DF serão eleitos 24 parlamentares. Para os cargos do Poder Executivo serão escolhidos 27 governadores e um presidente da República.

A realização de eleições para eleger representantes políticos é uma conquista assegurada pela Constituição Federal. Vote! Participe!


As operadoras de telefonia móvel agilizam o sinal 5G no Recife

 

As operadoras de telefonia móvel começaram a ativar ontem o sinal 5G em mais três capitais: Fortaleza (CE), Natal (RN) e Recife (PE). O aval ao início gradual das operações foi anunciado na última quinta (1), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo as regras do setor, as empresas Claro, Tim e Vivo deverão ativar 102 estações de 5G em Fortaleza; 63 no Recife e 33 em Natal até 28 de novembro. As operadoras também já vinham oferecendo o sinal da nova rede aos seus clientes de outras 12 capitais: Brasília (DF); Belo Horizonte (MG); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Goiânia (GO); João Pessoa (PB); Palmas (TO); Porto Alegre (RS); Rio de Janeiro (RJ); Salvador (BA); São Paulo (SP) e Vitória (ES).

O cronograma inicial de ativação do 5G no Brasil previa que o sinal inicial estivesse disponível em todo o país já no fim de setembro, mas na primeira quinzena de agosto, por recomendação do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções Para os Problemas de Interferência, a Anatel prorrogou o prazo por até dois meses, devido a um atraso na importação de equipamentos. Com isso, nas outras 12 capitais onde o serviço ainda não está disponível, as companhias terão até 27 de novembro para ligar as estações e passar a oferecer o sinal 5G.

 

Brechó dos Influencers beneficia o GAC

 

O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE), organização social que há 25 anos atua na humanização do tratamento do câncer infantojuvenil, será o projeto beneficiado com parte da renda da próxima edição do Desapegou – o Brechó dos Influencers. O evento solidário acontece entre os dias 8 e 11 de setembro, no Shopping Patteo Olinda, com entrada gratuita. Foram convidadas 19 influenciadoras pernambucanas que levarão para o brechó roupas, sapatos e acessórios, novos e seminovas, saídos diretamente dos seus armários para serem vendidos a preços acessíveis. Nas araras da loja, poderão ser encontradas peças dede influencers como Bella Schneider (@bellaschneideroficial), Cacau e Poly (@asmeninasreal), Jade Di Leu (@jadedileu), Joanêza Galvão (@olindadicas) e Sibelle Coimbra (@sibelle_coimbra).

Também participam as influenciadoras Rayanne Menezes (@rayannemenezess), Tainara Lima (@tailimah), Halana Moura (@halanacelly), Gabriela Batista (@gabrielabatistaplus), Thayanne Gomes (@thayannegomes1), Beatriz Coutinho (@beatrizzcoutinho), Suelen Rocha (@sueleenrochaa), Gabryelle Queiroz (@gabyqueirozav), Pâmela Pam (@pamellapam2007), Ariel Cysneiros (@arielcysneiros), Beatriz Souza (@cybertrizz), Ivana (@soldajamaica), Thata Aguiar (@thaiiisaguiar) e Roberta Miranda @roberta_miranda01).

A loja pop-up do Desapegou – o Brechó dos Influencers funciona no piso L2 do Patteo Olinda, em frente à Renner. O horário de funcionamento é quinta e sexta-feira das 13h às 22h e sábado e domingo das 13h às 21h. A entrada é gratuita.

Doação – O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos focada na prestação de assistência social humanizada às crianças, adolescentes e jovens com câncer em tratamento no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). Atualmente, assiste por dia uma média de 70 pacientes ambulatoriais e 24 em situação de internamento, além de desenvolver ações com foco na assistência social e projetos específicos de prevenção e humanização do tratamento. Tudo a partir do trabalho de dezenas de voluntários, parceiros e do investimento das doações permanentes que são feitas à instituição.


TSE cria Núcleo de Inteligência para combater violência política

 

Foi publicada, no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (DJe/TSE), a Portaria TSE nº 833, que institui o Núcleo de Inteligência voltado ao enfrentamento da violência política nas Eleições 2022. A ação é fruto de uma parceria firmada entre o TSE e o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG). A forma de atuação ainda será definida pelo presidente do Tribunal, ministro Alexandre de Moraes, que também exercerá a presidência do núcleo especializado. As ações devem ser definidas durante a primeira reunião entre os integrantes em data ainda não definida. No dia 24 de julho, Moraes se reuniu com comandantes das PMs dos Estados e do Distrito Federal para alinhar procedimentos e discutir questões relacionadas à segurança preventiva durante o pleito deste ano. Foi durante este encontro que ficou acordada a implantação do Núcleo de Inteligência, que terá a composição paritária, ou seja, equilibrada entre as instituições.

O núcleo será formado por representantes do TSE e também do CNCG, que atuarão em conjunto para coletar dados e processar informações de interesse da segurança pública durante o período eleitoral. Por parte da Corte Eleitoral, além do ministro Alexandre de Moraes, o grupo contará com o juiz auxiliar Marco Antônio Martin Vargas, que ficará responsável pela Secretaria-Executiva; o assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) Eduardo de Oliveira Tagliaferro; e Roberto Allegretti. Já o CNCG será representado pelo tenente-coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Waldicharbel Gomes Moreira; pelo tenente-coronel da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Lázaro Tavares de Melo da Silva; e pelo tenente-coronel da PM da Bahia (PMBA) José Luís Santos Silva.

 

Prefeitura de Olinda convoca sociedade civil para formação do Conselho de Alimentação

 

A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, convoca a sociedade civil, movimentos sociais e moradores do bairro de Rio Doce para uma reunião nesta sexta-feira (9), às 09h, na Vila Olímpica, localizada na Avenida Brasil, 132, Rio Doce. O encontro busca dar continuidade ao diálogo transparente sobre a composição dos novos membros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

De acordo com a secretária executiva de Assistência Social, Rosely Chaves, a formação do conselho possibilita uma maior participação da sociedade. “É a provocação de ideias e atitudes de combate à fome e à insegurança alimentar, no sentido do fortalecimento das políticas públicas municipais”, destacou. De acordo com dados da gestão municipal, os bairros de Rio Doce e Peixinhos figuram como os mais populosos de Olinda.

A importância da reunião, além de tornar público a abertura do processo dos representantes das entidades da sociedade civil para composição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, busca reforçar que o segmento não diz respeito apenas à fome, mas também a questão da alimentação adequada, possuindo interfaces com a saúde. Na última sexta-feira (2), os moradores de Peixinhos, foram os primeiros a participar desta roda de diálogos e contribuição.

 

Ex-deputado Edgar Moury lançará livro com registros pessoais e políticos no começo de 2023



O Edgar Moury participou de importantes gestões, estaduais e municipais, como no primeiro Governo Arraes e de Jarbas Vasconcelos, teve papel marcante na criação do MDB, em nosso estado, foi deputado estadual, federal, com várias legislações. O livro que Moury lançará no início de 2023 vem carregado de registros importantes da política pernambucana. Episódios como o vivido por Dom Hélder Câmara (anos 70) que, convidado por lideranças do MDB para palestra na Alepe, gerou insatisfação entre os militares, com ameaças até de fechamento da Casa. A crise culminou com a renúncia do presidente da Assembleia, Ênio Guerra. Edgar relata esse conflito, que terminou o conduzindo à presidência do Legislativo em substituição a Guerra, entre outros. O jornalista Sérgio Montenegro gravou horas de conversa com o ex-deputado e já finaliza a “leitura” do acervo de fotos para edição. A publicação será lançada começo de 2023.

 

Vagas temporárias impulsionam jovens a escolherem uma carreira

 

Entre as experiências de impacto positivo na vida profissional, está o trabalho temporário. Obter renda extra, estabelecer contato com diversas pessoas e aprimorar o currículo, seja na área de interesse ou não, pode incentivar ainda mais a busca de estudantes por uma trajetória no mercado de trabalho. Com a entrada cada vez mais cedo de cidadãos no mercado e devido ao panorama vivido nos últimos anos no Brasil, uma oportunidade de emprego acaba fazendo a diferença. No último trimestre, a taxa de desemprego no Brasil chegou a 9,3%. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esta diminuição representa quase 2 milhões de cidadãos que conseguiram emprego em 2022. Entre os setores com mais oportunidades para os brasileiros, está o de serviços, comércios e indústrias.

Para Samara Felipe, docente de negócios da Wyden, o cenário econômico está começando a mudar devido a uma série de fatores provenientes também da pandemia. “Nós passamos muito tempo com o mercado em recessão. Várias áreas tiveram cortes práticos, como demissões e ajuste de custos. O mercado parou. Agora com a vacina, as atividades voltando, consequentemente houve uma crescente de vagas de emprego. Um bom exemplo é no turismo e entretenimento, com a promoção de eventos e shows”, explica.

Em contrapartida, a especialista afirma que o novo contexto social do país também trouxe a necessidade de adaptação da população em busca de novas formas de manter o sustento. O empreendedorismo local acabou sendo uma alternativa para muitas famílias, que com o apoio de ONGs ou de incubadoras empresariais ganharam força e também foram responsáveis pela movimentação econômica.  

Mas para além dos benefícios financeiros, a admissão em qualquer tipo de trabalho pode influenciar o contato de jovens com o mercado de trabalho e fomentar o desejo de engajamento em uma carreira acadêmica e profissional. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), no período da pandemia 69% dos graduados conseguiram oportunidades em até um ano depois da formatura. Neste levantamento, 48% destes discentes estavam em ocupações formais – meta almejada por muitos.

“Qualificação profissional é fundamental para desfrutar aqui no mercado de trabalho, principalmente com a concorrência. Hoje em dia nós temos tecnologias avançadas e uma gama muito grande de informações ao dispor das pessoas. Sendo assim, as empresas estão em busca de pessoas que não possuem apenas funções, mas habilidades, visões estratégicas e criatividade. A técnica, a prática, o conhecimento teórico e o autoconhecimento são elementos muito importantes para qualquer profissional. E para desenvolver habilidades técnicas, uma graduação é fundamental”, destaca Samara.

Há anos, a Wyden vê nos estudantes brasileiros um grande potencial para inovações no mercado e na sociedade, através da produção de conhecimento científico e ideias diferenciadas. Tendo isso em vista, nos próximos dias 09 e 10 de setembro, a instituição realiza a última edição do Vestibular para quem quiser ingressar em um curso de graduação ainda esse ano com condições especiais. Para mais informações, basta acessar o link https://inscricoes.unifbv.com.br/vestibular.


Homenagem: 25 personalidades do Paulista são celebradas



O dia 4 de setembro é a principal data da cidade do Paulista, quando comemora a sua emancipação política. Agora em 2022 são 87 anos. Como parte da programação, a Prefeitura promoveu a entrega da Comenda Padre João Ribeiro – líder da Revolução Pernambucana de 1817, a mais alta honraria concedida pelo Poder Executivo. Um grupo de 25 personalidades foi homenageado neste domingo (04). Os destaques têm serviços prestados em diversos segmentos: religião, cultura, esporte, educação, segurança, empreendedorismo, imprensa e comunicação, turismo, comércio, saúde. São eles, comunicador Geraldo Freire; padre Pedro Silva de Moura; monsenhor Osvaldo de Freitas Lopes; pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres dos Maranguapes, Charles de Araújo Costa; padre Tarcísio Helder Ferreira; padre Alan Carlos de Albuquerque Messias; padre Carlos Fred Ferreira; jornalista Aroldo Costa, a voz do maior gol do mundo; além dos jornalistas Aldo Vilela e Maciel Júnior.

Outros profissionais também foram homenageados como  professora Silva Ferrez; empresário Luiz Augusto; empresária do ramo turístico Márcia Costa; major da Polícia Militar de Pernambuco, José Evandro Negromonte; comerciante Alberto Lucena; empresário e neto de Arthur Lundgren, fundador da Casas Pernambucanas e Companhia de Tecidos Paulista, Anton Lundgren; cantora e compositora de ciranda Lia de Itamaracá; comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco, Flávio Henrique Duarte Santos; empresário e filho de Nilson Lundgren, Eduardo Lucena Lundgren; agente comunitária de saúde (ACS) da Prefeitura do Paulista, Nelma Lúcia Sabino; educadora e diretora de escola Silvana Rodrigues da Rocha; triatleta de Paulista, Kawani Sofia de Oliveira Carneiro, 14 anos; educadora e diretora de escola Marinalva Gonçalves de Souza; empresário José Carlos Herculano; e cantor de coco de roda Zeca do Rolete.

Algumas personalidades, por outros motivos, não puderam comparecer ao evento, mas encaminharam representantes. A triatleta Kawani Sofia de Oliveira Carneiro, que está em viagem para uma competição, foi representada pela mãe. O padre Carlos Fred, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Paratibe, enviou devido a outros compromissos missionários para representá-lo. O major da Polícia Militar de Pernambuco, José Evandro Negromonte, também foi representado. O prefeito Yves Ribeiro para descontrair a cerimônia cantou uma das músicas de Zeca do Rolete, valorizando a cultura da região. “Gosto muito de cultura e, principalmente, de artistas que são raízes da terra”, disse o prefeito. Ao final, Lia de Itamaracá e as filhas de Zeca do Rolete, além do próprio, fizeram uma breve apresentação de música popular.

 

Seminário Internacional

 

 

O Bicentenário da Independência do Brasil é o tema do “Fórum Independência com Integração”, que começou neste último domingo, 4/9, em Lisboa e se estende até a celebração de 7 de Setembro, com a participação de juristas, acadêmicos e artistas brasileiros e portugueses. O Fórum teve encontros preparatórios por vídeo abordando assuntos que culminaram na separação de Portugal, como a abertura dos portos às nações amigas e a mudança da Família Real para o Brasil. Democracia, comércio bilateral, construção do Estado e geopolítica serão alguns dos temas discutidos. Também faz parte da agenda do evento duas atrações brasileiras: o fotógrafo Sebastião Salgado, com a exposição multimídia sobre a Amazônia, e o violonista Yamandu Costa. O evento é uma iniciativa do FIBE (Fórum e Integração Brasil e Europa) e acontece em mais três cidades: Porto, Coimbra e Cascais. Nos dias 5 e 6 de setembro (às 19h30 e 18h respectivamente), em Lisboa, apresentaremos o estudo – PERCEPÇÃO DOS 200 ANOS (Parceria IPESPE e Pitagórica).

Redação com veículos e assessoria. Fotos: Ilustração/ Divulgação

E-maill: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar