A arte de José Barbosa

em exposição na Christal

 

Natural de Olinda, o pintor, desenhista, entalhador, escultor, ilustrador e gravador, José Barbosa ocupará com mais de 30 obras a Christal Galeria, no Pina, desta quinta-feira (25) até 22 de outubro. O artista apresentará ao público a exposição “A Escuta do Tempo”, com produções de tempos diversos, abarcando dos anos 70 aos dias atuais, com seu olhar reflexivo, algumas vezes crítico, transformado suas pinturas, esculturas, desenho e entalhe em madeira, em obras de arte.

José Barbosa traz em seus trabalhos referências a tempos diferentes do cronológico, aproximando-se do tempo mítico, sagrado e ligado à ancestralidade. “Traremos um conjunto de obras inéditas de um artista que no auge dos seus 74 anos, escuta e fala com o tempo passado e o agora. Nesse sentido, traz referências ao que foi vivido, mas também reflexões do tempo atual, como o caso de Javari, uma obra que faz em homenagem aos ativistas mortos na região de mesmo nome, no estado do Amazonas”, explica a curadora da exposição, Joana D´Arc Lima, ressaltando que as obras de Barbosa dialogam com o que ele acompanha e admira. Segundo Joana, isso tem muita relação com sua vida na Cidade Alta, em Olinda, onde há muita referência à cultura popular, festas de rua, arte erudita, vanguarda. Além disso, soam em seus traços as interferências artísticas de seu pai, Ernani da Silva, com quem aprendeu a entalhar na madeira; até nomes de companheiros de trajetória dentro da construção da arte pernambucana, como Francisco Brennand, Adão Pinheiro, Ypiranga Filho, Samico, José Cláudio e Guita Charifker.

Trajetória do artista – Filho do marceneiro e restaurador, Ernani Ricardo da Silva, José Barbosa começa a entalhar arcas para antiquário na marcenaria de seu pai no Mercado da Ribeira, em Olinda. Realizou sua primeira talha na oficina do pai, aos 12 anos de idade, influenciado pela literatura de cordel. Em 1963, com o incentivo do pintor Adão Pinheiro, inicia carreira artística, entalhando um baú velho de madeira, no qual Pinheiro havia previamente desenhado anjos, pássaros e outras figuras que até hoje povoam sua obra. Nessa mesma época, integra e organiza o Movimento de Arte Ribeira, que conta com a participação de Adão Pinheiro, Ypiranga Filho, João Câmara, Vicente do Rego Monteiro e Guita Charifker entre outros.

Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1965 onde se envolveu com o Cinema Novo, a Tropicália e a Nova Figuração, além de estudar gravura em metal com o professor Orlando da Silva. Em 1967, passou a realizar esculturas para o Hotel Savoy. Cinco anos depois (1972), viajou para a Europa – Alemanha e na França. Em 1976 começou a trabalhar no ateliê com Roseline Granet e Jean Paul Riopelle, em Meudon, França. Retornou ao Brasil dois anos depois, vivendo entre Rio, Olinda e Balneário Camboriú, no Sui do país. Desde 2000 se reinstalou em Olinda, onde trabalha e reside .Serviço: José Barbosa: A escuta do tempo. Christal Galeria. De 25 de agosto a 22 de outubro de 2022.Horário: Das 10h às 19h, de terça a sábado. Entrada gratuita.

III Festival da Cerveja Artesanal de Olinda

tem a marca da sustentabilidade

 

Com a marca da sustentabilidade e a expectativa de movimentar mais de R$ 200 mil em três dias, Olinda organiza o III Festival da Cerveja Artesanal entre os próximos dias 26 (sexta) e 28 (domingo), na Praça do Carmo. Quatorze cervejarias já estão confirmadas no evento, que também receberá a Feira Bora Bora, um espaço criativo com moda, artesanato, design, vinil e gastronomia. A opção por um evento sustentável fez com que a organização optasse pelo não uso de copos descartáveis. Assim, o consumo de líquidos será possível de duas formas: adquirindo o copo oficial do evento ou levando o próprio copo, desde que ele não seja de vidro.O vidro é outro ponto importante para quem vai à Praça do Carmo. Materiais com essa substância não serão permitidos. Para garantir o cumprimento desta norma serão montadas barreiras de fiscalização em todas as entradas do local.

Quanto aos números, as operações de cerveja devem gerar um consumo de aproximadamente 4 mil litros. Os empregos diretos e indiretos nos três dias chegam a uma centena. A música também não poderia ficar de fora num evento de tal porte. Por isso, atrações estão garantidas. Na sexta, DJ Camarones, Coco da Liberdade, Quinteto do Frevo & Companhia e Malícia Champions estão confirmados. No sábado será a vez de DJ Sidade, Maracatu Nação Camaleão, Neuro Roots e Orquestra Henrique Dias com participação do Maestro Spok. Para fechar, o domingo terá DJ Camila Dillitzer, Orquestra Backstage, Rodrigo Morcego Trio e Cassino Tropical.III Festival da Cerveja Artesanal de Olinda:Data: 26 (sexta), 27 (sábado) e 28 de agosto (domingo)
Local: Praça do Carmo; Horários: 16h às 22h30 (sexta e sábado)
14h as 20:30h (domingo)

Campanha de multivacinação teve mais de 4 mil doses de pólio aplicadas em Olinda

 

Em Olinda, o Dia “D” da campanha de multivacinação e atualização de cadernetas de vacinação, realizado no último sábado (20.08), teve 4.137 doses de pólio aplicadas. A mobilização teve como foco as crianças de seis meses e adolescentes menores de 15 anos.A coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Olinda, Clara Pires, disse que o município espera vacinar, até o dia 9 de setembro, 18.570 pessoas do público alvo. As doses estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em toda rede de saúde de atenção básica e especializada do município de Olinda. Para alcançar a meta estabelecida (95%), a Secretaria de Saúde de Olinda instalou um ponto de vacinação no Shopping Patteo, piso L2, que vai funcionar até o dia 9 de setembro, de segunda a sábado, das 9h às 16h.

Segundo a secretária executiva de saúde do município, Eugênia Viana, durante o serviço foram identificadas muitas crianças com vacinas atrasadas. “Encontramos uma criança com dois anos, que a última dose foi aplicada aos seis meses de idade”, pontuou. A campanha tem por objetivo reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no País, bem como controlar a cobertura vacinal.Vacinas disponibilizadas para crianças: BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP – inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada);z Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela.– Vacinas disponibilizadas para adolescentes: Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada).

Armando Fuentes faz shows no fim de semana

 

Na próxima sexta-feira, 26, às 20h, o Clube de Campo Sítio do Pica Pau promove a Noite da Seresta. O show latino terá o cantor e compositor venezolano Armando Fuentes como atração principal. No sábado, 27, a partir da meia noite é o tradicional Clube das Pás que recebe o artista caribenho no Baile Cigano com seu show dançante. Temas como Carnaval, Oye Como Va, Caballo Viejo, El Carretero, La Barca, Despacito, e Suavemente darão o mote entre outros para a diversão do público. A Salsa, a Cumbia, o Bolero, a Bachata, e Merengue e o Pop Latino serão apresentados com toda energia, sensualidade e romantismo na interpretação do artista Latino-americano. No repertório também a boa música brasileira se faz presente com o Samba de Raiz, o Xôte e a MPB de qualidade. Informações para reservas e valor da entrada: Sítio Pica Pau 3438-5104 ou 98819-0109 – Rodovia BR 101 Norte, KM 25,7 Muribeca –Recife.Clube das Pás 3242-7522 ou 98847-0175 – Rua Odorico Mendes, 263 Campo Grande –

Paulista já disponibilizando a Carteira do Autista

A Prefeitura de Paulista, através da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos já começou a entregar, desde ontem, segunda-feira , 22, a Carteira do Autista. A Diretoria da Pessoa com Deficiência, por meio do Departamento de Assistência à Pessoa com Deficiência (DAD), vem mantendo contatos e com todos aqueles que fizeram o cadastramento para o agendamento da retirada do documento. Para receber a carteira é preciso levar CPF e RG do responsável e do usuário. O agendamento para o cadastramento da Carteira do Autista continua sendo feito pelo WhatsApp: 9 9930-0298. Deixe a sua mensagem e o agendamento será realizado. O cadastramento continua sendo realizado, presencialmente, no Departamento da Pessoa com Deficiência (DAD), da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, de segunda a sexta, das 9h às 15h. O DAD fica no Centro Administrativo, localizado na Avenida Geraldo Pinho Alves, 222,(antigo Campo de Aviação), Maranguape I.Para cadastramento são necessários os seguintes documentos dos pais ou responsável e da pessoa com autismo: Identidade, CPF, comprovante de residência, laudo de comprovação do Transtorno com o CID, especificando o Transtorno do Espectro Autista e uma foto 3X4.O objetivo é garantir o atendimento prioritário ao acesso dos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. A medida é respaldada pela Lei 4964/2021, sancionada em 13 de abril de 2021 pelo prefeito Yves Ribeiro.

Brasileiros mantêm interesse por graduação no exterior

Pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (BELTA), divulgada em novembro de 2021, feita pela primeira vez em toda a América Latina, mostrou que 82% dos alunos mantiveram o interesse em estudar no exterior em breve, e entre os brasileiros, 47,9% consideraram estudar fora do país em 2022. No ranking de destinos de interesse dos brasileiros, os três primeiros são Canadá (80,3%), Estados Unidos (70,7%) e Reino Unido (69,9%). Entre os cursos mais procurados, idioma (24,4%), graduação (8,4%), curso profissional, certificado ou diploma (4,8%), pós-graduação – MBA ou Master (4,5%) e pós-graduação stricto sensu – mestrado ou doutorado (4,2%).

A internacionalização da educação superior pode abrir uma série de oportunidades ao futuro profissional que vivencia uma experiência enriquecedora frente a novas culturas, melhora sua proficiência no idioma estrangeiro e desenvolve outras habilidades, como empatia e resiliência. Os programas de internacionalização das instituições de ensino superior são lançados por meio de editais e permitem permanecer no destino de seis meses a um ano, dependendo do formato, conforme explica o coordenador do programa de Pesquisa e Extensão da Estácio, José Osório do Nascimento Neto:

“Em virtude do convênio firmado entre a Estácio e as instituições estrangeiras, o aluno fica isento de mensalidade na instituição parceira, mas deve arcar com visto, passagem, hospedagem, conforme consta nos editais. O ideal é que os interessados fiquem atentos a cada divulgação de edital e identifiquem as opções que mais fazem sentido para o seu ramo de atuação. Para participar do processo seletivo dos programas da Estácio, os alunos devem ter feito de 20% a 80% de seus atuais cursos e precisam apresentar uma boa performance acadêmica, com média acima de oito pontos. Também é possível validar as disciplinas cursadas ou aproveitar como horas AAC (Atividade Acadêmica Complementar), dependendo da similaridade com nosso currículo”.

Segundo Neto, a mobilidade acadêmica e o intercâmbio entre corpo discente, docente e administrativo estimulam as relações internacionais, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico, científico, tecnológico, cultural e pessoal de todos os envolvidos. “No Brasil era comum essa experiência durante o Mestrado e Doutorado, que são voltados para o âmbito da pesquisa. No entanto, essa realidade começa na graduação. A internacionalização nessa fase prepara o aluno para aplicar seus conhecimentos em diferentes contextos de ordem global, regional e social. O aluno passa a ter outra visão de mundo”, acredita o coordenador.

Neste semestre, os alunos da Estácio, Luisa Carestiato de Carvalho Branco (graduanda em Direito) e Fernando de Alvarenga Barbosa (doutorando em Direito e docente da instituição), vão estudar até dezembro na Universidade de los Andes, no Chile, considerada uma das melhores da América Latina.

“Estou realmente animada. Acredito que todas as trocas de cultura e de conhecimento serão válidas para a minha formação como pessoa e como profissional. Além disso, conhecer o Chile já vai ser incrível por si só! Minhas expectativas para esse intercâmbio são as melhores”, descreve Luisa. “O intercâmbio é a ‘prática’ da teoria universitária no mundo real, onde culturas, Estados e pessoas se encontram, se confundem e percebem que ‘todos são humanos’. Não há motivação maior…”, relata Fernando.

Para a Estácio, a internacionalização da educação é fundamental para preparar toda a comunidade acadêmica para atividades empreendedoras em um mundo cada vez mais globalizado e integrado. Esta ação afirma a intenção da instituição em melhorar a qualidade de ensino, assim como garantir a pesquisa e inovação como bases para as diretrizes educacionais.

Além de contribuir para o enriquecimento da pesquisa acadêmica, a internacionalização gera respostas mais efetivas às novas demandas provenientes de uma sociedade mais interdependente. Respostas essas que impactarão na maneira que ensinamos, pesquisamos e desenvolvemos metodologias de ensino. De modo a reafirmar o seu compromisso, a instituição continua empreendendo esforços para ampliar parcerias e convênios com instituições em diferentes países. Atualmente a Estácio possui 17 convênios vigentes em 11 países, além de eventos de internacionalização realizados nas unidades e experiências internacionais presenciais e remotas, de acordo com alguns convênios.

População busca alternativa no financiamento imobiliário para moradia

 

No domingo (21) foi comemorado o Dia Nacional da Habitação, um direito básico, assegurado pela Constituiçãode 1988. Embora essa seja uma data de celebração, o estado de Pernambuco não tem muito o que comemorar, visto que, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) junto à Ecconit Consultoria Econômica, existe um déficit habitacional de 326.844 unidades em todo o estado.

No Recife, o estudo do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PHLIS) de 2018, identificou um déficit de 71.160 moradias. Já em Caruaru, o último levantamento da Prefeitura, feito em 2014, apontou que o déficit habitacional da Cidade é de 8 mil imóveis, podendo esse número ter aumentado ou diminuído. Leonardo Queiroz, gerente geral de Vendas e Incorporação da Viana & Moura, explica que, com a falta de moradia, a população acaba se instalando em locais que não oferecem estrutura básica. “Se não existe acesso à moradia digna, as pessoas vão morar na rua ou vão se alojar com outras, que é o que chamamos de coabitação. No primeiro caso, esse grupo perde diversos direitos, como o saneamento básico, e acaba sofrendo com propagação de doenças, insalubridade e outros problemas. No segundo caso, devido à quantidade de pessoas em uma casa, a qualidade de vida cai, o ensino básico, a alimentação e as condições de saúde são prejudicadas”, explica.

O déficit pode ser causado por vários fatores, como o crescimento desordenado. Em muitos casos, as cidades não estão preparadas para o desenvolvimento urbano ou não possuem estruturas sólidas para picos climáticos, por exemplo. Sendo assim, muitos moradores perdem os imóveis por falta de estrutura durante enchentes e fortes chuvas. Outro fator destacado por Leonardo Queiroz é o ônus excessivo com aluguel. “Uma família que tem como renda apenas um salário mínimo e mora de aluguel precisa pagar metade do que recebe só em aluguel. O valor que sobra não consegue atender às necessidades da família, o que precariza a alimentação, a educação e as necessidades básicas”, afirma.

Por conta disso, os governos federal e estadual têm buscado alternativas que diminuam o déficit habitacional, através do financiamento imobiliário. Mais do que ser uma solução, para Leonardo Queiroz, o financiamento precisa viabilizar a compra, ou seja, facilitar. “O financiamento é uma alternativa para aquelas pessoas que não tem como comprar o imóvel à vista. Ele viabiliza a construção de novas unidades habitacionais, facilitando a compra da casa própria, que entrega estrutura, conforto, segurança e supre necessidades básicas, mas, para isso é preciso que esse processo seja descomplicado para que cada vez mais pessoas tenham acesso”, finaliza.

 

Desembargador do TRT participa de sessão direto de sala de aula

 

Alunos de Direito do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) terão uma aula prática diferente em Estágio Supervisionado IV. Nesta terça (23), acompanharão direto da sala de aula a transmissão comentada de uma sessão especial da 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região. Durante a sessão, que deve ter duração de uma hora e meia, os desembargadores apreciarão recursos envolvendo quatro processos trabalhistas, em sessão telepresencial aberta, sem segredo de justiça.

A transmissão via projetor ocorrerá às 11h, na sede da instituição de ensino, na Imbiribeira, e terá a participação ao vivo e direto da sala de aula de um dos integrantes da 1a turma do TRT, o desembargador e professor da UNIT-PE, Sergio Torres Teixeira. Ele fará considerações expositivas aos alunos durante o desenvolvimento das atividades da sessão.

“Participarei de modo telepresencial, de dentro da sala de aula e, nos intervalos, explicarei aos alunos cada detalhe do julgamento”, disse Sérgio. Ele decidiu participar diretamente do centro universitário para apresentar essa vivência aos alunos da disciplina de Prática Trabalhista, que conhecerão de perto como ocorre a sustentação oral pelos advogados e os debates na votação dos desembargadores, durante o julgamento dos casos. Será uma oportunidade especial para ver a atividade jurisdicional em pleno exercício.

Redação com veículos e assessoria- Fotos-Divulgação

E-mail:redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar