Notícias

50 Over 50 Global: Lista da Forbes Inclui 3 Brasileiras Que Mostram a Força da Maturidade

Ana Cabral, Fernanda Torres e Maria da Penha integram a primeira lista global da Forbes que celebra mulheres acima de 50 anos, ao lado de líderes de mais de 30 países

As mulheres que integram a primeira edição da lista da Forbes 50 Over 50 Global atuam em 32 países e territórios e estão transformando setores que vão desde a cibersegurança até a ciência. Ao liderar empresas gigantes, conquistar espaços de poder, desenvolver negócios inovadores, fundar empresas de capital de risco ou organização sem fins lucrativos, elas estão gerando riqueza, criando empregos e demonstrando que a idade não é uma barreira para deixar um impacto significativo e duradouro no mundo.

Entre as 50 lideranças acima dos 50 anos, que se destacam em diferentes indústrias e ao redor do mundo, estão três brasileiras. Fernanda Torres, que conquistou o inédito Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”, e acaba de ser indicada ao Oscar; Ana Cabral, CEO de uma das maiores empresas de mineração de lítio do mundo, a Sigma Lithium; e Maria da Penha, que dá nome a uma lei que protege vítimas de violência doméstica, resultado de sua luta de quase 20 anos por justiça.

Fernanda Torres
59 | Atriz e Escritora | Brasil
Fernanda Pinheiro Monteiro Torres tornou-se a primeira brasileira a ganhar o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme Dramático, em janeiro de 2025, por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”. Curiosamente, a primeira brasileira indicada ao prêmio foi sua mãe, Fernanda Montenegro. A carreira de Torres começou aos 13 anos, e, mais de quatro décadas depois, ela acumula inúmeros prêmios no cinema e no teatro. Em 2025, foi indicada ao Oscar pelo mesmo longa, que também concorre como melhor filme internacional e melhor filme. Além de atuar, Torres também escreve: seu primeiro romance, “Fim”, publicado em 2013, vendeu mais de 200 mil cópias, foi traduzido para sete idiomas e adaptado para a TV.

Ana Cabral
52 | CEO, Sigma Lithium | Brasil
A brasileira Ana Cabral lidera uma das maiores empresas de mineração de lítio do mundo, a Sigma Lithium. Ela assumiu o cargo em 2016, quatro anos após a empresa abrir capital no Brasil. Sob sua liderança, a companhia avançou na produção de lítio sem produtos químicos perigosos e realizou sua listagem na Nasdaq em 2021. Ana também é cofundadora e sócia-gerente da A10 Investimentos, a firma de private equity que detém cerca de 44% das ações da Sigma. No início de sua carreira, trabalhou no Goldman Sachs supervisionando mercados de capitais na América Latina.

Maria da Penha
79 | Ativista | Brasil
Maria da Penha utiliza cadeira de rodas desde 1983, após sobreviver a uma tentativa de feminicídio. O agressor, então seu marido, foi condenado duas vezes no Brasil, mas apelos legais o libertaram. Em 2006, aos 61 anos, a “Lei Maria da Penha” (Lei Federal 11.340) foi sancionada, fruto de sua luta de quase 20 anos por justiça, estabelecendo punições mais severas para violência doméstica contra mulheres no Brasil.

Redação com texto compartilhado da Forbes Mulher Fotos: reprodução/ 1-Getty images/2-Cláudio Belli/3-José Cruz-Agência Brasil

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *